Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

(h) Metropolitan Police

Sabina Nessa

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas acabou por lhe custar a vida.

Na passada sexta-feira, Sabina Nessa saiu de casa por volta das 20h30. Ia encontrar-se com um amigo no bar Depot, perto da sua habitação. Pelo caminho, a professora primária passou pelo Parque Cator, na zona sudeste de Londres, e não saiu de lá com vida.

Terá sido nessa zona que a jovem, de apenas 28 anos, foi atacada. “O trajeto da Sabina devia ter demorado cinco minutos, mas ela nunca chegou ao seu destino”, disse, ao The Guardian, o inspetor Joe Garrity, responsável pela investigação.



“Sabemos que a comunidade está chocada com este homicídio – como nós – e estamos a utilizar todos os recursos disponíveis para encontrar o responsável”, acrescentou. O corpo de Nessa foi encontrado no dia seguinte, mas ainda ninguém sabe quem assassinou a professora.

Ainda assim, as autoridades estão a analisar a possibilidade de o ataque ter sido perpetrado por um desconhecido, um homem de 40 anos que chegou a ser detido por suspeitas de estar ligado ao homicídio. Segundo o Observador, acabou por ser libertado.

Em declarações ao diário britânico, Trevor Lawry, da polícia metropolitana de Londres, insistiu que as ruas de Londres “são seguras para as mulheres”, apesar de não poder descartar que o assassino de Sabina Nessa pudesse voltar a atacar.

O assassinato da jovem, que se segue aos assassinatos de Sarah Everard e das irmãs Nicole Smallman e Bibaa Henry, suscitou novamente o debate sobre a segurança das mulheres no Reino Unido, além de ter chocado o país.

Esta sexta-feira, altura em que se assinala uma semana da morte de Sabina, haverá uma vigília em sua memória em Pegler Square, numa cerimónia preparada pelo grupo Reclaim These Streets, que assumiu protagonismo na luta pela defesa da segurança das mulheres.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nuvem de dióxido de enxofre do vulcão de La Palma chega à Península Ibérica

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou que uma nuvem de dióxido de enxofre, proveniente do vulcão Cumbre Vieja, em ilha La Palma, nas Canárias, atingiu a Península Ibérica. A informação …

Papa aprova milagre e abre caminho à beatificação de João Paulo I

O Papa Francisco autorizou esta quarta-feira a promulgação do decreto relativo ao milagre atribuído a João Paulo I (Albino Luciani), nascido em 17 de outubro de 1912 em Forno di Canale (hoje Canale d'Agordo, Itália) …

Pedro Nuno defende que OE2022 é "talvez o melhor" - e "seria muito mau se não fosse aprovado"

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, considerou hoje que o Orçamento do Estado (OE) para 2022 é "talvez o melhor" deste Governo e "seria muito mau para o país se não …

Exames de acesso ao ensino superior podem ser usados durante quatro anos

Os exames nacionais vão poder ser utilizados na candidatura ao acesso ao ensino superior durante quatro anos após a sua realização, sendo que os alunos que optem por repetir as provas podem escolher a melhor …

I Liga: Sporting em desvantagem durante... 2% do tempo jogado

Benfica e FC Porto jogam mais tempo a ganhar, no que se disputou até agora no campeonato. Arouca no fundo, embora não esteja no último lugar da classificação. A pausa habitual para jogos entre selecções nacionais …

Costa pede estabilidade e diz que "a política é como o futebol, em equipa que ganha não se deve mexer”

O primeiro-ministro, António Costa, destacou esta quarta-feira a importância da estabilidade económica e financeira do país na atração de investimento estrangeiro e frisou, em Sines, a necessidade de dar continuidade às políticas que a têm …

Portugal regista mais 828 casos e nove mortes. Incidência e transmissibilidade sobem

Portugal regista hoje mais 828 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, nove mortes associadas à covid-19 e uma nova redução no número de internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o boletim …

Igreja Católica portuguesa pode ser submetida a investigação sobre pedofilia, admite bispo de Fátima

Bispo de Leiria-Fátima afirmou que a Igreja não pode ter uma "atitude de contemplação" e disse mão ter conhecimentos de casos do género no passado. À semelhança do que aconteceu em França, também a Igreja Católica …

Vacinados deixam de precisar de testes em eventos desportivos, culturais e familiares

As pessoas com esquema vacinal completo há mais de 14 dias deixam de precisar de fazer testes de rastreio covid nalguns contextos, como reuniões familiares e eventos culturais, desportivos ou cooperativos. A norma da Direção-Geral da …

Operadoras de TV ameaçam subir preços por causa de taxa "ilegal" no OE

A proposta de Orçamento do Estado para 2022 prevê que os operadores de serviços de televisão por assinatura passem a pagar uma taxa semestral de dois euros por subscritor, que se traduzirá numa taxa anual …