Ocean Viking vai desembarcar em Malta. Reservas de mantimentos estão a chegar ao fim

As reservas de mantimentos para os 356 ocupantes do navio Ocean Viking só são suficientes para quatro dias, alertou esta sexta-feira a organização Médicos Sem Fronteiras frisando que o navio está há 19 dias no Mediterrâneo.

“Só nos restam mantimentos para quatro dias, contando com o dia de hoje” disse um porta-voz dos Médicos Sem Fronteiras (MSF) que se encontra a bordo do navio.

Depois de 14 dias a aguardar no Mediterrâneo, o Ocean Viking vai poder desembarcar na ilha de Malta. A confirmação foi dada pela organização Médicos Sem Fronteiras através da sua página oficial no Twitter.

Os Médicos Sem Fronteiras aproveitam a mesma publicação em que confirmam que vão poder desembarcar em Malta para pedir um “mecanismo de desembarque” adequado, louvando os países da União Europeia que já se disponibilizaram para acolher alguns dos 356 migrantes, na sua maioria menores de idade. Entre eles está Portugal, que na quinta-feira, demonstrou disponibilidade para acolher até 35 migrantes do Ocean Viking.

O primeiro-ministro de Malta explica o processo pelo qual vão passar os migrantes a bordo do Ocean Viking até serem acolhidos: “Malta vai transferir essas pessoas para embarcações das forças armadas maltesas que as transportarão para terra firme, fora de território maltês. Todos os migrantes serão recolocados noutros estados membros: França, Alemanha, Irelanda, Luxemburgo, Portugal e Roménia. Nenhum permanecerá em Malta”, escreveu Joseph Muscat.

Inicialmente, Malta recusou acolher os migrantes do Ocean Viking e negou o seu desembarque. Itália, por seu lado, deixou sem resposta todos os pedidos efetuados por esta embarcação dos Médicos Sem Fronteiras.

As pessoas que foram resgatadas no Mediterrâneo, ao largo da Líbia, pelo navio e desidratadas sendo que estiveram quatro dias à deriva numa embarcação precária antes de terem sido salvas pelas organizações humanitárias. Entre eles encontram-se quatro mulheres e cinco crianças, com idades entre um ano e os seis anos de idade. Uma grande parte, cerca de uma centena, dos migrantes a bordo têm menos de 18 anos de idade e são originários sobretudo do Sudão.

Os Médicos Sem Fronteiras têm garantido até ao momento uma refeição quente por dia e distribuiu açúcar e barras energéticas. O consumo de água está racionado e os banhos a bordo foram limitados a dois duches por semana com uma duração de três minutos cada, para não se esgotarem os reservatórios de água doce.

O navio de 69 metros, com pavilhão norueguês, está também a economizar combustível e, por isso, mantém-se à deriva durante o dia, no Canal da Sicília. O Ocean Viking partiu no dia 4 de agosto do porto de Marselha, França, para a primeira missão no Mediterrâneo. Portugal anunciou na quinta-feira que está disponível para acolher até 35 refugiados do total de 356 resgatados pelo navio humanitário.

Através de um comunicado conjunto, os Ministérios da Administração Interna e dos Negócios Estrangeiros explicaram que a disponibilidade manifestada por Lisboa surge em resposta a um apelo da Comissão Europeia.

Portugal, França, Alemanha, Roménia e Luxemburgo são os países que manifestaram até agora disponibilidade para receber algumas das pessoas deste grupo, num gesto de solidariedade humanitária e de desejo comum de fornecer soluções europeias para a questão da migração e das tragédias humanas que se verificam no Mediterrâneo”, referem os ministérios no comunicado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …