Tribunal invalida perícias médicas e anula pena a pai condenado por violar a filha

Um homem de 58 anos, que tinha sido condenado, em primeira instância, a oito anos e meio de prisão por agredir e violar a filha de 12 anos foi absolvido pelo Tribunal da Relação de Évora num acórdão que fala de “ausência de provas”, desvalorizando o testemunho da alegada vítima e as perícias médicas.

O acórdão, que é divulgado pelo Jornal de Notícias (JN) na sua edição desta quarta-feira, refere a “ausência de provas” e um “erro notório na apreciação da prova” como justificações para anular a pena de 8 anos de prisão que tinha sido aplicada ao homem de 58 anos.

O Tribunal de primeira instância considerou que as agressões à criança de 12 anos foram dadas como provadas por exames médicos e perícias feitos em julgamento. Além disso, teve em conta o testemunho da alegada vítima que foi confirmado por uma perícia psicológica do Instituto de Medicina Legal.

A criança chegou a ser atendida no hospital, apresentando lesões nas pernas, e os exames físicos realizados concluíram que havia sinais de agressões em contexto de violência doméstica.

Mas o Tribunal da Relação de Évora, que analisou o recurso apresentado pela defesa do homem, considerou que há “ausência de provas”, desvalorizando o depoimento da vítima por as suas declarações serem pouco detalhadas quanto às agressões físicas e sexuais, como cita o JN.

Os juízes da Relação vincam que o depoimento da menor não pode ser aceite só por si, sem levantar críticas ou suspeitas, porque isso pode pôr em causa a justiça do processo.

Além disso, o acórdão dá credibilidade ao arguido que alegou que os problemas com a filha começaram quando tentou impor-lhe regras.

A irmã do arguido também declarou em tribunal que as lesões nas pernas teriam sido provocadas durante a arrumação de móveis no quarto da alegada vítima.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …

Voo "para lado nenhum" esgota em tempo recorde. Bastaram 2,5 minutos

A companhia aérea australiana Qantas vendeu os bilhetes para o próximo "voo para lugar nenhum" em tempo recorde: 2,5 minutos. A Qantas está a promover um novo "voo para lugar nenhum" que dará aos famintos por …

Todos queriam "O Senhor dos Anéis". Mas cinemas chineses foram obrigados a exibir filmes de propaganda

Pequim ordenou que os cinemas chineses divulgassem propaganda em homenagem ao Partido Comunista. Os cinéfilos do país, que clamam pelos filmes de Hollywood, revoltaram-se. A 1 de abril, no dia em que entrou em vigor um …

Presidente da República condecorou Jorge Coelho a título póstumo

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, o antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira, …

Comer caladas, autocarro sem parque, pavilhão sujo: assim foi uma final europeia

Episódios quase inacreditáveis rodearam a final feminina da Taça EHF. O diretor da equipa vencedora conta tudo o que aconteceu (e há muito para contar). O Rincón Fertilidad Málaga conquistou a Taça EHF feminina desta época. …