Revelada a identidade da escritora que Marcelo recomendou a Passos e Costa

(d.r.) NYRB

A tradutora Anita Raja

A tradutora Anita Raja

Um jornalista italiano alega que a escritora Elena Ferrante, um dos mais recentes fenómenos da literatura contemporânea, é, na realidade, a tradutora italiana Anita Raja, de 63 anos. Elena Ferrante é a autora-mistério da tetralogia recomendada por Marcelo Rebelo de Sousa para melhorar o “enriquecimento cultural” da classe política.

Claudio Gatti, repórter do Il Sole 24 Ore, passou vários meses a investigar declarações de impostos e registos de pagamentos e tirou conclusões através da comparação da evolução dos rendimentos da Edizioni e/o, editora de Ferrante com a qual Anita Raja colabora, com os da família da tradutora ao longo dos últimos anos.

“Meses depois de uma longa investigação é possível construir um caso sólido sobre a verdadeira identidade de Ferrante. Longe de ser a filha de uma costureira de Nápoles descrita em Escombros, as novas revelações do seu património e registos financeiros apontam para Anita Raja, uma tradutora que vive em Roma, cuja mãe, nascida na Alemanha, fugiu ao Holocausto e mais tarde casou com um magistrado napolitano”, lê-se na edição de domingo da New York Review of Books.

De acordo com o porta-voz da editora, Anita Raja é uma tradutora em regime de freelancer e não é uma empregada da casa. No entanto, segundo descobriu o jornalista, os pagamentos que a editora lhe tem feito aumentaram “dramaticamente” nos últimos anos.

A revelação está a provocar uma grande polémica, já que desde a publicação, em 1992, do seu primeiro livro, Elena Ferrante faz questão de se manter anónima.

A autora da tetralogia que inicia com “A Amiga Genial” nunca fez aparições públicas e as suas raras entrevistas são sempre por e-mail, mediadas pelos seus representantes. No meio literário questiona-se até se se trata de uma mulher, ou de uma única pessoa.

Sandro Ferri, o editor da escritora e um dos poucos a conhecer a sua identidade, afirmou-se chocado com a tentativa de identificar alguém que escolheu viver no anonimato e que tem como único compromisso a literatura. “Achamos que este tipo de jornalismo é repugnante”, disse ao jornal britânico The Guardian.

“Pesquisar na carteira de um autor que decidiu não ser ‘público'”, diz o conhecido editor de Ferrante, que não desmentiu a notícia sobre a identidade da escritora.

O artigo, no entanto, sustenta-se no argumento de que os leitores têm o direito de saber quem é Ferrante.

Em 2014 e 2015, Elena Ferrante tornou-se um sucesso comercial em todo o mundo – incluindo em Portugal – com a tradução da tetralogia que começa com “A Amiga Genial”. Além deste livro, a conhecida saga de Ferrante é composta por “História do Novo Nome”, “História de Quem Vai e de Quem Fica” e “História da Menina Perdida”, todos publicados em Portugal pela Relógio D’Água.

No início de setembro, aproveitando a visita à Feira do Livro no Porto, o Presidente da República recomendou a leitura da tetralogia de Elena Ferrante quer ao primeiro-ministro, António Costa, como ao líder da oposição, Pedro Passos Coelho.

Marcelo Rebelo de Sousa, que afirmou estar a ler o terceiro volume da obra, explicou que este tipo de leitura poderia melhorar o “enriquecimento cultural” da classe política.

“Primeiro, porque não tem que ver diretamente com a política. Depois, porque dá um retrato da evolução de uma relação entre duas amigas, mas no fundo de uma geração ao longo de décadas. Faz a história da Itália do pós-guerra até ao presente e eu penso que os políticos ganham em não lerem só política”, explicou.

AF, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …