/

Afectado pelo post-holiday blues? Há maneiras de evitar o stress pós-férias

Muitas pessoas estão a voltar agora ao trabalho e ainda falta o regresso às aulas. Há caminhos que evitam um regresso complicado em Setembro.

Setembro começou. O mês de Agosto, sempre associado a férias, ficou para trás.

No momento de regresso ao trabalho – alguns portugueses ainda estão de férias – o stress pode dominar esta volta à rotina. E ainda falta o regresso às aulas.

Falta motivação, falta empenho, há cansaço e alterações no sono: o post holiday blues afecta cerca de 40% das pessoas. E Portugal é o terceiro país com maior nível de stress da Europa.

“As férias ajudam-nos a repor energias e retomar a vida normal pode ser bastante desafiador. O essencial é que as pessoas se lembrem de que é natural haver alguma irritação, cansaço e alterações de humor nesta fase, daí ser tão importante adoptar estratégias para minimizar sentimentos mais negativos”, sublinha a psicóloga Catarina Lucas.

Mas há caminhos a seguir para evitar esse stress, sugere Catarina, psicóloga especialista em desenvolvimento pessoal.

O primeiro é regressar das férias (caso sejam longe) um ou dois dias antes do primeiro dia de trabalho. Essa antecipação vai servir para organizar a vida em casa e para haver um momento de pausa, de separação, entre as férias e o emprego.

A segunda sugestão é não ter pressa na readaptação à rotina.

O terceiro passo está relacionado com a internet: o melhor é voltar a ler e-mails apenas no dia seguinte ao regresso ao trabalho, e não imediatamente. Deixe o e-mail responder sozinho, a dizer que não está, mesmo depois de ter voltado ao emprego. É melhor organizar o que for mais urgente, no primeiro dia; os e-mails serão lidos a partir do segundo dia.

Por fim, o que provavelmente custa mais: chegar mais cedo ao emprego. Para regressar com mais tranquilidade, menos ansiedade, mais tempo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.