Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

Wikimedia

Painéis solares

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares.

No entanto, uma nova pesquisa sugere que grande parte desse trabalho pode depender da exploração da população uigur da região, tal como de outras minorias étnicas e religiosas.

O relatório, ao qual a CNN teve acesso, apresenta evidências de uma realidade preocupante: os componentes para a produção de energia limpa podem ser criados com carvão e através de trabalho forçado.

Nos últimos tempos, a China tem vindo a negar repetidamente todas as acusações de abusos de direitos humanos em Xinjiang, mas o Ministério das Relações Exteriores da China não respondeu a um pedido de comentários da CNN sobre o mais recente relatório.

Contudo, questionado na passada quarta-feira sobre as alegações de trabalho forçado as cadeias de fornecimento de painéis solares em Xinjiang, o porta-voz das Relações Exteriores, Hua Chunying, classificou as alegações como “uma mentira ultrajante”.

“Alguns países ocidentais e forças anti-China fazem de tudo para divulgar o chamado ‘trabalho forçado’ na indústria de cultivo de algodão de Xinjiang. Agora estão a virar-se para a indústria de energia solar”, lamentou o responsável chinês.

As alegações foram levantadas antes que o trabalho forçado em Xinjiang fosse usado para produzir polissilício, um componente-chave para a fabricação de painéis solares. Ainda assim, o relatório indica que a prática também é usada na mineração e processamento de quartzo – matéria-prima essencial no início da cadeia de fornecimento de painéis solares.

“A procura global por energia solar encorajou as empresas chinesas a fazerem o possível para tornar a responsabilidade climática o mais barata possível“, garante o relatório, que acrescenta que essa situação acaba por ter “um grande custo para os trabalhadores”.

O relatório cita centenas de divulgações corporativas publicamente disponíveis, declarações governamentais, artigos dos media estatais, partilhas das redes sociais, relatórios do setor e imagens de satélite, e detalha a sua investigação em mais de 30 empresas de produtos solares para determinar se foram sujeitas a trabalho forçado nas suas correntes de fornecimento.

Ao longo dos anos, o governo dos Estados Unidos tem alertado que até dois milhões de uigures, e outros grupos minoritários muçulmanos em Xinjiang, foram presos em campos de reeducação.

Vários governos ocidentais e organizações de direitos humanos também alegam que as minorias na região são submetidas a abusos físicos, tentativas de doutrinação e trabalho forçado.

Enquanto isso, Pequim nega os abusos de direitos humanos na região, afirmando que as suas instalações são “centros vocacionais” onde as pessoas trabalham e aprendem.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …

Secretário-geral do PSD prevê "grande resultado" nacional nas autárquicas

O secretário-geral e coordenador autárquico do PSD disse antecipar que o partido terá "um grande resultado no país" e manifestou-se convicto da vitória em Portalegre, com a candidata Fermelinda Carvalho. No jantar de encerramento do primeiro …

"Um absurdo". Em 2424 vagas, só 2 professores com menos de 30 anos devem entrar nos quadros

O envelhecimento da carreira docente volta a fazer parte das reclamações da Federação Nacional de Professores (Fenprof), com o secretário-geral da entidade, Mário Nogueira, a revelar que, no próximo concurso de acesso aos quadros da …

Pfizer investiga pessoas vacinadas que contraíram a doença e estuda impacto da dose de reforço

A farmacêutica Pfizer vai realizar um estudo sobre um grupo de pessoas que depois de vacinadas contra o covid-19 contraíram a doença para determinar se é necessária uma dose de reforço. O anúncio sobre a investigação …

Vídeo da TAP a contratar em Espanha gera revolta. Companhia já abriu inquérito disciplinar

Numa altura em que o cenário do despedimento colectivo na TAP está na agenda política nacional, há um vídeo que revela o director de Recursos Humanos da companhia numa acção de recrutamento de trabalhadores em …

Defesa alega que Salgado tem “lapsos de memória” e “desgaste físico e emocional”

Os advogados apresentam um apanhado do que chamam do perfil psicológico do arguido, bem como as condições físicas em que atualmente se encontra. A contestação conta com 191 páginas. Tendo em conta o escrutínio público a …

"Errar é humano". Rui Moreira defende Medina das críticas (mas garante que no Porto não aconteceria algo semelhante)

Depois de Fernando Medina se ver envolvido no casos dos dados dos ativistas russos, Rui Moreira vem defender o seu homólogo dizendo que este não deverá abandonar a autarquia lisboeta. Em entrevista à TVI24, o Presidente …

"Cena de Kafka ou de Orwell". Bielorrússia exibe Protasevich em conferência de imprensa

As autoridades bielorrussas exibiram, esta segunda-feira, o jornalista Roman Protasevich, numa conferência de imprensa descrita pela oposição como uma "cena kafkiana" e realizada sob "coação". Esta segunda-feira, Roman Protasevich esteve presente numa conferência de imprensa do …

Pipa conhece interesse do Sporting e não descarta transferência

Gonzalo Ávila Gordon, mais conhecido por Pipa, tem sido observado pelo Sporting CP como opção para concorrer pelo lugar de Pedro Porro. "Vi as notícias, sei que o Sporting é o campeão português e um grande …