Reino Unido disposto a pagar mais à UE pela fatura do Brexit

number10gov / Flickr

Artigo 50: A primeira-ministra britânica, Theresa May, assina a carta que deu início ao Brexit

O Governo da primeira-ministra britânica, Theresa May, acordou hoje em aumentar a oferta financeira à União Europeia para impulsionar as negociações sobre o Brexit, saída do Reino Unido do bloco comunitário, segundo informou a BBC.

A primeira-ministra conservadora reuniu-se hoje com os ministros para avaliar as negociações com Bruxelas e acordar a fatura que o Reino Unido deverá pagar pela sua retirada, prevista para março de 2019.

Na reunião, segundo informou a emissora BBC, não houve uma discussão sobre o momento concreto, mas os ministros concordaram que o país deveria pagar mais a fim de passar à segunda fase das negociações, centradas no vínculo comercial entre as partes.

De acordo com vários meios de comunicação social, o Reino Unido estará disposto a duplicar a sua oferta inicial até se situar num total de 38.000 milhões de libras (42,750 milhões de euros).

Apesar disso, o valor continua a situar-se bastante abaixo dos 60 mil milhões de euros pedidos por Bruxelas.

A primeira fase das negociações foi centrada na situação legal dos comunitários que vivem no Reino Unido e dos britânicos que vivem no continente, além do futuro da fronteira entre a província britânica da Irlanda do Norte e da República da Irlanda.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.