“Resultados de Centeno são bons, mas o caminho para lá chegar não”

António Cotrim / Lusa

Assunção Cristas

Assunção Cristas, líder do CDS, admitiu em entrevista ao Jornal de Negócios que os resultados do ministro das Finanças, Mário Centeno, são bons, mas a forma como foram alcançados não.

Se a ex-professora universitária tivesse de avaliar a política de finanças públicas de Mário Centeno, a nota seria negativa. “Os resultados são bons, mas o caminho para lá chegar não é bom. E isso faz toda a diferença. Não basta ter resultados”, disse Assunção Cristas, esta segunda-feira, em entrevista ao Jornal de Negócios.

O caminho percorrido pelo atual ministro das Finanças foi mau porque, segundo a líder centrista, “assenta na maior carga fiscal de sempre de uma forma ínvia e porque assenta em orçamentos que prometiam uma coisa e que, na prática, levaram a um garrote financeiro brutal nos serviços públicos, o que depois se traduziu em maiores custos”.

Na mesma entrevista, Cristas defendeu uma avaliação dos serviços públicos, isto é, não só dos funcionários mas também dos próprios serviços. Para a líder do CDS, esta avaliação deveria ser feita pelos utentes e “não só”. “Uma avaliação externa aos próprios serviços da AP. É essencial, é indutor de transformações e ajuda os serviços a progredirem.”

Além disso, defendeu ainda a necessidade de introduzir a lógica do mérito no setor público. “O mérito tem de contar. Uma das formas de qualificar a função pública é, por exemplo, permitir que entrem funcionários não pela base da carreira, mas a meio da carreira para funções superiores e dirigentes”, explicou.

“Com melhor organização dos serviços, mais autonomia, avaliando os próprios serviços e não apenas os funcionários, teríamos melhores resultados e poderíamos melhorar também as competências”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Não toleramos insultos": Equipa abandona jogo decisivo ao intervalo

Comentário sobre a homossexualidade de um futebolista antecipou o final de um jogo de futebol. A mesma equipa tinha protestado outro encontro devido a insulto racista. O jogo de futebol entre San Diego Loyal e Phoenix …

Cofina condenada a pagar 3 milhões de euros ao Fisco

A Cofina, que detém o Correio da Manhã, a CMTV, a Sábado e o Jornal de Negócios, vai ter de pagar três milhões de euros à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) após ter perdido o …

Desfasamento do horário vigora até 31 de março de 2021 (e pode ser prolongado)

O regime excecional que contempla o desfasamento de horários vigora até 31 de março de 2021, podendo ser prolongado, e os trabalhadores sem transportes públicos que lhe permitam cumprir o horário podem opor-se. O diploma que …

Mário Centeno vai dar aulas na Universidade Nova

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, vai dar aulas na Universidade Nova, em Campolide, Lisboa, avança o jornal Público esta quinta-feira. O antigo ministro das Finanças do Governo de António Costa vai lecionar a …

ADSE quer pagar reembolsos atrasados em menos de dois meses

A ADSE quer resolver os atrasos de largos meses que se verificam nos reembolsos das despesas que os beneficiários fazem no regime livre em menos de dois meses. De acordo com o semanário Expresso, a intenção …

Costa sugere a Marcelo condecoração da CGTP no 50.º aniversário da central sindical

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira ter sugerido ao Presidente da República a condecoração da CGTP, numa mensagem de felicitação pelos 50 anos da central sindical em que destaca a necessidade de proteger trabalho e rendimentos …

Governo vai integrar nos quadros quase 3.000 profissionais de saúde

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que permite integrar nos quadros quase três mil profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Em comunicado, o Governo explica que a conversão do vínculo laboral de 2.995 …

Quatro defensores dos direitos humanos, indígenas e ambientais recebem "Nobel Alternativo"

Duas advogadas, do Irão e da Nicarágua, um advogado dos Estados Unidos (EUA) e um ativista da Bielorrússia foram esta quinta-feira distinguidos, em Estocolmo, com o "prémio Nobel Alternativo" que pretende "impulsionar mudanças sociais urgentes …

PJ diz que há “condições” para alargar colaboração com Rui Pinto

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu a possibilidade de a colaboração com Rui Pinto poder “ir além” da abertura dos discos encriptados e apreendidos ao criador do Football Leaks, reconheceu esta quinta-feira o inspetor José Amador. "Temos …

Netanyahu avisa que confinamento em Israel pode durar um ano

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse esta quinta-feira que o confinamento no país pode prolongar-se durante meses ou mesmo "um ano" após uma reunião em que foram debatidas novas restrições contra a propagação da …