Os restos desta supernova parecem algodão doce (e já sabemos porquê)

Uma equipa de cientistas da NASA podem, finalmente, ter descoberto por que uma supernova famosa se assemelha a uma gigantesca bola de algodão doce.

A explosão cósmica, denominada Supernova de Tycho – assim batizada em homenagem ao astrónomo do século XVI -, não tem gerado consenso entre os astrónomos, que tentam explicar a sua estranha aparência há muito tempo. No entanto, com os novos dados e simulações de raios-X, a NASA pode finalmente ter resolvido este debate.

Segundo o Futurism, uma das teorias alega que a supernova original foi muito suave, tendo, mais tarde, acontecido algo que prejudicou a explosão ainda em expansão.

Por sua vez, outros argumentam que algo inerente à supernova original causou aglomerações estranhamente semelhantes a nuvens. Contudo, um artigo científico – publicado no ArXiv no início deste ano, e mais tarde no The Astrophysical Journal – não encontrou provas conclusivas que suportam esta teoria.

Para pôr um ponto final neste debate, os investigadores compararam dados mais recentes obtidos pelo Observatório de Raios-X Chandra com simulações de como seria a supernova se as duas teorias acima descritas estivessem corretas.

As observações foram muito semelhantes ao modelo no qual a supernova formava uma forma suave, em vez do modelo em que foi moldada por algum fator externo.

“Embora os cientistas não tenham certeza, uma hipótese é que a explosão da estrela tenha vários pontos de ignição“, informou um porta-voz da NASA, “como paus de dinamite a ser disparados simultaneamente em diferentes locais”.

Resolver este mistério poderia esclarecer o que causa estes aglomerados de pontos brilhantes e outros mais apagados depois de uma explosão ou se este fenómeno é o resultado de algum processo depois de a estrela ter, efetivamente, explodido.

Esta supernova foi uma das oito visíveis a olho nu já registadas na história da Astronomia. Embora tenha recebido o nome do astrónomo dinamarquês Tycho Brahe, muitos outros puderam observar o novo objeto no céu a brilhar na constelação de Cassiopeia.

A supernova era do tipo Ia, o que significa que era o resultado da explosão de uma anã branca, estrela que completou o seu ciclo de vida normal e cessou a sua fusão nuclear.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …

Bronca na Liga. Contestação adia 5 substituições e o Marítimo recusa assinar Plano de Retoma

Após dois dias intensos de reuniões, foi aprovado o Plano de Retoma do campeonato nacional para a disputa das últimas 10 jornadas da época 2019/2020. Mas apenas 17 clubes o assinaram. O Marítimo recusou fazê-lo, …

Igreja perdeu 50 milhões de euros com a pandemia (e há dioceses em lay-off)

Ao cabo de dois meses de paragem por causa da pandemia de covid-19, as missas regressam, neste sábado, mas com regras novas para evitar a propagação do coronavírus. Uma paragem que resultou num "prejuízo" de …

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho. Creches arrancam segunda-feira (sem apoios para os pais)

As Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, …

Governo britânico vai continuar a pagar 80% dos salários durante mais três meses

O Governo britânico vai continuar a pagar durante mais três meses 80% do salário de trabalhadores em lay-off devido à pandemia de covid-19, e reduzir gradualmente o valor até ao fim do sistema, em outubro. O …