Resorts do Reino Unido criaram uma lista de “hóspedes indesejáveis” (com nomes irlandeses)

Uma rede de resorts da Grã-Bretanha tinha uma lista de “hóspedes indesejáveis” com apelidos irlandeses numa tentativa de impedir a entrada de membros da comunidade de viajantes irlandeses (Pavee).

Esta notícia foi avançada por uma investigação do jornal britânico inews. A lista mantida pela rede Pontins, que foi exibida num site da Intranet da equipa, continha cerca de 40 nomes, em grande parte irlandeses, incluindo Cash, Delaney, Gallagher, Murphy e O’Brien.

A Comissão de Igualdade e Direitos Humanos da Grã-Bretanha disse que Pontins estava “a discriminar diretamente com base na raça” ao recusar-se a servir hóspedes de um determinado grupo étnico.

Segundo a mesma comissão, a rede de hotéis recusava ou cancelava as reservas feitas por pessoas com nome ou sotaque irlandês.

De acordo com o mesmo jronal, a lista foi usada durante pelo menos seis anos.

Os viajantes irlandeses, também conhecidos como Pavee, são um grupo tradicionalmente nómada, mas etnicamente distinto dos ciganos ou ciganos. São uma minoria étnica reconhecida na Grã-Bretanha, onde muitos viveram durante várias gerações e durante muito tempo sofreram discriminação.

Alastair Pringle, diretor executivo da comissão de igualdade, disse que era “difícil não fazer comparações” com “as placas exibidas nas janelas de hotéis há 50 anos, excluindo explicitamente irlandeses e negros”. “Banir pessoas dos serviços com base na sua raça é discriminação e é ilegal”, disse. “Dizer que tais políticas estão desatualizadas é um eufemismo.”

O porta-voz do primeiro-ministro Boris Johnson, Jamie Davies, considerou que o comportamento de Pontins era “completamente inaceitável”. “Ninguém no Reino Unido deve ser discriminado por causa da sua raça ou etnia”, afirmou.

Fundada na década de 1940, Pontins oferece pacotes de férias baratos à beira-mar, incluindo hospedagem, refeições e entretenimento. No auge da empresa, havia cerca de 30 hotéis Pontins no Reino Unido, mas apenas meia dúzia ainda está aberta.

Segundo a comissão de igualdade, a proprietária da Pontins, Britannia Jinky Jersey Ltd., assinou um acordo juridicamente vinculativo para acabar com as suas práticas discriminatórias.

Em comunicado, a empresa “concordou em trabalhar em conjunto com a Comissão de Igualdade e Direitos Humanos para aprimorar ainda mais o treino e os procedimentos da sua equipa, a fim de promover ainda mais a igualdade em todos os seus negócios”.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …