Anunciados primeiros resultados da análise a múmia “extraterrestre”

Um grupo de cientistas russos está a analisar o ADN da múmia de aspeto alienígena encontrada o ano passado na região de Nazca, no Perú.

Segundo o canal russo Mir24, uma equipa de cientistas começou a analisar o ADN da famosa múmia com aspeto extraterrestre encontrada próximo da cidade peruana de Nazca no início do ano passado.

A criatura de aspeto alienígena, com um crânio alargado e apenas três dedos em cada extremidade, foi batizada pelos investigadores de Maria.

Um grupo de geneticistas de São Petersburgo recolheu mostras de tecido da estranha criatura para descodificar o seu genoma. Maria, que foi encontrada por um camponês peruano, morreu por volta do século V, cerca de mil anos antes da descoberta da América.

O corpo mumificado, de cor branca, tem cerca de 1,68 metros de altura, tem traços alienígenas, crânio alongado e três dedos em cada mão e em cada pé. Não tem nariz, nem ouvidos. Os dados de análise preliminar mostraram que a múmia é um “ser humanoide, ou seja, também tem 23 cromossomas, como nós“.

“Agora já se está a levar a cabo uma análise detalhada para ver se a posição de todos os cromossomas, de todos os aminoácidos coincide com a nossa”, de acordo com o professor da Universidade de Investigação russa Konstantín Korotkov, citado pela RT.

De acordo com o professor, os cientistas também planeiam identificar a origem da criatura fora do comum.  A múmia apresenta uma estrutura de costelas diferente da dos humanos, o que permite aos cientistas estudar melhor a disposição dos seus órgãos internos.

“Vemos claramente os contornos da traqueia e os brônquios. Conseguimos ver também o coração e as câmaras, inclusive são visíveis os contornos das válvulas. Podemos ver com bastante clareza os contornos do diafragma, o fígado e o baço”, explicou a radiologista Natalia Zaloznaya.

Os investigadores inclusive determinaram qual era a substância que ajudou a conservar Maria até hoje. O pó branco com que a civilização desconhecida cobria os seus defuntos era cloreto de cádmio, um químico que, com o seu efeito anti-bacterial, manteve a múmia conservada até aos nossos tempos.

Agora, os geneticistas russos planeiam continuar a descodificar o genoma da misteriosa criatura em colaboração com investigadores latino-americanos. Para avançar com os seus trabalhos, os cientistas de São Petersburgo querem solicitar o envio da múmia para a cidade russa.

A primeira prova da existência de extraterrestres, ou meramente uma sofisticada burla? Estamos mais próximos de saber.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Ets somos todos, se conseguirem explicar a evolução dos humanos neste planeta, sem elos perdidos, mas não conseguem, porque devíamos ter 24 cromossomas e não 23…

RESPONDER

Ana Gomes espera "verdadeiro Portugal Leaks" com Rui Pinto a colaborar com a justiça

A antiga eurodeputada Ana Gomes considerou que “é um verdadeiro Portugal Leaks” que se pode esperar a partir de agora, depois de Rui Pinto aceitar colaborar com a justiça portuguesa. O criador do Football Leaks e …

Exames nacionais adiados. Terceiro período arranca a 14 de abril (mas à distância)

Esta quinta-feira, António Costa falou ao país para anunciar que o 3.º período irá recomeçar no dia 14 de abril, mas sem aulas presenciais. Os exames nacionais do ensino secundário foram adiados para julho e …

TAP. Estado equaciona reformas antecipadas sem penalizações

O Jornal Económico escreve esta quinta-feira que o Estado pondera avançar com reformas antecipadas sem penalizações na TAP, visando assim diminuir o impacto da pandemia de covid-19 na companhia aérea portuguesa. Apesar de a empresa ter …

Santa Maria ganha 40 camas para os cuidados intensivos

A maior unidade hospitalar do país reforçou capacidade dos Cuidados Intensivos para os doentes infetados, passando das atuais 80 camas para cerca de 120. O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade …

"Isto é criminoso". Estivadores dizem que há risco de portos pararem

"Da forma como estamos a trabalhar nos portos, corremos o risco de todo o contingente ficar parado, porque não há nenhum cuidado em termos de criar equipas rotativas", garantiu o líder sindical. O presidente do Sindicato …

Demitiu-se o diretor do serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral

Américo Martins demitiu-se esta quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização com circuitos independentes no hospital. O diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, demitiu-se esta quarta-feira …

Bancos impedidos de cobrar comissões por operações digitais. Acesso a jogos online limitados

Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada no Parlamento. O projeto de lei …

Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização. De acordo com o Público, …

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …

"Em segundo plano". OM alerta para falta de resposta para doentes prioritários não covid-19

A Ordem dos Médicos (OM) alertou esta quinta-feira para a falta de resposta aos doentes prioritários não covid-19, que diz estarem a ser relegados para segundo plano, em áreas que “não podem esperar” como a …