República Dominicana nega que Juan Carlos tenha entrado no país

Aleph / Wikimedia

Juan Carlos I de Espanha

A imprensa espanhola noticiou, esta terça-feira, que o rei emérito de Espanha estaria na República Dominicana, depois de ter anunciado que ia viver para fora. Mas as autoridades deste país negam essa informação.

De acordo com a rádio TSF, a Direção de Migrações da República Dominicana negou que Juan Carlos I tenha entrado no país. Por sua vez, fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros dominicano, citado pela AFP, também indicou não ter “qualquer informação” nesse sentido.

Esta terça-feira, a imprensa espanhola noticiou que o rei emérito estaria na República Dominicana, uma vez que alguns dos seus amigos mais próximos, como é o caso do multimilionário Pepe Fanjul, que têm ligações ou propriedades nesta ilha, o terão convidado a deslocar-se até lá.

Os órgãos de comunicação social adiantaram ainda que Juan Carlos viajou já no fim-de-semana, ainda antes de ser tornado público que comunicou ao seu filho que deixaria Espanha.

Segundo a rádio, também se especula que o rei emérito espanhol esteja só a passar uns dias nesta ilha, sendo que o seu destino definitivo possa mesmo ser Portugal, onde já passou alguns anos da sua infância, ou em França ou em Itália, onde tem família.

Questionado pelos jornalistas, à margem de uma visita ao concelho de Lagoa, no Algarve, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse desconhecer se o rei emérito espanhol virá para Portugal, escusando-se a comentar tal possibilidade.

“Havia uma resposta politicamente correta que era dizer que não deveria comentar (…), mas vou mais longe, porque verdadeiramente não sei e penso que as autoridades portuguesas também não têm conhecimento sobre essa matéria”, afirmou.

Juan Carlos comunicou ao seu filho, esta segunda-feira, que decidiu deixar Espanha perante a repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ele está em Bruxelas a partilhar um apartamento com Carles Puigdemont, outro exilado, que também fugiu ao Tribunal Supremo de España.

RESPONDER

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão"

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão", um local arqueológico conhecido pelas evidências de rituais e sacrifícios humanos. De acordo com o site Live Science, uma equipa de arqueólogos encontrou cerca de 130 casas no …

Preços das casas não subiam tanto há mais de dois anos

Os preços da habitação registaram uma subida de 2,5% em relação ao mês anterior. Não subiam tanto há mais de dois anos. O preço de venda das casas em Portugal Continental registou um aumento de 2,5% …

Tragédia de Pedrógão pode "repetir-se em vários locais deste país"

Após quatro anos do grande incêndio que vitimou 66 pessoas, a região de Pedrógão Grande está de novo em ponto de combustão. A 17 de junho de 2017 o incêndio de Pedrógão Grande matou 66 …

"Apocalipse dos insetos". Novos dados associam queda de população a barragens

A população de insetos está em declínio, naquilo a que chamam de "Apocalipse dos insetos". Um novo estudo associa este problema às barragens. Os insetos são o grupo de animais mais numeroso do planeta. Existem cerca …

PS com o pior resultado desde março de 2020. Direita rejubila

Na nova sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e o CM/CMTV, todos sobem nas intenções de voto menos o PS. A mais recente sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e …

Nova tabela de preços da ADSE adiada para setembro

A nova tabela de preços da ADSE sofreu mais um adiamento e só entrará em vigor em setembro, revelou a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. A nova tabela de preços …

Vacinação da faixa etária 20-29 começa a "meio de julho"

No habitual espaço de comentário na SIC, este domingo à noite, Luís Marques Mendes anunciou que a vacinação dos jovens entre os 20 e os 29 anos vai, afinal, começar a "meio de julho". A vacinação …

Cientistas descobrem compostos promissores para tratar cancro do fígado mortal

Investigadores descobriram algumas classes de terapêuticos que destroem as células tumorais fibrolamelares que crescem em ratos e testaram-nas em células humanas extraídas de tumores. As opções de tratamento para o cancro do fígado mortal, chamado carcinoma …

Governo sueco na corda bamba. Moção de censura pode fazê-lo cair

Depois de, neste domingo, ter falhado a tentativa de acordo parlamentar, o Governo sueco enfrenta hoje uma prova de fogo. Esta segunda-feira, o Governo da Suécia pode cair se o Parlamento aprovar a moção de censura. Segundo …

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …