A renda de cem mil famílias pode triplicar a partir de 2020

Há arrendatários que estão a ser confrontados com aumentos exponenciais de rendas, especialmente em grandes áreas urbanas. Em Lisboa, por exemplo, as rendas chegam a duplicar e triplicar de valor assim que os contratos terminam.

Ao Diário de Notícias, Romão Lavadinho, presidente da Associação dos Inquilinos Lisbonenses, conta que “há pessoas que pagavam rendas de 200 e 300 euros e agora estão a ser confrontadas com valores de 600 e 700 euros”, muito devido ao boom imobiliário e à pressão turística cada vez maior.

No entanto, esta situação pode complicar, quando o período de transição do Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU) terminar.

Segundo o jornal, o travão à subida às rendas vigorou por cinco anos, de 2012 a 2017, mas no ano passado, um adiamento por mais três anos voltou a amparar os arrendatários até 2020 (e os arrendatários com mais de 65 anos ou com deficiência até 2022).

“Terminado o período transitório, o valor da renda a apurar será igual a 1/15 avos do valor patrimonial do imóvel. Uma renda que hoje está em 120 euros pode passar para 500 ou 600 euros à vontade”, explica Romão Lavadinho.

Em relação aos contratos que estão em causa, o presidente da Associação dos Inquilinos admite que serão “um pouco mais de cem mil“, lembrando que a maioria destas pessoas é de idade avançada.

No entanto, não há números certos sobre quantas pessoas podem ser confrontadas com esta subida nem dados sobre o número de despejos ou “convites” à saída de proprietários. Mas Romão Lavadinho admite que a situação “é grave”, porque à medida que os contratos vão chegando ao fim, “os proprietários ou aumentam a renda ou rescindem os contratos”.

Ainda assim, António Frias Marques, da Associação Nacional de Proprietários, diz ao jornal que, embora o fim do período de transição possa levar a um aumento das rendas, “a maioria destes inquilinos tem mais de 65 anos e rendimentos baixos que a lei protege“.

Em Lisboa, a câmara municipal vai criar um mecanismo de apoio aos despejos e à habitação, que deverá estar operacional no início de maio, avança o DN.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Das confortáveis rendas Salazaristas injustificadas nos dias de hoje devido há sucessiva inflação estão a dar lugar possivelmente a um aumento incomportável para a maioria dos inquilinos.

    • … “as confortáveis rendas Salazaristas” estavam de acordo com o custo de vida e os salários de então, assim como o valor dos respectivos prédios. Hoje, as rendas faraónicas que se processam por habitações que não valem um décimo do que se paga de renda, continuam a aumentar e a engordar os senhorios menos escrupulosos.

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …