/

Resgatados 25 escuteiros que estavam desaparecido no Gerês

Um grupo de 25 escuteiros que se perdeu este sábado ao início da noite no Parque Nacional da Peneda-Gerês foi localizado às 22:32 na zona de Sistelo, em Arcos de Valdevez, e está já a ser resgatado, segundo os bombeiros.

O comandante dos bombeiros de Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, disse à Lusa que os escuteiros pertencem ao agrupamento 278, de São Cosme, em Gondomar, e estavam numa atividade organizada quando se perderam, cerca das 19:40, devido ao intenso nevoeiro e à chuva que se fazem sentir na zona.

Os jovens do grupo têm entre 15 e 18 anos e um deles sofreu ferimentos ligeiros, enquanto outros “apresentam sinais de hipotermia“.

Segundo o comandante, trata-se uma zona de acessos muito difíceis, mas as autoridades conseguiram chegar perto do local onde os jovens se encontram, junto à Calçada dos Bicos, pelas 23:00, depois de terem estado em contacto com o chefe do grupo.

O alerta do desaparecimento foi dado por dois elementos que decidiram voltar atrás para tentar pedir ajuda. Os bombeiros fizeram esse mesmo percurso para chegar ao grupo.

No local estão 10 veículos e 32 homens, entre meios de resgate de alta montanha da GNR de Arcos de Valdevez, os bombeiros de Arcos de Valdevez e de Monção, os Sapadores de Arcos de Valdevez e o Instituto Nacional de Emergência Médica.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.