/

Rei saudita demite ministro por “má gestão” no combate ao coronavírus

Zamanalsamt / Flickr

O rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdulaziz Al Saud

O rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdulaziz Al Saud

O rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdulaziz Al Saud, destituiu esta segunda-feira o ministro da Saúde do reino, Abdullah al Rabiah, após críticas à sua gestão no combate ao coronavírus, que já provocou pelo menos 76 mortos no país.

Um comunicado da agência noticiosa oficial SPA informou que o monarca decidiu que a pasta da Saúde vai ser temporariamente ocupada pelo ministro do Trabalho, Adel Faqih.

Al Rabiah, designado conselheiro da Casa real saudita, tem sido atacado pelos ‘media’ locais por suposta “má gestão” face ao surto da Síndrome Respiratória Coronavírus (MERS).

Desde que foi diagnosticado o primeiro caso de coronavírus na Arábia Saudita, em setembro de 2012, pelo menos 72 pessoas já morreram no país, o mais afetado pelo vírus e num total de 231 casos detetados.

As autoridades anunciaram no sábado mais sete casos, com duas mortes, na cidade portuária de Yeda, costa saudita do mar Vermelho.

No domingo, o ministério saudita da Saúde informou que pretende fabricar com ajuda internacional uma vacina ou garantir um tratamento efetivo contra o coronavírus.

Os coronavírus constituem uma família viral que pode provocar doenças nos seres humanos que se manifestam desde uma simples gripe até à Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS).

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.