É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. “Tem de ser na base da denúncia”

california_bakery / Flickr

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só “na base da denúncia”.

O alerta é do dirigente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), Paulo Santos, que fala de uma tarefa “complexa” perante “diversos quadros familiares, muitas vezes em locais reservados ou particulares ou privados”, conforme declarações à TSF.

Tem de ser na base da denúncia, e essa actuação vai ser cada vez mais complexa se o normativo que sai cá para fora não estabelece as regras bem claras e objectivas, para que os polícias possam intervir nesse tipo de cenário”, aponta ainda Paulo Santos.

O dirigente da ASPP aponta também que são precisos mais agentes para poder fiscalizar a implementação das normas que preveem a realização de testes em eventos como casamentos, baptizados e aniversários, bem como em outros momentos que juntem mais de 10 pessoas de fora do mesmo agregado familiar.

“Não diria que é uma missão impossível, mas certamente, para darmos cumprimento à missão de forma cabal, será necessário pôr-se efectivo e uma planificação clara do que é possível fazer”, constata ainda Paulo Santos.

O líder sindical também critica a DGS, considerando que “este tipo de regras e normas que são aplicadas, muitas vezes não têm em conta aquilo que é a realidade do efectivo policial”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tem de haver agentes para fiscalizar casamentos, batizados e aniversários… é preciso agentes para fiscalizar as praias… e, por fim, É PRECISO AGENTES NAS RUAS A FISCALIZAR OS PORTUGUESES!!! Não me parece que tenhamos assim tantos agentes…

  2. Mesmo com denúncia antecipada aos agentes da autoridade, existem eventos que furam as regras sanitárias e não são impedidos de os realizar, promover e concretizar. E até se dão ao luxo de os propagandear nas redes sociais!

RESPONDER

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …

Nove anos de prisão para primeiro condenado ao abrigo da lei da segurança nacional em Hong Kong

O primeiro residente de Hong Kong condenado no âmbito da nova lei de segurança nacional foi sentenciado a nove anos de prisão, esta sexta-feira, por terrorismo e incitação à secessão. Os três juízes, escolhidos pela chefe …

Novo Banco e Apollo entregam propostas pelo EuroBic

O Novo Banco e o fundo Apollo apresentaram propostas para as posições de Isabel dos Santos e de Fernando Teles no EuroBic, enquanto o fundo J.C. Flowers e o Abanca estão a negociar com os …

Israel vai administrar terceira dose da vacina em maiores de 60 anos

Israel vai avançar com a inoculação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 60 anos, anunciou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro israelita, numa declaração transmitida na televisão. Confrontado nas últimas …

Autoridades chinesas e Talibãs estreitam laços enquanto EUA deixam o Afeganistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, se reuniu na quarta-feira com líderes dos Talibãs na cidade de Tianjin, no norte da China, um sinal do estreitamento dos laços entre Pequim e o grupo …

Feirantes senegaleses queixam-se de "acesso bloqueado" à feira de Barcelos

Feirantes do Senegal queixaram-se esta quinta-feira de serem proibidos de operar na feira semanal de Barcelos e falaram em discriminação racial, mas a câmara contrapôs que é uma questão de cumprimento do regulamento que impede …

Tribunal de Justiça da UE retira imunidade parlamentar a Puigdemont

O Tribunal de Justiça da União Europeia retirou, esta sexta-feira, a imunidade parlamentar ao ex-presidente do Governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, e aos também eurodeputados catalães Toni Comín e Clara Ponsatí. Na sentença proferida esta …

Ana Gomes doa 31 mil euros que sobraram das Presidenciais para apoiar jornalismo independente

A ex-candidata à Presidência da República informou, esta sexta-feira, que decidiu entregar os donativos que sobraram da campanha à Associação "Continuar para Começar", para promover o jornalismo de investigação independente. Numa carta dirigida aos presidentes da …