/

“Reparem neste tarado”. Mulheres usam o TikTok para denunciar assédio nos ginásios

11

Flickr/Nenad Stojkovic

Mulher no ginásio a fazer exercício físico, a treinar

Mulheres tendem a ir treinar mais cedo, com amigas e roupas largas para evitar situações de assédio.

Não é novidade que os ginásios não são um sítio confortável e até seguro para as mulheres. Enquanto praticam exercício físico, elas têm constantemente de lidar com olhares indesejados, abordagens não solicitadas e comentários de cariz sexual. Alguns estabelecimentos já adotaram medidas para colmatar este problema, mas a verdade é que muitas situações ainda se verificam.

E as mulheres estão a fazer uso dos seus smatphones para o provar e denunciar estes comportamentos, escondendo os aparelhos em zonas menos visíveis dos ginásios e filmando aqueles que olham para os seus rabos enquanto fazem agachamentos.

No TikTok, a hashtah “gym weirdos” (tarados do ginásio, na tradução direta para português) já teve mais de 1.9 milhões de visualizações, com os vídeos a ilustrarem as tentativas dos homens em namoriscar com as mulheres que apenas querem cumprir a sua rotina de treino.

Gina Love, utilizadora frequente de ginásio e do TikTok, mostrou num vídeo o espaço em que pratica exercício praticamente vazio, para mostrar as intenções de um homem que se decidiu posicionar diretamente atrás de si enquanto levantava pesos.

@ginaveelay Be careful out here girlies cause wtf #creep #weirdo #gymcreep #k18results #gymweirdshit #awareness #awarenessvideo #creepyguys #fyp #viral #fyp #gymprobblems #gymissues #inconsiderate #inconsideratepeople #selfawareness #selfaware #danger #creepy #creepyguystaring #creepyguystory #creepyguywithacamera #workingout #fitness ♬ original sound – Gina

Ao The Guardian, jornal britânico, a mulher de 29 anos afirmou que experiencia situações como esta cerca de 15% das vezes que vai ao ginásio. O desconforto acontece quando um homem permanece por um período de tempo excessivo a olhar para Love. “É como se eles estivessem a tentar despir-me na cabeça deles.”

Para quem possa pensar que este fenómeno não passa de mania da perseguição, há estudos que o comprovam. Numa recolha de dados referente a 2021, 76% das mulheres diz sentir-se desconfortável a fazer exercício em público devido a assédio. Num outro inquérito feito pela Run Repeat, 56% das mulheres declararam ter sido vítimas de assédio durante os seus treinos.

Regra geral, a resposta das mulheres passa por abandonar os ginásios, evitando a confrontação. “Normalmente acabo os treinos mais cedo porque não consigo voltar a sentir-me confortável com os olhares à minha volta”, descreve Love. Estas histórias não são exclusivas suas, já que algumas amigas já partilharam relatos semelhantes. Por exemplo, uma afirmou que um homem tentou filmá-la durante um treino.

Nos comentários do que partilha no TikTok, as opiniões dividem-se entre os que mostram solidariedade com ela e os que a acusam de a estar a exagerar. “Não é o teu espaço pessoal” um utilizador escreveu, ao passo que outro mostrou o seu desconhecimento perante a existência de espaço pessoal em locais públicos.

No ano passado, um tribunal do Connecticut, estado norte-americano, recusou a ideia de um ginásio exclusivamente para mulheres, argumentado que o espaço violaria a lei estadual que proíbe a discriminação com base no género. Ainda assim, ginásios tendem a ter espaço maioritariamente frequentados por mulheres, como os estúdios e os equipamentos de cardio, ao passo que os homens preferenciam os pesos. No entanto, a realidade tem vindo a mudar, o que tem potenciado mais situações de olhares e abordagens inapropriadas.

A alteração da conduta por parte das mulheres também já é uma realidade, em função destes comportamentos. Por exemplo, Love diz que tenta treinar o mais cedo possível, preferencialmente logo quando o ginásio abre e está vazio. Outras vezes, faz-se acompanhar de amigas, de forma a dissuadir comentários. E também a escolha da roupa já é feita com base neste fenómeno.

“Tendo a usar roupas que me permitam passar despercebida. Camisolas mais largas e boné. É triste que as mulheres não possam estar à vontade para usar o que quer que entendam para treinar só para não serem assediadas”, resume.

ZAP //

11 Comments

  1. Se o ridículo matasse !!! Uns querem ser sem género e com casas de banho mistas, outros querem espaços públicos.. só para determinado sexo. não vá alguém do outro sexo olhar para as calças super apertadas que ela usa. Homens da ginástica façam tiK tok e se alguma mulher se puser atrás ou a frente de vocês divulguem…

  2. E que tal se nós homens fizermos o mesmo?

    Caso uma mulher se sinta assediada, chame o responsável do ginásio e/ou a polícia no momento em vez de andar a publicitar-se no TikTok; utilize a prova e passe à ação: que tal? — muito mais produtivo

    Tenham atenção é que nós homens também temos o direito de fazer o mesmo; ou nenhuma mulher quando entra no ginásio olha para nós? para o nosso corpo/musculos? — Só se tiverem “palas” e mesmo assim entrariamos no campo de visão das mesmas.

    Resumindo: menos TikTok e mais ação junto das instâncias.

  3. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. É óbvio que há cromos que são verdadeiros tarados. Só falta salivar. Mas por outro lado, também sinto que se caiu num extremo em que, mesmo sem qualquer segunda intenção, se algum homem abordar uma mulher, é logo interpretado com assédio sexual. Nem que seja para perguntar as horas… mesmo que essa pessoa até pergunte as horas a pessoas do mesmo sexo, simplesmente porque não usa relógio, não há relógio nesse espaço e não tem o telemóvel consigo. E mesmo que ela seja feia como uma porta! Anda tudo doido.

  4. Mais uma que quer 10€ por mês para ver as suas fotografias de certeza no site o.fans de certeza. E não sabe como arranjar clientes quero dizer amigos faz vídeos no tiktok. Que por acaso nos últimos tempos é moda fazerem vídeos destes. Ou então quer o processar por assédio para ganhar um monte de dinheiro, ja que nos eua não existe castigo para as mulheres que inventem casos desses.

  5. E como se resolve, por exemplo, aquelas mulheres que vão efectivamente provocar e até se metem com os homens?
    Também pode ser assédio (aos homens)?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.