Os inimigos dos aztecas construíram uma cidade com tantos edifícios como Manhattan

(dr) Chris Fisher

Imagem da cidade de Angamuco, tal como exposta pela técnica Lidar

Uma equipa de cientistas realizou uma análise minuciosa de uma antiga cidade, no oeste do México, construída por um povo inimigo dos aztecas: os purepechas.

A cidade recebeu o nome de Angamuco e, de acordo com o que os investigadores puderam apurar, cerca de 40 mil edifícios foram abandonadas pela população, a civilização Purepecha, depois de esta ter ficado coberta de lava.

De acordo com Christopher Fisher, professor de Antropologia da Universidade do Colorado, nos EUA, acredita-se que mais de 100 mil pessoas vivessem na cidade entre os anos de 1000 e 1350.

Angamuco, explicam os autores da pesquisa, tinha uma organização invulgar, com monumentos e pirâmides concentrados em oito zonas na periferia da cidade, em vez de estarem localizados, como é tradicional, numa praça central.

Segundo o The Guardian, a cidade foi descoberta com recurso a um laser Lidar, técnica inovadora que aplica múltiplos impulsos laser à superfície a partir de um avião, para conhecer a profundidade da terra.

Christopher Fisher realça que “é incrível” que “a maior cidade” conhecida até agora deste período estivesse escondida no coração do México há tanto tempo. A cidade já tinha sido descoberta em 2007, mas nesse período os cientistas utilizaram um método tradicional, que lhes levou mais de uma década para mapear toda a área da cidade perdida.

“Os métodos tradicionais de pesquisas arqueológicas no campo levariam 20 anos para recolher tantos dados quantos os que dois dias de trabalho com esta tecnologia permite”, acrescentou o professor universitário.

Esta técnica de mapeamento com impulsos laser permitiu também recentemente a descoberta de uma enorme metrópole maia na Guatemala, que sugere que a civilização maia tinha milhões de habitantes a mais do que se pensava.

ZAP // Sputnik News / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo avança com incentivos à natalidade. Baixas para assistência a filho vão ser pagas a 100%

O Governo vai avançar com novos incentivos à natalidade. Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, avança que as baixas para assistência aos filhos passarão a ser pagas a 100%. Em entrevista ao …

OE2020. Afinal, o risco de incumprimento é "bastante baixo"

O presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças de Portugal mostrou-se esta segunda-feira despreocupado com os alertas da Comissão Europeia, afirmando que, enquanto responsável pela elaboração do Orçamento de Estado para 2020, não conta ter …

Claques do Sporting vão passar a estar numa caixa de segurança no Estádio de Alvalade

A partir da próxima época, o Sporting vai colocar todas as suas claques na arquibancada do Estádio de Alvalade e no interior de caixas de segurança. As claques serão assim "despromovidas" do primeiro anel do …

Rui Tavares sentiu "vergonha alheia" durante discurso de Joacine no Congresso do Livre

O fundador do Livre, Rui Tavares, disse ter sentido “a vergonha alheia dos outros” durante o discurso de Joacine Katar Moreira no congresso do fim de semana. Em entrevista ao Diário de Notícias, o fundador do …

Dono de poço onde Julen morreu condenado a um ano de prisão

O juiz do Tribunal de Instrução n.º 9 de Málaga aceitou o acordo alcançado entre os pais de Julen Roselló, o menino de dois anos que morreu depois de cair num poço, e o dono …

Caio Lucas fez escala de seis meses na Luz e deverá regressar aos Emirados

Após pouco mais de meia época no Benfica, Caio Lucas deverá agora ser emprestado ao Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos. A cedência do brasileiro vai render 1,5 milhões de euros ao Benfica. Caio Lucas chegou ao …

PGR de Angola admite emitir mandado de captura de Isabel dos Santos

No seguimento das revelações do Luanda Leaks, o procurador-geral de Angola, Hélder Pitta Grós, admite emitir um mandado de captura de Isabel dos Santos. A empresária fala de uma campanha "puramente política". O procurador-geral de Angola …

Wolves quer juntar Nélson Oliveira à armada portuguesa

O Wolves está em negociações com o AEK para a contratação do internacional português Nélson Oliveira. O jogador tem estado em destaque ao serviço do emblema helénico. O Wolverhampton está interessado na contratação do ponta-de-lança português …

Cientistas desvendaram alguns dos segredos do icónico "Ídolo de Pachacamac"

Investigadores revelaram novos detalhes sobre o Ídolo de Pachacamac, uma estátua icónica da arqueologia antiga peruana. O Ídolo de Pachacamac é uma estátua de madeira que se acredita representar um dos principais deuses da cultura Inca. …

Novas tabelas de IRS para 2020. Salários até 659 euros isentos de retenção na fonte

As novas tabelas de retenção na fonte a aplicar aos salários em 2020 foram publicadas esta terça-feira em Diário da República. Houve uma atualização das tabelas em 0,3%, mas o Governo desceu o montante da …