/

Reunião do Eurogrupo interrompida, Tsipras negoceia com credores

Julien Warnand / EPA

Yanis Varoufakis durante a reunião do Eurogrupo

Yanis Varoufakis durante a reunião do Eurogrupo

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, vai voltar a reunir-se com os credores esta noite, pelas 23:00h, depois de a reunião do Eurogrupo sobre a Grécia ter sido suspenso após pouco mais de uma hora de reunião.

Nesta reunião vão estar presentes os representantes dos credores, que já estiveram reunidos durante a tarde com Alexis Tsipras: o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, e o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi.

O encontro entre o chefe do Governo da Grécia e os representantes dos credores oficiais acontece depois de o Eurogrupo ter sido suspenso sem acordo quanto às medidas a executar por Atenas para desbloquear o impasse que se vive há meses e após apenas pouco mais de uma hora de reunião.

À entrada para o encontro, vários ministros das Finanças já tinham baixado as expectativas e afirmado que ainda havia muitas questões para discutir, sobretudo técnicas de implementação das medidas.

Nos últimos dias têm-se sucedido as reuniões – a nível técnico, de ministros das Finanças e mesmo de líderes da zona euro reunidos numa cimeira de emergência – com o objetivo de pôr fim ao impasse quanto às medidas a executar por Atenas que permitam fechar o atual programa de resgate.

O objectivo é desbloquear a última tranche de ajuda financeira, de 7,2 mil milhões de euros – essencial para as autoridades gregas conseguirem honrar atempadamente os seus compromissos.

A Grécia tem, a 30 de junho, de pagar 1,6 mil milhões de euros ao FMI e sem um acordo não terá dinheiro para cumprir esse compromisso.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.