Relatório do PSD propõe part-time para mães com salário completo por um ano

nejcbole / Flickr

-

Um relatório sobre políticas de natalidade apresentado esta terça-feira sugere que as mães portuguesas possam trabalhar em part-time recebendo o ordenado por inteiro durante um ano após a licença parental.

O documento, encomendado pelo Partido Social Democrata (PSD) a uma equipa de onze personalidades de várias áreas, propõe um conjunto de medidas nas áreas da fiscalidade, saúde, educação, trabalho e família que visam a formulação de uma política de promoção da natalidade.

Coordenado pelo professor universitário Joaquim Azevedo, o relatório conta também como autores, entre outros, com a pediatra e diretora clínica do Centro Hospitalar Lisboa-Norte, Maria do Céu Machado, e Ana Cid Gonçalves, da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

No que respeita à conciliação trabalho-família, o relatório “Por um Portugal amigo das crianças, da família e da natalidade (2015-2035)” propõe, entre outras medidas, que após o período atualmente em vigor da licença parental, a mãe possa receber a totalidade do ordenado durante mais um ano.

O gozo da licença parental além dos 180 dias é pago apenas a 50 por cento do valor anual bruto.

Adicionalmente, a medida prevê também a contratação pelo empregador, durante um ano, de um trabalhador substituto, que terá de estar desempregado e a receber subsídio.

O Estado pagará 50 por cento do custo da mãe, mas deixará de pagar o subsídio de desemprego ao trabalhador substituto.

Com esta medida, pretende-se “minorar custos e potenciar benefícios a todos os intervenientes”, adianta o relatório, explicando que se possibilita que a mãe continue a receber o ordenado na totalidade, a empresa possa manter um trabalhador a tempo inteiro sem custos adicionais e seja aberta uma oportunidade de trabalho para desempregados.

O Estado, acrescenta o texto, promoveria desta forma a natalidade “com custo baixo, ou mesmo nulo”.

O documento propõe também uma “redução de duas a quatro horas” do horário laboral para os pais e mães com filhos até 6 anos, sendo que a redução salarial correspondente não deverá ultrapassar os 50 por cento do salário.

A medida, que será financiada através de “instrumentos fiscais e orçamentais”, visa dar aos pais “mais tempo para acompanhar os filhos”.

Outras medidas

A partilha do tempo de licença parental entre pai e mãe em simultâneo e o alargamento da possibilidade de atribuição de vales sociais aos trabalhadores que tenham isenção de IRS e Taxa Social Única para utilizarem, em função do número de filhos, em despesas com amas, creches, escolas, atividades extracurriculares, universidades, saúde, transportes, vestuário e calçado são outras medidas propostas no relatório.

O estudo foi realizado no âmbito do Instituto Sá Carneiro pela Comissão para uma Política da Natalidade em Portugal, constituída em abril de 2014, na sequência do Congresso do PSD, mas os autores sublinham a “independência” do relatório, fazendo votos para que “todas as organizações políticas e sociais, públicas, privadas e do setor social” possam inspirar-se nele “para a concretização urgente” de uma política de natalidade.

O relatório considera que a natalidade em Portugal está “numa situação de não retorno”, tendo passado na década de 80 de 2,0 filhos por mulher em idade fértil para 1,21 na atualidade.

“Enquanto nasciam cerca de 100 mil crianças há 4 anos, agora estamos já abaixo das 80 mil/ano”, uma situação que, segundo os peritos, “impede a renovação das gerações e conduz a perdas drásticas de população” em poucas décadas.

O estudo retoma números do Instituto Nacional de Estatística, que alertam para valores mínimos de 6,3 milhões de habitantes e máximos de 9, 2 milhões de habitantes em Portugal em 2060.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acho piada quando dizem ‘alargamento da possibilidade de atribuição de vales sociais aos trabalhadores que tenham isenção de IRS e Taxa Social Única para utilizarem, em função do número de filhos, em despesas com amas, creches, escolas, atividades extracurriculares, universidades, saúde, transportes, vestuário e calçado são outras medidas propostas no relatório.’ Então e quem não é isento e já tem 2 crianças? Onde estão as ajudas para os casais que trabalham fora da sua zona de residência? Francamente…este país é uma palhaçada!!!!

RESPONDER

Cientistas já sabem como é que raro tipo sanguíneo ajuda a prevenir a malária

Um raro tipo sanguíneo, encontrado apenas em algumas partes da África Oriental, parece proporcionar uma resistência natural à malária. Cientistas pensam ter descoberto como é isto possível. Em 2017, depois de terem analisado milhares de genomas no …

"Nem mais um tostão". Rio defende nova auditoria ao Novo Banco (e vai votar a favor do projeto do BE)

O presidente do PSD sugeriu que seja realizada uma auditoria ao Novo Banco por uma instituição pública como o Tribunal de Contas (TdC) e disse estar disponível para aprovar a proposta de comissão de inquérito …

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …