“Resultados de Centeno são bons, mas o caminho para lá chegar não”

António Cotrim / Lusa

Assunção Cristas

Assunção Cristas, líder do CDS, admitiu em entrevista ao Jornal de Negócios que os resultados do ministro das Finanças, Mário Centeno, são bons, mas a forma como foram alcançados não.

Se a ex-professora universitária tivesse de avaliar a política de finanças públicas de Mário Centeno, a nota seria negativa. “Os resultados são bons, mas o caminho para lá chegar não é bom. E isso faz toda a diferença. Não basta ter resultados”, disse Assunção Cristas, esta segunda-feira, em entrevista ao Jornal de Negócios.

O caminho percorrido pelo atual ministro das Finanças foi mau porque, segundo a líder centrista, “assenta na maior carga fiscal de sempre de uma forma ínvia e porque assenta em orçamentos que prometiam uma coisa e que, na prática, levaram a um garrote financeiro brutal nos serviços públicos, o que depois se traduziu em maiores custos”.

Na mesma entrevista, Cristas defendeu uma avaliação dos serviços públicos, isto é, não só dos funcionários mas também dos próprios serviços. Para a líder do CDS, esta avaliação deveria ser feita pelos utentes e “não só”. “Uma avaliação externa aos próprios serviços da AP. É essencial, é indutor de transformações e ajuda os serviços a progredirem.”

Além disso, defendeu ainda a necessidade de introduzir a lógica do mérito no setor público. “O mérito tem de contar. Uma das formas de qualificar a função pública é, por exemplo, permitir que entrem funcionários não pela base da carreira, mas a meio da carreira para funções superiores e dirigentes”, explicou.

“Com melhor organização dos serviços, mais autonomia, avaliando os próprios serviços e não apenas os funcionários, teríamos melhores resultados e poderíamos melhorar também as competências”, rematou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: pouco Festival no FC Porto-Sporting

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-0-0-sporting-o-musical Está bem: Futebol Clube do Porto contra Sporting Clube de Portugal. Segundo classificado recebe o líder. Jogo que pode praticamente definir o novo campeão nacional de futebol. O encontro é naquele estádio junto ao centro …

Índia e Paquistão comprometem-se a respeitar cessar-fogo em Caxemira

Na quinta-feira, o Paquistão e a Índia alcançaram um acordo para fazer cumprir o cessar-fogo na região de Caxemira, reivindicada pelos dois países. A fronteira entre ambos é palco frequente de ataques que deixam soldados …

Governo quer rever norma da dádiva de sangue que exclui homossexuais

O Governo determinou, esta segunda-feira, a constituição de um grupo de trabalho para rever a norma que exclui dadores "por comportamento sexual". De acordo com o SAPO24, o Ministério da Saúde determinou a constituição de um …

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …