Remodelação alargada à vista no Governo (e nova saída em breve)

1

João Bica / Portugal.gov

O secretário de Estado das Comunidades, Paulo Cafôfo.

Secretário de Estado das Comunidades deverá ser substituído e António Costa aproveitará para outras mexidas; dois ministros podem sair.

As demissões de ministros ou secretários de Estado foram-se acumulando no Governo actual, desde o ano passado.

Ao longo dos últimos meses essa “onda” desapareceu mas, aparentemente, haverá nova substituição em breve.

Paulo Cafôfo, secretário de Estado das Comunidades, está quase na porta de saída, indica o jornal Correio da Manhã.

No início deste mês, Cafôfo anunciou que é candidato à liderança do PS/Madeira. “Esta será a causa da minha vida”, disse na rádio TSF.

Este anúncio surgiu poucos dias depois das eleições na Madeira, onde o PS caiu de 19 para 11 deputados na Assembleia Regional.

Paulo Cafôfo não deve continuar no Governo em Lisboa porque, mais do que ser candidato, não informou o primeiro-ministro como era suposto.

O mesmo jornal informa que António Costa soube da candidatura por uma mensagem e, logo a seguir, Cafôfo anunciou publicamente a sua candidatura – sem ter uma conversa com o primeiro-ministro (algo de que Costa não gostou).

O secretário de Estado das Comunidades – que foi presidente da Câmara Municipal do Funchal entre 2013 e 2019 – disse que, mesmo sendo candidato na Madeira, está disponível para continuar no Governo. Mas tal não deve acontecer.

Remodelação

As eleições no PS/Madeira serão em breve: daqui a pouco mais de um mês, no dia 2 de Dezembro.

Ou seja, já em Novembro, outra pessoa deverá ser nomeada para novo secretário de Estado das Comunidades.

Mas esta substituição não será a única: António Costa pode aproveitar este momento para uma remodelação mais alargada no Governo.

O Executivo será refrescado, provavelmente, no Ministério dos Negócios Estrangeiros – o ministro João Gomes Cravinho tem “tremido” – e no Ministério da Justiça – aqui pode sair a ministra Catarina Sarmento e Castro, mas por opção da própria.

Além disso, há elementos do Governo que devem ser candidatos às eleições europeias de 2024; vários podem sair do Executivo por causa desse acto eleitoral marcado para Junho.

ZAP //

1 Comment

  1. E o ministro da saúde, e a ministra da defesa, não estão a fazer nada de bom. Costa devia substituí-los o mais depressa possível.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.