Resorts do Reino Unido criaram uma lista de “hóspedes indesejáveis” (com nomes irlandeses)

Uma rede de resorts da Grã-Bretanha tinha uma lista de “hóspedes indesejáveis” com apelidos irlandeses numa tentativa de impedir a entrada de membros da comunidade de viajantes irlandeses (Pavee).

Esta notícia foi avançada por uma investigação do jornal britânico inews. A lista mantida pela rede Pontins, que foi exibida num site da Intranet da equipa, continha cerca de 40 nomes, em grande parte irlandeses, incluindo Cash, Delaney, Gallagher, Murphy e O’Brien.

A Comissão de Igualdade e Direitos Humanos da Grã-Bretanha disse que Pontins estava “a discriminar diretamente com base na raça” ao recusar-se a servir hóspedes de um determinado grupo étnico.

Segundo a mesma comissão, a rede de hotéis recusava ou cancelava as reservas feitas por pessoas com nome ou sotaque irlandês.

De acordo com o mesmo jronal, a lista foi usada durante pelo menos seis anos.

Os viajantes irlandeses, também conhecidos como Pavee, são um grupo tradicionalmente nómada, mas etnicamente distinto dos ciganos ou ciganos. São uma minoria étnica reconhecida na Grã-Bretanha, onde muitos viveram durante várias gerações e durante muito tempo sofreram discriminação.

Alastair Pringle, diretor executivo da comissão de igualdade, disse que era “difícil não fazer comparações” com “as placas exibidas nas janelas de hotéis há 50 anos, excluindo explicitamente irlandeses e negros”. “Banir pessoas dos serviços com base na sua raça é discriminação e é ilegal”, disse. “Dizer que tais políticas estão desatualizadas é um eufemismo.”

O porta-voz do primeiro-ministro Boris Johnson, Jamie Davies, considerou que o comportamento de Pontins era “completamente inaceitável”. “Ninguém no Reino Unido deve ser discriminado por causa da sua raça ou etnia”, afirmou.

Fundada na década de 1940, Pontins oferece pacotes de férias baratos à beira-mar, incluindo hospedagem, refeições e entretenimento. No auge da empresa, havia cerca de 30 hotéis Pontins no Reino Unido, mas apenas meia dúzia ainda está aberta.

Segundo a comissão de igualdade, a proprietária da Pontins, Britannia Jinky Jersey Ltd., assinou um acordo juridicamente vinculativo para acabar com as suas práticas discriminatórias.

Em comunicado, a empresa “concordou em trabalhar em conjunto com a Comissão de Igualdade e Direitos Humanos para aprimorar ainda mais o treino e os procedimentos da sua equipa, a fim de promover ainda mais a igualdade em todos os seus negócios”.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …