Há vários surtos de sarampo pelos EUA e começam a aparecer crianças com a doença e com overdoses de vitamina A, remédio alternativo sugerido pelo Secretário da Saúde do país, Robert F. Kennedy Jr..
Kennedy Jr. é conhecido pelas posições anti-vacina, mas suas declarações numa altura em que há surtos de sarampo a alastrarem-se por vários estados, são preocupantes. Uma criança já morreu com a doença.
Há uma vacina que é altamente eficaz na prevenção do sarampo, mas não existe nenhum tratamento antiviral específico para esta infecção.
Habitualmente, os médicos prescrevem medicamentos para lidar com os sintomas do sarampo que podem incluir febre alta, conjuntivite, tosse seca e dor de garganta, e manchas vermelhas na pele.
Contudo, o movimento anti-vacinas tem crescido e muitos pais recusam-se a vacinar os filhos, virando-se para os conselhos que se espalham pela Internet, e que o próprio Kennedy Jr. alimenta.
Kennedy Jr. recomenda óleo de fígado de bacalhau contra o sarampo
Numa entrevista na última semana num canal norte-americano, o Secretário da Saúde recomendou o uso de remédios alternativos para combater o sarampo, referindo, nomeadamente, o óleo de fígado de bacalhau, que é rico em vitamina A.
Kennedy Jr. realçou na mesma entrevista, que o uso deste óleo leva a uma “recuperação quase milagrosa e instantânea” da doença, citando médicos que estarão a usá-lo como tratamento em hospitais dos EUA.
Mas a CNN nota que um dos médicos em quem Kennedy Jr. estará a inspirar-se tem “um historial problemático”, frisando que terá sido sancionado pelo Conselho Médico do Texas em 2003, por “uso invulgar de medicamentos de risco”.
O Secretário da Saúde insistiu também que a vacinação contra o sarampo deve ser uma escolha pessoal, notando que a sua Secretaria da Saúde recomenda aos médicos locais que “considerem a vitamina A e os seus protocolos”.
Há dias, Kennedy Jr. já tinha dado que falar quando defendeu que se devia deixar espalhar o vírus da gripe das aves como solução para epidemia.
Crianças com sarampo e overdoses de vitamina A
Os médicos recomendam a vitamina A nos casos de sarampo grave, nomeadamente para reduzir o risco de complicações graves, como cegueira, e para fortalecer o sistema imunológico. Mas notam que esta é mais adequada em países pobres, onde as crianças podem estar desnutridas.
Kennedy Jr. sugeriu que a criança, não vacinada, que morreu na semana passada, com sarampo, poderia sofrer de malnutrição. “É muito, muito difícil que o sarampo mate uma pessoa saudável”, notou.
Mas a pediatra Leslie Motheral, que exerce no Texas, destaca na CNN que as crianças norte-americanas estão “muito bem nutridas”, considerando as declarações do Secretário da Saúde “preocupantes”.
“Não importa se tem problemas médicos subjacentes ou se é saudável, o sarampo pode ser prejudicial. É o tipo de vírus que não discrimina“, aponta a pediatra.
Entretanto, estão a chegar aos hospitais do Texas, onde há maior preocupação com o surto, casos de complicações em crianças que tomaram doses excessivas de vitamina A, apresentando danos no fígado e a pele amarelada, como reporta o jornal New York Times. Para agravar a situação, ainda têm os sintomas do sarampo.
Responsável pelas vacinas nos EUA obrigado a demitir-se
No meio dos surtos e das políticas da Secretaria da Saúde, o chefe do departamento responsável por garantir a segurança e a eficácia das vacinas nos EUA, Peter Marks, demitiu-se do cargo, como adianta a CNN.
Marks, que liderava o Centro de Avaliação e Investigação Biológica da FDA, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA, terá sido confrontado com duas possibilidades: ou se demitia, ou era demitido.
“Tornou-se claro que a verdade e a transparência não são desejadas pelo Secretário [da Saúde]”, escreve Marks na sua carta de demissão, como cita a CNN. O que Kennedy Jr. deseja é “uma confirmação subserviente das suas informações erradas e das mentiras“, acrescenta.
Marks teve um papel essencial no programa norte-americano de desenvolvimento da vacina contra a covid-19, além de ter supervisionado a aprovação de vacinas mais recentes.
A sua demissão é encarada com preocupação por especialistas de saúde, tanto mais a meio dos surtos de sarampo pelos EUA.
“Não é assim que tornamos a América saudável”
O médico Ashish Jha, reitor da Escola de Saúde Pública da Universidade Brown e coordenador da resposta à covid-19 durante a presidência de Joe Biden, elogia Marks numa publicação na rede social X, onde o define como “um dos mais brilhantes e dedicados cientistas e funcionários públicos”.
“Ajudou a conduzir o rigor científico e a transparência na FDA”, destaca ainda Jha, notando que está “a ser empurrado para fora” da instituição e que a sua saída vai “tornar a FDA dramaticamente mais fraca e menos eficaz“.
“Não é assim que tornamos a América saudável“, destaca ainda numa referência ao slogan que Kennedy Jr. tem usado como Secretário da Saúde dos EUA.
Peter Marks is one of the most brilliant, dedicated scientists and public servants
He helped usher in scientific rigor and transparency into the FDA
And tonight, he is being pushed out
Making the FDA dramatically weaker, less effective
This is not how we make America healthy
— Ashish K. Jha, MD, MPH (@ashishkjha) March 29, 2025
É de aplaudir o excelente trabalho de Robert Kennedy é natural que esteja debaixo de fogo dados os interesses da máfia farmacêutica onde está a tocar.
Os Trumpistas são excelentes. são os maiores de todos os tempos, para se gabarem sao eles muito bons. Espero que quando terminarem o mandato, os EUA ainda tenham hipotese de recuperação, pelo menos em termos de credibilidade vão demorar muito a recuperar dos estragos que estes anormais gananciosos estao a fazer.
Quanto a este Kennedy, o tio deve estar farto de dar voltas no tumulo tal o desgosto. Este anormal a comandar a saude é a mesma coisa que por um condutor de tuk-tuk a pilotar um avião.
Com esta regressão nas políticas da Saúde em breve os EUA estarão ao nível da República do Congo. Vamos também assistir a uma migração de Doentes para países mais avançados cientificamente. Sem um sistema de saúde público universal e com a redução dos pobres e idosos no Medicare os EUA tornam-se num país tóxico para gente normal.
Os estados unidos cada vez mais os palhaços do mundo. Quem diria…
EUA a caminho do fascismo.
Se continuam assim ainda vão ser objecto de uma operação militar especial por parte da Rússia, para os “desnazificar”.
Anda todo o mundo a dormir pelos States?
Raios ….que má lembrança tenho das colheradas de Oléo de Fígado de Bacalhau , que me obrigavam a engolir en criança !