Como um rei francês da Idade Média influenciou as teorias da conspiração modernas

2

Musée Historique de Versailles / Wikimedia

Do ‘Pizzagate’ ao QAnon, as teorias da conspiração podem parecer um produto do mundo moderno, difundidas pela natureza omnipresente das redes sociais.

A 4 de dezembro de 2016, Edgar Welch invadiu uma pizzaria nos arredores de Washington, nos EUA, e abriu fogo. O autor do ataque pensou que deteria assim uma suposta rede de prostituição infantil ligada à então candidata democrata à Presidência Hillary Clinton — uma das muitas notícias falsas que circularam na época para afetar a sua campanha.

O ‘Pizzagate’ mostra que um clique errado pode levar-nos ao labirinto digital sem sentido das teorias da conspiração — mas é claro que esse não é um fenómeno exclusivo dos nossos tempos.

“As conspirações existem desde que existem os seres humanos. É uma maneira de explicar o inexplicável“, diz Kamy Akhavan, diretor-executivo do Centro para o Futuro Político da Universidade do Sul da Califórnia (USC, na sigla em inglês).

Será então que olhar para o passado pode nos ajudar a entender o presente?

“Quando comecei a aprender sobre o QAnon (a teoria da conspiração segundo a qual o ex-presidente americano Donald Trump estava a travar uma guerra secreta contra pedófilos e o ‘Estado profundo’), fiquei muito surpreso porque parecia praticamente que eles estavam a tirar tudo de um livro medieval“, afirma Jay Rubenstein, diretor do Centro para o Mundo Pré-Moderno da mesma universidade.

“Não me propus a estudar teorias da conspiração, mas acho que no contexto dos últimos dois anos tive que começar a pensar nelas porque ficou claro para mim que podem realmente afetar a maneira como o mundo funciona“, acrescenta.

Em poucas palavras

“Uma teoria da conspiração é a ideia de que um grupo nefasto está a conspirar para um objetivo malicioso“, resume Anni Sternisko, aluna de doutoramento na Escola de Psicologia Social da Universidade de Nova York, nos EUA.

As teorias da conspiração abrangem tudo — desde mensagens subliminares em anúncios publicitários até à chegada à Lua.

Mas há algo que as une…

“É uma narrativa simples. Tem que haver um vilão, que está escondido, a praticar todo o mal sem ser visto. Há as vítimas, que são oprimidas e pobres e merecem a nossa simpatia. E então há um herói que vai chegar e desmascarar o vilão”, explica Dan Edelstein, professor de Francês e História na Universidade de Stanford, nos EUA.

Na Idade Média, o maior vilão era o próprio diabo.

“A teoria da conspiração que realmente deu início a tudo na Idade Média foi o antijudaismo“, afirma Rubenstein.

“A crença era de que os judeus estavam a conspirar para retomar a Terra Santa por meio de um pacto com o diabo pelo qual sacrificariam uma criança cristã todos os anos na Páscoa até que o diabo lhes devolvesse Jerusalém.”

“Uma vez que esta ideia se enraizou, pareceu tornar-se quase uma questão de hábito desenvolver crenças conspiratórias sobre como o mundo funcionava.”

O mestre

Mas houve uma pessoa que se destacou como mais ninguém nesta arte.

“O maior e mais intenso teórico da conspiração da Idade Média foi o rei Filipe, o Belo, ou Filipe 4º da França (1268-1314)”, conta Rubenstein.

“A conspiração com a qual ele está mais associado envolveu os Cavaleiros Templários, uma ordem baseada em Jerusalém.”

“A filosofia básica deles era que viveriam como monges, mas lutariam como guerreiros. Renunciavam à propriedade e à família e viviam juntos numa comunidade.”

“Os Templários ganharam dinheiro em abundância. Arrecadaram doações, construíram igrejas por toda a Europa, tiveram tanto sucesso que conseguiram administrar as contas bancárias dos reis da França.”

“Mas, em 1307, Filipe, o Belo, decidiu que precisava de se livrar deles, e fez isso criando a sua própria teoria da conspiração. Disse que eles estavam envolvidos em práticas escandalosas: sodomia, pederastia, adoração a Satanás e feitiçaria.

“Enviou guardas para toda a França e, numa única noite, prendeu todos os Templários. É uma das conspirações mais bem-sucedidas de todos os tempos, e a mais bem-sucedida da Idade Média.”

Verdade e mentiras

A Idade Média chegou ao fim, mas a prática de usar esta arma multifuncional perdurou.

“Sempre que há momentos de agitação política ou social, há um aumento nas teorias da conspiração”, observa a escritora Sara Gorman, especialista em desinformação e negacionismo.

“Ao longo da história, as teorias da conspiração têm elementos semelhantes e, em geral, têm a ver com algo que está a acontecer no momento e que é difícil de explicar ou é bastante incerto, e está a tentar encontrar-se uma explicação.”

Distinguir entre notícias verdadeiras e notícias falsas requer informação — e isso, às vezes, era difícil de conseguir.

“Ao falar de um evento histórico do início da era moderna ou pré-moderna, é importante ter em mente que a informação era sempre escassa“, destaca Edelstein.

“Na maioria das vezes, as pessoas não sabiam o que estava a acontecer. Muitas vezes, não tinham como discernir se algo era verdade ou se era apenas mais um boato.”

“É por isso que acho que as teorias da conspiração são ainda mais propensas a surgir, sobretudo, nesses ambientes em que a informação é escassa e em que há  poucos meios para se decidir em que informação se pode confiar.”

O aperfeiçoamento

Um destes momentos foi a Revolução Francesa.

“Naquela época, elas estavam por toda parte”, diz o professor de Stanford.

“Um dos grupos mais importantes durante a Revolução Francesa foi o dos jacobinos, clube que se originou em Paris, em 1789, no início da revolução.”

“Em 1792, passou a ser visto como uma das alas mais radicais dos revolucionários franceses, e estava muito bem representado na política.”

“Eles eram muitas vezes aqueles que pressionavam por expurgos, para remover membros da Assembleia.”

Os jacobinos, como outros revolucionários da época, recorreram a teorias da conspiração que vinculavam os seus oponentes a governos e dinheiro estrangeiros e a conhecidos contrarrevolucionários.

“Usaram esta técnica e aperfeiçoaram a estratégia para deslegitimar os seus rivais.”

“É uma das áreas em que a Revolução Francesa é importante, porque é realmente quando se começa a ver emergir o género da teoria da conspiração moderna”.

As teorias da conspiração modernas

“Há um sentimento implícito de que a elite é corrupta. Não refletem os verdadeiros sentimentos do povo, e estão até mesmo a trabalhar ativamente contra os interesses do povo”, explica Edelstein.

“E os líderes carismáticos geralmente são os que sabem melhor como aproveitar esta narrativa.”

“Quando (o líder soviético Joseph) Estaline justificou o fracasso da tentativa de nacionalizar os cereais na Ucrânia — que levou a uma fome horrível, em que cerca de 3 milhões de pessoas morreram —, ele simplesmente descreveu isso como um ato de sabotagem e culpou os trotskistas.”

“Era mais fácil para muitos no poder político russo e para pessoas comuns acreditarem porque vinha do próprio Stálin.”

“Definitivamente há algo sobre quem está a divulgar a conspiração que contribui para seu sucesso”, conclui.

“As pessoas que desenvolvem teorias da conspiração são grandes narradores”, avalia Rubenstein. “São ótimas a contar histórias e reunir informações de maneiras que  nunca tinham sido vistas e nunca ninguém teria pensado por conta própria.”

“E ao fazer isso, parece que estão a deixar as pessoas entrar num mundo secreto.”

A história e o mundo secreto das teorias da conspiração envolveram sacrifícios de crianças, Cavaleiros Templários e clubes corruptos.

No século 21, acrescentamos as pizzarias a esta lista.

ZAP // BBC

2 Comments

  1. No séc XXI temos um excelente narrador a enunciar uma grande Teoria da Conspiração que confronta o Mundo Livre com uma Guerra de aspirações Imperiais, Putin. Conseguiu covencer muita gente no Ocidente que os Ucranianos são todos Nazis, apesar do presidente ucraniano ser judeu, que não invadiu a Ucrânia e não está em Guerra, é só uma operação militar especial porque a Ucrânia não tem identidade própria como nação independente, que este país não tem direito a se defender e deve ser anexado à Russia, conseguiu convencer os países não alinhados ao Ocidente que a Russia é vítima da NATO sem esta Organização do Atlântico ter ameaçado as suas fronteiras. Agora contra todas as evidências diz que não atinge alvos civis. Que não comete crimes de guerra, ando so on.

  2. Outra grande Teoria de Conspiração do séc XXI foi a ELEIÇÃO ROUBADA de Donald Trump, que contra todas as evidéncias ainda não mudou de cassete.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.