Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

number10gov / Flickr

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte de Inglaterra.

O balanço oficial acumulado de mortes de pessoas que testaram positivo passou assim para 41.358 óbitos, e o número de infeções diagnosticadas desde o início da pandemia de covid-19 até esta sexta-feira é de 316.367 casos.

Na quinta-feira tinham sido registadas 18 mortes e 1.129 infeções, sendo hoje o quarto dia consecutivo em que foram identificados mais de mil casos de contágio no Reino Unido.

De acordo com as autoridades, a taxa de transmissibilidade em Inglaterra é atualmente de entre 0,8 e 1 e os dados indicam um aumento contínuo ou uma ausência de redução dos casos em algumas regiões com surtos, pelo que manteve restrições atualmente em vigor.

Além da área de Manchester, são afetadas várias cidades e localidades dos condados de Lancashire e West Yorkshire, como Blackburn, Burnley, Bradford ou Calderdale.

A cidade de Leicester, onde foi decretado um confinamento no início de julho devido a um surto de coronavírus, também continua sob restrições, embora bares e restaurantes e outro tipo de negócios não essenciais e espaços de entretenimento tenham entretanto sido autorizados a funcionar. Assim, pessoas pertencentes a agregados familiares diferentes continuam sem se poder encontrar dentro de casa e em jardins privados e só podem encontrar-se em locais públicos ao ar livre grupos de até seis pessoas.

As restrições atuais permitem que as pessoas se encontrem em grupos de até seis indivíduos ou duas famílias em locais públicos ao ar livre.

Infrações a estas medidas ou ajuntamentos com mais de 30 pessoas podem ser penalizados com multas de até 3.200 libras (3.600 euros). Esta decisão determina que as áreas afetadas possam beneficiar do levantamento de mais setores da economia previsto para sábado em Inglaterra, onde vai ser permitida a reabertura de espaços de bowling e de patinagem e a realização de casamentos com até 30 pessoas.

O governo britânico vai autorizou a realização de eventos em teatros e salas de concertos, desde que respeitado o distanciamento social, e pilotos com público em competições desportivas com vista a permitir à reabertura de grandes salas e estádios em outubro.

Alemanha com o maior número de casos desde maio

Na Alemanha, o número de novos casos de covid-19 continua a aumentar com 1.449 infeções detetadas nas últimas 24 horas, o valor mais alto desde 1 de maio, de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI). A Renânia do Norte-Vestefália foi o estado federado com o maior número de novos contágios, 538, seguindo-se a Baviera com 209. A região de Berlim não enviou qualquer contabilização para o RKI.

A Alemanha soma um total de 221.413 casos diagnosticados desde o início da pandemia de covid-19, dos quais 200.200 já foram considerados curados (uma subida de aproximadamente 700 em relação ao dia anterior).

Houve um aumento de 14 vítimas mortais para um total de 9.225.

O pico de contágios na Alemanha aconteceu em abril, com mais de 6.000 casos. Os números seguiram depois uma tendência decrescente até julho, altura em que voltaram a aumentar. Segundo o RKI, a taxa de contágio tem sido de 1 ou superior desde meados de julho devido ao “maior número de pequenos surtos”, mas também ao “total de casos em todo o país, que tem aumentado continuamente desde o relaxamento das medidas de contenção”, ajudado pela “subida de casos entre pessoas que regressam das férias”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …