O dono de um restaurante em uma pequena cidade árabe, nos arredores de Jerusalém, está disposto a salvar a cultura culinária. Para isso, faz aos seus clientes uma oferta simples: desligue o seu smartphone e ganhe 50% de desconto.
O israelita Jawdat Ibrahim, dono do restaurante Abu Ghosh, estava insatisfeito com o crescente uso de telemóveis durante as refeições e criou a promoção inusitada com o objetivo de tentar mudar a cultura culinária dos que frequentam o seu restaurante.
“Estou a mudar alguma coisa. Pode ser algo pequeno, mas talvez eu esteja a cultura de comer”, disse Ibrahim, de 49 anos.
A expectativa do empresário é fazer com que as pessoas, em vez de ficar a teclar freneticamente nos seus smartphones, possam desfrutar da refeição tranquilamente na companhia de outras pessoas.
Ibrahim inaugurou o restaurante em 1993 e afirma que, de lá pra cá, a febre dos telemóveis e outros dispositivos móveis tem aumentado a distância entre as pessoas.
“A tecnologia é muito boa, mas quando estás a comer, especialmente com a família ou amigos, podes esperar mais meia hora e desfrutar da comida e da companhia das pessoas, certo?”, disse Jawdat.
Será que a ideia funcionava em Portugal?
Adriano Padilha, MA