Rei Felipe de Espanha reduz o próprio salário e só vai ganhar 234 mil euros

Fermín R.F. / Wikimedia

Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia

Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia

O Rei Felipe de Espanha determinou para si próprio uma redução salarial de 20%. O monarca do país vizinho só vai receber, neste ano, pouco mais de 234 mil euros, o que constitui quase menos 70 mil euros do que ganhava o seu pai Juan Carlos.

Em Junho de 2014, quando foi entronizado novo Rei de Espanha, Felipe tinha prometido “honestidade e transparência” e na aplicação prática dessas ideias o monarca decidiu em causa própria baixar o seu ordenado. Uma redução de 20%, conforme noticia o jornal El País, que o deixa com um interessante pecúlio anual acima dos 234 mil euros, mas que, ainda assim, constitui uma redução considerável relativamente aos 300 mil euros que Juan Carlos auferia.

Felipe determinou também para o pai uma “mesada” anual de 187 mil euros, enquanto decidiu que a mãe, a Rainha Sofia, terá direito a 105 mil euros.

Já a sua esposa, a Rainha Letizia, vai receber um salário de quase 129 mil euros ao longo de 2015.

É importante notar que foi o próprio Rei Felipe quem distribuiu desta forma o dinheiro, levando em conta a forma de proceder nas restantes Casas Reais Europeias, conforme afiança o El País.

De acordo com o jornal espanhol, o orçamento real para 2015 é de 7,7 milhões de euros, uma pequena fortuna marcada maioritariamente pelos gastos da Coroa com salários ao pessoal (3,8 milhões de euros). Para despesas com bens e serviços, nomeadamente com as residências reais e com cerimónias oficiais estarão previstos 2,9 milhões de euros.

O El País refere que, neste orçamento de contenção, apenas dois itens viram um aumento, a saber, os fundos destinados ao investimento (mais de 190 mil euros) e a verba de recurso para imprevistos (quase 156 mil euros).

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Vulcão nas Canárias em erupção e destrói casas. Cinzas podem chegar à Madeira

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou este domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. A …

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …