Ser religioso aumenta a esperança média de vida

JMJ Rio 2013 / Flickr

Ser religioso pode aumentar a esperança média de vida. Segundo um estudo, que analisou os obituários de mais de mil pessoas dos EUA, as pessoas religiosas  vivem, em média, quase mais 4 anos do que os ateus. 

As conclusões encontradas mantiveram-se iguais mesmo depois dos pesquisadores levarem em conta aspetos como o género e o estado civil, dois critérios conhecidos por influenciarem o tempo médio de vida.

Na verdade, as mulheres vivem de 4,8 anos a mais que os homens mas, a influência da religião na esperança média de vida também chegou perto destes valores, de acordo com os investigadores.

“A afiliação religiosa teve um efeito quase tão forte sobre a longevidade de vida como o sexo, que é uma questão de anos de vida” disse Laura Wallace, autora principal do estudo e aluna de doutoramento em Psicologia na Universidade de Ohio, num comunicado.

Este novo estudo, publicado esta quarta-feira na revista Social Psychological and Personality Science, vai ao encontro de estudos realizados anteriormente que relacionam a religião com benefícios para a saúde.

Há pesquisas que afirmam que frequentar serviços religiosos está diretamente ligado a uma maior longevidade de vida. No entanto, estes estudos costumavam usar os próprios testemunhos das utilizadores destes serviços, não sendo certo qual seria a precisão das informações recolhidas.

Os investigadores notaram ainda que o estudo encontrou apenas uma associação, não tendo sido possível determinar se ser religioso aumenta o tempo de vida ou se as pessoas mais saudáveis tendem a ser mais religiosas.

Religião e tempo de vida

Para realizar o estudo, os investigadores analisaram cerca de 1.100 obituários de 42  cidades importantes dos EUA publicadas online entre 2010 e 2011. Considerava-se uma pessoa religiosa caso o obituário mencionasse atividades religiosas.

Os investigadores também tiveram em conta a idade da pessoa em causa, o género e o estado civil bem como, o número de atividade sociais e voluntárias em que participavam. Uma análise mais aprofundada revelou que o voluntariado e a participação em organizações sociais explicavam parte, mas não toda a relação entre religião e longevidade de vida.

De acordo com os investigadores, o estilo de vida também poderá ajudar a explicar a associação encontrada. Muitas religiões têm regras que restringem práticas de vida menos saudáveis como, por exemplo, o uso de álcool e drogas, que pode ter influência na longevidade de vida.

Além disso, “muitas religiões promovem práticas para redução do stress que podem melhorar a saúde dos fiéis, como a gratidão, a oração ou meditação”, disse o co-autor do estudo Baldwin Way, professor associado de psicologia em Ohio.

As conclusões encontradas também sugerem que o nível geral de religiosidade numa cidade e a forma como os habitantes a valorizam em de acordo com as normas sociais, também pode afetar também a ligação entre religião e tempo de vida.

Nas cidades extremamente religiosas, onde é importante viver em conformidade com as normas sociais, as pessoas religiosas tendiam a viver mais do que as pessoas não religiosas. Por outro lado, nas cidades altamente religiosas, onde não era tão valorizado viver segundo as normas sociais, as pessoas não religiosas tendiam a viver o mesmo que as pessoas religiosas, disse Wallace.

Os investigadores apelidaram este fenómeno de efeito “transbordante”. Neste efeito, os benefícios positivos associados à prática de uma religião estendem-se para a população não religiosa. Ou seja, os ateus podem ser influenciados positivamente por estarem inseridos num ambiente religioso sem que sejam religiosos, provavelmente devido à saúde mental e física da comunidade.

No entanto, a equipa de investigação salienta ainda que estes representam apenas resultados preliminares que necessitam de ser replicados noutros estudos.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. acho que prefiro ir mais cedo os tais 4 ou 5 anos,do que passar grande parte da vida em ( dieta ) disto ou daquilo,afinal essa gente na sua maioria sao ignorantes ,que pouco mais sabem alem das suas ( biblias ) e tem vidas aparvalhadas e monotonas

RESPONDER

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …

Portugal deverá perder dois milhões de habitantes até 2080

A população residente em Portugal poderá baixar dos atuais 10,3 milhões de habitantes para 8,2 milhões em 2080, de acordo com projeções do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgadas. Os mesmos dados indicam, porém, …