A renda de cem mil famílias pode triplicar a partir de 2020

Há arrendatários que estão a ser confrontados com aumentos exponenciais de rendas, especialmente em grandes áreas urbanas. Em Lisboa, por exemplo, as rendas chegam a duplicar e triplicar de valor assim que os contratos terminam.

Ao Diário de Notícias, Romão Lavadinho, presidente da Associação dos Inquilinos Lisbonenses, conta que “há pessoas que pagavam rendas de 200 e 300 euros e agora estão a ser confrontadas com valores de 600 e 700 euros”, muito devido ao boom imobiliário e à pressão turística cada vez maior.

No entanto, esta situação pode complicar, quando o período de transição do Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU) terminar.

Segundo o jornal, o travão à subida às rendas vigorou por cinco anos, de 2012 a 2017, mas no ano passado, um adiamento por mais três anos voltou a amparar os arrendatários até 2020 (e os arrendatários com mais de 65 anos ou com deficiência até 2022).

“Terminado o período transitório, o valor da renda a apurar será igual a 1/15 avos do valor patrimonial do imóvel. Uma renda que hoje está em 120 euros pode passar para 500 ou 600 euros à vontade”, explica Romão Lavadinho.

Em relação aos contratos que estão em causa, o presidente da Associação dos Inquilinos admite que serão “um pouco mais de cem mil“, lembrando que a maioria destas pessoas é de idade avançada.

No entanto, não há números certos sobre quantas pessoas podem ser confrontadas com esta subida nem dados sobre o número de despejos ou “convites” à saída de proprietários. Mas Romão Lavadinho admite que a situação “é grave”, porque à medida que os contratos vão chegando ao fim, “os proprietários ou aumentam a renda ou rescindem os contratos”.

Ainda assim, António Frias Marques, da Associação Nacional de Proprietários, diz ao jornal que, embora o fim do período de transição possa levar a um aumento das rendas, “a maioria destes inquilinos tem mais de 65 anos e rendimentos baixos que a lei protege“.

Em Lisboa, a câmara municipal vai criar um mecanismo de apoio aos despejos e à habitação, que deverá estar operacional no início de maio, avança o DN.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Das confortáveis rendas Salazaristas injustificadas nos dias de hoje devido há sucessiva inflação estão a dar lugar possivelmente a um aumento incomportável para a maioria dos inquilinos.

    • … “as confortáveis rendas Salazaristas” estavam de acordo com o custo de vida e os salários de então, assim como o valor dos respectivos prédios. Hoje, as rendas faraónicas que se processam por habitações que não valem um décimo do que se paga de renda, continuam a aumentar e a engordar os senhorios menos escrupulosos.

RESPONDER

Encontrada uma câmara oculta atrás do túmulo de Tutankhamon que pode esconder Nefertiti

Uma equipa de arqueólogos encontraram potenciais evidências de câmaras ocultas por trás das paredes do famoso túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito, que alguns dizem esconder a rainha Nefertiti. Os investigadores, liderados por Mamdouh …

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …