Resgatados 25 escuteiros que estavam desaparecido no Gerês

Um grupo de 25 escuteiros que se perdeu este sábado ao início da noite no Parque Nacional da Peneda-Gerês foi localizado às 22:32 na zona de Sistelo, em Arcos de Valdevez, e está já a ser resgatado, segundo os bombeiros.

O comandante dos bombeiros de Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, disse à Lusa que os escuteiros pertencem ao agrupamento 278, de São Cosme, em Gondomar, e estavam numa atividade organizada quando se perderam, cerca das 19:40, devido ao intenso nevoeiro e à chuva que se fazem sentir na zona.

Os jovens do grupo têm entre 15 e 18 anos e um deles sofreu ferimentos ligeiros, enquanto outros “apresentam sinais de hipotermia“.

Segundo o comandante, trata-se uma zona de acessos muito difíceis, mas as autoridades conseguiram chegar perto do local onde os jovens se encontram, junto à Calçada dos Bicos, pelas 23:00, depois de terem estado em contacto com o chefe do grupo.

O alerta do desaparecimento foi dado por dois elementos que decidiram voltar atrás para tentar pedir ajuda. Os bombeiros fizeram esse mesmo percurso para chegar ao grupo.

No local estão 10 veículos e 32 homens, entre meios de resgate de alta montanha da GNR de Arcos de Valdevez, os bombeiros de Arcos de Valdevez e de Monção, os Sapadores de Arcos de Valdevez e o Instituto Nacional de Emergência Médica.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vem aí um novo filme da saga Matrix

O quarto filme da saga "Matrix" será realizado e produzido por Lana Wachowski e deverá começar a ser rodado no início do próximo ano. A saga cinematográfica "The Matrix" vai ter um novo filme, anunciaram na terça-feira …

Em momento "de vida ou morte" da empresa, Huawei tenta evitar despedimentos

O fundador da Huawei, Ren Zhengfei, escreveu na segunda-feira um comunicado interno no qual admite que a empresa está "num momento de vida ou morte" e pediu aos funcionários que não estão com muito trabalho …

Honduras. Ex-primeira dama condenada por desviar verbas quando marido era Presidente

Um tribunal hondurenho condenou a ex-primeira dama Rosa Elena Bonilla por desviar cerca de 600 mil dólares (540 mil euros) em dinheiro do Governo (2010-2014), quando o marido, Porfirio Lobo, era Presidente. Segundo informou esta quarta-feira …

Maduro confirma conversações ao mais alto nível com EUA

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou esta quarta-feira que membros do seu governo mantêm contactos de alto nível com funcionários da administração norte-americana de Donald Trump. "[Donald] Trump disse que os Estados Unidos [EUA] dialogam …

Pardal Henriques desmente Marinho e Pinto. Recebeu convite mas ainda não é candidato

O presidente do Partido Democrático Republicano (PDR) anunciou que o porta-voz do SNMMP é candidato às legislativas de outubro. Pardal Henriques confirmou o convite mas diz que ainda não tomou uma decisão. "Pardal Henriques vai ser …

Desemprego registado cai em julho para o valor mais baixo desde 1991

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal continua a diminuir. O desemprego registado cai em julho para o valor mais baixo desde 1991. É o chamado desemprego registado que, depois de em …

Nova acusação contra Plácido Domingo. Jornalista espanhola diz que o tenor se aproximou “mais do que devia”

A jornalista espanhola Karmele Marchante acusou o tenor Plácido Domingo de se ter aproximado "mais do que devia com cara de quero, posso e mando". É um dos desenvolvimentos mais recentes do caso Plácido Domingo e …

China confirma detenção de funcionário do consulado britânico em Hong Kong

A China confirmou esta quarta-feira a detenção de um funcionário do consulado britânico em Hong Kong, Simon Cheng Man-kit, desaparecido desde 08 de agosto, numa altura de tensão diplomática entre Pequim e Londres, devido aos …

Parlamento chinês proíbe casamento entre pessoas do mesmo sexo

A China não segue a lei da Formosa, que autorizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e declara que a posição oficial do Parlamento chinês continua a ser de limitar a autorização do casamento …

Mais de 200 mortos em cheias de verão na China

Pelo menos 201 pessoas morreram, em julho e agosto, e 63 estão desaparecidas, na sequência de cheias em diferentes regiões da China, revelaram esta quarta-feira as autoridades chinesas. As vítimas mais recentes foram registadas numa região …