Restos mortais de líder do Ku Klux Klan vão ser transferidos para museu

Um projeto foi colocado em prática para desenterrar e transferir os restos mortais de Nathan Bedford Forrest, um líder da Ku Klux Klan, para um museu. Tal é possível devido a 200.000 dólares em doações anónimas.

Nathan Bedford Forrest foi um general proeminente do Exército Confederado pró-escravidão durante a Guerra Civil Americana e o primeiro “Grande Mago” da organização Ku Klux Klan entre 1867 e 1869.

Segundo o The Guardian, primeiramente, um pedestal localizado sobre o seu túmulo será removido de um parque em Memphis, no Tennessee, antes de os seus restos mortais, juntamente com os da sua esposa, serem transferidos para o novo Museu Nacional da Confederação.

De recordar que uma estátua de Forrest foi removida do parque em 2017, sendo que o debate sobre a remoção de monumentos confederados gera polémica há anos nos Estados Unidos, enquanto o país revisita o seu passado racial.

A mesma fonte indica que a questão é especialmente delicada em Memphis, cidade onde o líder dos direitos civis Martin Luther King Jr. foi assassinado a 4 de abril de 1968.

O parque onde Forrest foi enterrado também tem sido também local de protestos associados ao movimento Black Lives Matter.

Forrest, que morreu em 1877, foi uma figura controversa na história do sul dos Estados Unidos. O líder traficava escravos e era proprietário de uma plantação de algodão.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Enquanto que por aqui se retiram os arranjos dos jardins porque são motivos racistas e que têm que ver com a colonização, se digladiam no parlamento por causa de monumentos históricos que agora os “magos” resolveram que instigam o racismo, nos EUA fazem-se museus para os piores racistas da história… ahhhhh pois lá não havia portugueses para ser tudo racismo. Quem estará errado???? Note-se que eu nem sou racista mas que acho que isto tudo não passa de propaganda de quem tem interesse em votos nas eleições e por isso tudo serve para apanhar esses votos. Os princípios e a história (todos os países têm uma história da qual se orgulham e outra que não lhe serve de orgulho algum mas… é a História de um povo, a que envergonha uns orgulha os outros e vice versa) ficam em ultimo plano.

RESPONDER

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …