Reis de Espanha de visita a Portugal

Fermín R.F. / Wikimedia

Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia

Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia

Os reis de Espanha visitam esta segunda-feira Portugal, na segunda viagem oficial internacional após a proclamação de Felipe VI, encontrando-se com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com a presidente do Parlamento e com o primeiro-ministro.

De acordo com informação divulgada pela Presidência da República, a visita oficial de Felipe VI e Letizia inicia-se pelas 11:20, no Palácio de Belém, onde serão recebidos com honras militares.

Após a assinatura do Livro de Honra, o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva e a mulher, Maria Cavaco Silva, encontram-se com os reis de Espanha, estando prevista depois uma reunião entre Cavaco Silva e Felipe VI, com a participação das respetivas delegações.

Paralelamente, Maria Cavaco Silva e a rainha Letizia encontram-se com a presidente da Federação das Doenças Raras, Paula Costa, também no Palácio de Belém.

Os reis deslocam-se depois para o Palácio de Queluz, onde serão recebidos pelo Presidente e Maria Cavaco Silva e assistirão a uma exibição dos cavalos da Escola Portuguesa de Arte Equestre, participando depois num almoço oferecido pela Presidência, em sua honra, na Sala do Trono.

O chefe de Estado português e Felipe VI deverão proferir discursos e brindes nesta ocasião.

Depois, os monarcas espanhóis dirigem-se para o parlamento, onde irão assinar também o Livro de Honra e receber cumprimentos de deputados, reunindo-se depois com a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.

Carlos Alvarez / Flickr

Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia

Momento de cumplicidade de Felipe e Letizia na cerimónia de coroação

Realizam ainda uma breve visita à Assembleia da República e visitam a exposição “O Nascimento de uma Democracia”, segundo informação divulgada pelo parlamento.

Os reis espanhóis dirigem-se depois para o Palácio de São Bento, para um encontro com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

As visitas de apresentação

O Presidente português convidou os novos monarcas espanhóis a visitar o país, quando enviou a sua felicitação no passado dia 19 – data da coroação de Felipe VI – expressando que Espanha é uma nação com a qual Portugal mantém “laços especiais de amizade”.

De acordo com a Casa Real espanhola, esta viagem insere-se num conjunto de visitas de apresentação que os reis realizarão aos países vizinhos, incluindo Marrocos, França e Bélgica.

Na primeira viagem após a coroação, Felipe VI e Letizia deslocaram-se ao Vaticano, onde foram recebidos pelo papa Francisco, no passado dia 30.

A última vez que o casal real visitou Portugal foi em maio de 2012, na altura como príncipes das Astúrias.

Na altura, Felipe e Letizia também foram recebidos por Cavaco Silva, cumprindo uma agenda de três dias que incluiu vários atos oficiais com as principais autoridades portuguesas e figuras destacadas das áreas da cultura, política e economia.

Foram igualmente recebidos na Assembleia da República e deslocaram-se a Braga para visitar o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, um ambicioso projeto científico que conta com o apoio dos dois países.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …