Presidenciais partiram o PS ao meio. Costa quer congresso em julho e em “modo covid”

António Cotrim / Lusa

No domingo passado, num artigo de opinião, publicado no jornal Público, Pedro Nuno Santos apontou o dedo a António Costa pela posição oficial assumida nas eleições presidenciais. “Revejo-me no artigo”, disse agora Duarte Cordeiro.

De acordo com o jornal Público, Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, não quis fazer grandes comentários, dizendo apenas “revejo-me no artigo”.

Segundo o jornal, o socialista apoia tese de recusa liminar de um PS “centrista” tal como foi defendida por Pedro Nuno Santos. Duarte Cordeiro assinou com o ministro das Infraestruturas a moção setorial ao último congresso do PS que levou Costa a dizer “aviso já que não meti os papéis para a reforma”.

No artigo de opinião, Pedro Nuno Santos afirma que a ausência do PS do combate das Presidenciais acabou a favorecer a “afirmação do candidato da extrema-direita” – André Ventura.

Alguns setores do partido consideram que este foi um “mau timing”, com prejuízo da unidade do Governo, que está a viver os piores momentos da gestão da pandemia de covid-19. Mesmo entre alguns apoiantes de Pedro Nuno Santos, pensa-se que a oportunidade não foi a melhor.

No Twitter, por exemplo, o autarca socialista Pedro Costa, filho de António Costa, deixou esta segunda-feira uma reflexão, sem apontar o dedo a ninguém concretamente. “Neste momento pós-eleitoral, aos democratas pede-se uma reflexão sobre os problemas que fazem crescer movimentos radicais. Não mascaremos questões políticas com pura tática, daí não tiraremos nenhum resultado útil”.

Há quem acredite que a candidatura de Ana Gomes criou um tampão à extrema-direita. Por outro lado, um dirigente socialista disse, em declarações ao Observador, que Ana Gomes “não era a alternativa” a Marcelo. “Ana Gomes escolheu fazer campanha a falar num bom PS contra um mau PS e isso é um erro”, disse sublinhando que muitos socialistas não se reveem nesse discurso.

Ao recusar o PS centrista, Pedro Nuno Santos entra em conflito com António Costa e com a ala mais centrista do PS.

Costa quer congresso em julho

No início de janeiro de 2020, o XXIII Congresso dos socialistas foi marcado para 30 e 31 de Maio, em Portimão. Entretanto, a pandemia adiou-o. Em cima da mesa está a possibilidade de se realizar depois da primavera numa fórmula mais minimal.

Segundo a Renascença, para a direção do PS, o ideal é que se realize “o mais longe possível deste planalto covid e o mais antes possível das autárquicas”.

O Observador avança que, na sexta-feira passada, a direção socialista reuniu-se e decidiu que vai propor à Comissão Nacional do partido que o congresso se realize só em julho e “em modo Covid”.

Costa prepara-se para separar no tempo o momento de reflexão do partido das eleições presidenciais onde o PS não apoiou nenhum candidato, o que tem suscitado discussão interna. O partido não vai ter a habitual reunião interna na comissão política nacional, que costuma analisar resultados eleitorais.

Sobre a possibilidade de o assunto suscitar afirmações públicas de dirigentes, um dirigente do partido considerou, em declarações ao Observador, que não produz grandes fraturas internas nesta fase. “São mais as nozes do que as vozes”, comentou

Resta saber se Pedro Nuno Santos volta a apresentar uma moção setorial ao Congresso e a protagonizar uma linha política diferente daquela que é seguida por Costa.

Em janeiro, Ana Gomes prometeu encorajar Pedro Nuno Santos a avançar para a liderança do PS. “Penso que esse debate com um membro deste Governo que tem visão e ambição para Portugal pode ser extremamente interessante e precursora da minha atuação na Presidência da República”, disse, na altura.

Maria Campos ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

União Europeia não vai renovar contrato com AstraZeneca e Johnson & Johnson

A União Europeia não vai renovar os contratos da vacina contra a covid-19 com empresas como Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano. A notícia da decisão de não renovação dos contratos da vacina contra …

Entre um Porto "dominante" e "ineficaz", a bicicleta de Taremi foi um "inútil golo de bandeira"

A imprensa internacional realça a boa prestação do FC Porto e o golo de bandeira de Taremi, que acabou por revelar-se insuficiente para dar continuidade às aspirações portistas. O FC Porto está fora da Liga dos …

Eventual criação do indicador "incidência vizinha" pode influenciar planos do Governo

Esta terça-feira, na reunião no Infarmed, o matemático Óscar Felgueiras defendeu a criação de um novo indicador, "incidência vizinha", que teria como vantagens sinalizar risco associado à proximidade de zonas mais críticas e evitar a …

Relatório secreto de Costa Pinto defende que Banco de Portugal podia ter feito mais no BES

O "Relatório Costa Pinto" argumenta que o Banco de Portugal tinha conhecimento dos problemas do BES e tinha poderes para fazer mais, melhor e mais cedo. O "Relatório Costa Pinto" tem vindo a ser negado ao …

Lopetegui viu Corona em Sevilha e pode avançar com proposta

Julen Lopetegui, treinador do Sevilha, está atento a Tecatito Corona. O extremo portista mostrou-se em bom plano frente ao Chelsea. O antigo treinador dos 'dragões' Julen Lopetegui, atualmente no comando técnico do Sevilha, esteve esta terça-feira …

Especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …

Oposição quer redução de portagens. Governo responde com cortes ou aumento de impostos

O Governo disse hoje que a redução de portagens nas ex-SCUT "é legal e constitucional", defendendo que a Assembleia da República deve ajudar a encontrar a compensação para encargos de até 149 milhões de euros …

Bispo do século XVII foi enterrado com um feto. Cientistas já sabem porquê

Cientistas já sabem porque é que foi encontrado o cadáver de um feto junto dos restos mortais de um antigo bispo de Lund, na Suécia. Peder Pedersen Winstrup foi um bispo de Lund, cidade na atual …

Detenção da autarca de Vila Real de Santo António surpreende PSD. Deputado do PS suspeito no negócio

Esta terça-feira, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo.  Fonte da direção do PSD disse, …

Atraso com vacina da Johnson não altera metas do plano de vacinação

O anúncio desta terça-feira do atraso da distribuição da vacina da Johnson & Johnson na Europa não vai afetar o plano de vacinação em Portugal, garantiu a task force. Mais um contratempo para o processo de …