Presidenciais partiram o PS ao meio. Costa quer congresso em julho e em “modo covid”

António Cotrim / Lusa

No domingo passado, num artigo de opinião, publicado no jornal Público, Pedro Nuno Santos apontou o dedo a António Costa pela posição oficial assumida nas eleições presidenciais. “Revejo-me no artigo”, disse agora Duarte Cordeiro.

De acordo com o jornal Público, Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, não quis fazer grandes comentários, dizendo apenas “revejo-me no artigo”.

Segundo o jornal, o socialista apoia tese de recusa liminar de um PS “centrista” tal como foi defendida por Pedro Nuno Santos. Duarte Cordeiro assinou com o ministro das Infraestruturas a moção setorial ao último congresso do PS que levou Costa a dizer “aviso já que não meti os papéis para a reforma”.

No artigo de opinião, Pedro Nuno Santos afirma que a ausência do PS do combate das Presidenciais acabou a favorecer a “afirmação do candidato da extrema-direita” – André Ventura.

Alguns setores do partido consideram que este foi um “mau timing”, com prejuízo da unidade do Governo, que está a viver os piores momentos da gestão da pandemia de covid-19. Mesmo entre alguns apoiantes de Pedro Nuno Santos, pensa-se que a oportunidade não foi a melhor.

No Twitter, por exemplo, o autarca socialista Pedro Costa, filho de António Costa, deixou esta segunda-feira uma reflexão, sem apontar o dedo a ninguém concretamente. “Neste momento pós-eleitoral, aos democratas pede-se uma reflexão sobre os problemas que fazem crescer movimentos radicais. Não mascaremos questões políticas com pura tática, daí não tiraremos nenhum resultado útil”.

Há quem acredite que a candidatura de Ana Gomes criou um tampão à extrema-direita. Por outro lado, um dirigente socialista disse, em declarações ao Observador, que Ana Gomes “não era a alternativa” a Marcelo. “Ana Gomes escolheu fazer campanha a falar num bom PS contra um mau PS e isso é um erro”, disse sublinhando que muitos socialistas não se reveem nesse discurso.

Ao recusar o PS centrista, Pedro Nuno Santos entra em conflito com António Costa e com a ala mais centrista do PS.

Costa quer congresso em julho

No início de janeiro de 2020, o XXIII Congresso dos socialistas foi marcado para 30 e 31 de Maio, em Portimão. Entretanto, a pandemia adiou-o. Em cima da mesa está a possibilidade de se realizar depois da primavera numa fórmula mais minimal.

Segundo a Renascença, para a direção do PS, o ideal é que se realize “o mais longe possível deste planalto covid e o mais antes possível das autárquicas”.

O Observador avança que, na sexta-feira passada, a direção socialista reuniu-se e decidiu que vai propor à Comissão Nacional do partido que o congresso se realize só em julho e “em modo Covid”.

Costa prepara-se para separar no tempo o momento de reflexão do partido das eleições presidenciais onde o PS não apoiou nenhum candidato, o que tem suscitado discussão interna. O partido não vai ter a habitual reunião interna na comissão política nacional, que costuma analisar resultados eleitorais.

Sobre a possibilidade de o assunto suscitar afirmações públicas de dirigentes, um dirigente do partido considerou, em declarações ao Observador, que não produz grandes fraturas internas nesta fase. “São mais as nozes do que as vozes”, comentou

Resta saber se Pedro Nuno Santos volta a apresentar uma moção setorial ao Congresso e a protagonizar uma linha política diferente daquela que é seguida por Costa.

Em janeiro, Ana Gomes prometeu encorajar Pedro Nuno Santos a avançar para a liderança do PS. “Penso que esse debate com um membro deste Governo que tem visão e ambição para Portugal pode ser extremamente interessante e precursora da minha atuação na Presidência da República”, disse, na altura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …

Ramalho Eanes defende que Otelo "tem direito a lugar de proeminência" na História

O ex-presidente da República Ramalho Eanes defendeu esta segunda-feira que Otelo Saraiva de Carvalho, falecido no domingo, tem direito a um "lugar de proeminência histórica", apesar "da autoria" do que considerou "desvios políticos perversos, de …

Hidilyn Diaz dá primeira medalha de ouro de sempre às Filipinas

A filipina Hidilyn Diaz deu esta segunda-feira a primeira medalha de ouro de sempre ao seu país em Jogos Olímpicos, ao conquistar a categoria de -55 kg de halterofilismo em Tóquio2020. Depois de ter sido segunda …

Londres e Paris assinam acordo de segurança marítima para o Canal da Mancha

Os governos britânico e francês assinaram esta segunda-feira um tratado de cooperação em segurança marítima em caso de ameaças, como ataques a navios que operam no Canal da Mancha. O Governo do Reino Unido explicou, em …

Estudantes ingleses deverão estar vacinados contra a covid-19 para assistir a aulas nas universidades

Governo britânico estará a considerar a obrigatoriedade de apresentação de certificado de vacinação contra a covid-19 nas salas de aula, auditórios e residências das universidades, não estando previstas na medida alternativas como um teste negativo …

Mali. Morreu o homem suspeito de tentar matar Presidente interino

O governo do Mali anunciou a morte do homem acusado de tentativa de homicídio do Presidente de transição do Mali, coronel Assimi Goita, sob detenção dos serviços de segurança malianos. "Durante as investigações, o estado …