Os inimigos dos aztecas construíram uma cidade com tantos edifícios como Manhattan

(dr) Chris Fisher

Imagem da cidade de Angamuco, tal como exposta pela técnica Lidar

Uma equipa de cientistas realizou uma análise minuciosa de uma antiga cidade, no oeste do México, construída por um povo inimigo dos aztecas: os purepechas.

A cidade recebeu o nome de Angamuco e, de acordo com o que os investigadores puderam apurar, cerca de 40 mil edifícios foram abandonadas pela população, a civilização Purepecha, depois de esta ter ficado coberta de lava.

De acordo com Christopher Fisher, professor de Antropologia da Universidade do Colorado, nos EUA, acredita-se que mais de 100 mil pessoas vivessem na cidade entre os anos de 1000 e 1350.

Angamuco, explicam os autores da pesquisa, tinha uma organização invulgar, com monumentos e pirâmides concentrados em oito zonas na periferia da cidade, em vez de estarem localizados, como é tradicional, numa praça central.

Segundo o The Guardian, a cidade foi descoberta com recurso a um laser Lidar, técnica inovadora que aplica múltiplos impulsos laser à superfície a partir de um avião, para conhecer a profundidade da terra.

Christopher Fisher realça que “é incrível” que “a maior cidade” conhecida até agora deste período estivesse escondida no coração do México há tanto tempo. A cidade já tinha sido descoberta em 2007, mas nesse período os cientistas utilizaram um método tradicional, que lhes levou mais de uma década para mapear toda a área da cidade perdida.

“Os métodos tradicionais de pesquisas arqueológicas no campo levariam 20 anos para recolher tantos dados quantos os que dois dias de trabalho com esta tecnologia permite”, acrescentou o professor universitário.

Esta técnica de mapeamento com impulsos laser permitiu também recentemente a descoberta de uma enorme metrópole maia na Guatemala, que sugere que a civilização maia tinha milhões de habitantes a mais do que se pensava.

ZAP // Sputnik News / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Itália tem até terça-feira para formar novo Governo

O Presidente de Itália disse esta quinta-feira, após consultas com os partidos, que há uma maioria parlamentar disposta a formar um novo Governo, pelo que vai permitir estas negociações e convocará novamente os partidos na …

Câmara de Cascais paga multa de 200 mil euros por construção ilegal na praia

A Câmara Municipal de Cascais foi condenada a pagar 200 mil euros pela construção ilegal de um acesso em betão à praia do Abano. A construção que data a 17 de junho de 2009 foi conduzida …

Ocean Viking vai desembarcar em Malta. Reservas de mantimentos estão a chegar ao fim

As reservas de mantimentos para os 356 ocupantes do navio Ocean Viking só são suficientes para quatro dias, alertou esta sexta-feira a organização Médicos Sem Fronteiras frisando que o navio está há 19 dias no …

"Não se cumpre a lei". Veterinários acusam autoridades de não recolherem animais abandonados

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, acusou ontem as autoridades de não estarem a cumprir a lei que obriga a recolher os animais abandonados. Em setembro de 2018, passou a ser aplicada no …

"A Leonor é transexual. Ela existe. É a minha filha." Pais ao lado do Governo e contra a direita

A polémica em torno da Lei de Identidade de Género continua, com as críticas da Direita e com uma petição contra a legislação que já vai em mais de 27 mil assinaturas. Associações de pais …

Médicos de fertilidade usaram o seu próprio esperma em centenas de pacientes

Uma longa reportagem do The New York Times dá conta de vários casos de mulheres que recorreram a médicos especialistas em fertilidade à procura de esperma anónimo e acabaram por receber o esperma do próprio …

Nenhum rohingya se apresentou para sair do Bangladesh e regressar a Myanmar

O Comissário para os Refugiados, Assistência e Repatriamento do Bangladesh, Abul Kalam, disse na quinta-feira que nenhum rohingya se apresentou para regressar a Myanmar (antiga Birmânia) numa segunda tentativa de repatriamento da etnia muçulmana. Numa conferência …

No ano letivo passado, houve nove denúncias de praxes abusivas

A linha de denúncias de praxes abusivas e violentas recebeu no passado ano letivo nove queixas relativas a agressões entre alunos que aconteceram, na sua maioria, em instituições de Ensino Superior do norte do país. A …

Motorista de autocarro apanhado a ver filme enquanto conduz 30 passageiros para Lisboa

As imagens de um motorista de autocarro que foi gravado a ver um filme, enquanto estará a conduzir o veículo com 30 passageiros, de Coimbra até Lisboa, estão a gerar burburinho e preocupações de segurança …

Alexei Navalny libertado da prisão

O principal opositor do Kremlin foi libertado da prisão, esta sexta-feira, depois de cumprir uma pena de 30 dias por apelos à participação num grande movimento de protestos que tem agitado Moscovo. Alexei Navalny saiu da …