Produção de renováveis foi superior ao consumo de eletricidade pela primeira vez

Gustavo Gargioni/ Especial Palácio Piratini

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis excedeu o consumo de energia elétrica em Portugal continental no mês de março, algo “inédito nos últimos 40 anos”.

Dados da REN – Redes Energéticas Nacionais indicam que a eletricidade de origem renovável – sobretudo hídrica e eólica – produzida no mês de março foi de 4.812 Gigawtt hora (GWh), ultrapassando o consumo de Portugal Continental, que foi de 4.647 GWh.

Desta forma, a produção renovável correspondeu a 103,6% da procura, “algo inédito pelo menos nos últimos 40 anos“. Segundo o Observador, o anterior máximo tinha-se verificado em fevereiro de 2014, com 99,2%.

“Estes dados, além de assinalarem um marco histórico do setor elétrico português, demonstram a viabilidade técnica, a segurança e a fiabilidade do sistema elétrico nacional, com muita eletricidade renovável”, referem a Associação Portuguesa de Energias Renováveis e a Zero num comunicado, divulgado esta segunda-feira.

Ainda assim, isto não significa que a procura no Continente tenha sido totalmente abastecida por energias renováveis.

“Houve alguns períodos em que centrais térmicas fósseis e/ou a importação foram chamadas a completar o abastecimento das necessidades elétricas em Portugal, facto que foi plenamente contrabalançado por períodos de muito maior produção renovável”, lê-se.

O mês de março foi o grande impulsionador destes resultados, pelo facto de ter sido um dos meses mais chuvosos dos últimos anos, que permitiu ultrapassar a situação de seca meteorológica em todo o território.

De acordo com o comunicado das associações, em termos de recursos energéticos, o principal destaque vai para a energia hídrica e eólica: a hídrica foi responsável por fornecer 55% das necessidades de consumo, enquanto o contributo da eólica foi de 42%.

No último mês, as associações destacam um período de 70 horas, com início no dia 9, em que o consumo foi totalmente assegurado por fontes renováveis, seguindo-se um outro período de 69 horas com início a 12 de março.

A produção mensal das renováveis permitiu evitar a emissão de 1,8 milhões de toneladas de CO2, poupando-se 21 milhões de euros na aquisição de licenças de emissão de poluentes.

Além disso, destaca-se a obtenção de um elevado saldo exportador que foi de 19% do consumo elétrico de Portugal Continental (878 GWh) e um preço médio diário (no mercado grossista entre produtores e comercializadores), de 39,75 euros por MWh (abaixo dos 43,94 euros por MWh do mesmo período do ano passado).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …

Cientistas fazem múmia de 3.000 anos "falar" (e já a podemos ouvir)

Uma equipa de cientistas recriou o som da voz de um antigo padre egípcio com a ajuda de uma múmia com três mil anos e usando uma combinação de tomografias computadorizadas, impressão 3D e uma laringe …