/

Restos mortais de líder do Ku Klux Klan vão ser transferidos para museu

1

Um projeto foi colocado em prática para desenterrar e transferir os restos mortais de Nathan Bedford Forrest, um líder da Ku Klux Klan, para um museu. Tal é possível devido a 200.000 dólares em doações anónimas.

Nathan Bedford Forrest foi um general proeminente do Exército Confederado pró-escravidão durante a Guerra Civil Americana e o primeiro “Grande Mago” da organização Ku Klux Klan entre 1867 e 1869.

Segundo o The Guardian, primeiramente, um pedestal localizado sobre o seu túmulo será removido de um parque em Memphis, no Tennessee, antes de os seus restos mortais, juntamente com os da sua esposa, serem transferidos para o novo Museu Nacional da Confederação.

De recordar que uma estátua de Forrest foi removida do parque em 2017, sendo que o debate sobre a remoção de monumentos confederados gera polémica há anos nos Estados Unidos, enquanto o país revisita o seu passado racial.

A mesma fonte indica que a questão é especialmente delicada em Memphis, cidade onde o líder dos direitos civis Martin Luther King Jr. foi assassinado a 4 de abril de 1968.

O parque onde Forrest foi enterrado também tem sido também local de protestos associados ao movimento Black Lives Matter.

Forrest, que morreu em 1877, foi uma figura controversa na história do sul dos Estados Unidos. O líder traficava escravos e era proprietário de uma plantação de algodão.

ZAP //

1 Comment

  1. Enquanto que por aqui se retiram os arranjos dos jardins porque são motivos racistas e que têm que ver com a colonização, se digladiam no parlamento por causa de monumentos históricos que agora os “magos” resolveram que instigam o racismo, nos EUA fazem-se museus para os piores racistas da história… ahhhhh pois lá não havia portugueses para ser tudo racismo. Quem estará errado???? Note-se que eu nem sou racista mas que acho que isto tudo não passa de propaganda de quem tem interesse em votos nas eleições e por isso tudo serve para apanhar esses votos. Os princípios e a história (todos os países têm uma história da qual se orgulham e outra que não lhe serve de orgulho algum mas… é a História de um povo, a que envergonha uns orgulha os outros e vice versa) ficam em ultimo plano.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.