Novos registos de alojamento local duplicam em Lisboa antes de a nova lei entrar em vigor

Em menos de um mês, já foram registados no concelho de Lisboa 836 novas unidades. A lei já foi promulgada pelo Presidente da República e deverá ser publicada em breve, entrando em vigor 60 dias depois. 

Desde que a 17 de julho a Assembleia da República aprovou as alterações ao regime que regula o Alojamento Local, mais do que duplicaram os novos registos de estabelecimentos em Lisboa. A capital registou 836 novas unidades desde esse dia, cerca de 34 novas unidas por dia, acima do dobro da média diária de 14 registada em 2018 até essa data.

De acordo com o Jornal de Negócios, os números do Registo Nacional do Alojamento Local mostram uma tendência de crescimento evidente e dão conta de que, para além de Lisboa, também no Porto houve uma aceleração de novos registos no mesmo período: foram abertos 297 novos estabelecimentos de short renting, uma média de 12 por dia – que contrasta com a média de oito novos diários.

A nova lei para o Alojamento Local já foi promulgada por Marcelo Rebelo de Sousa e deverá ser publicada em breve em Diário da República. Depois, o diploma entrará em vigor 60 dias após a sua publicação.

O reforço de poderes para as autarquias com a possibilidade de criação de áreas de contenção para controlar geograficamente, através da imposição de quotas, a abertura de novos alojamentos locais é uma das várias alterações que a nova lei traz.

Além disso, também se registam várias mudanças para os proprietários, como a obrigatoriedade de terem um seguro multirriscos. Os condomínios também terão uma palavra a dizer neste processo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lesados do BES vão avançar com centenas de ações a exigir indemnizações a Salgado

Mais de mil lesados do BES/GES vão colocar centenas de ações cíveis na justiça a exigir indemnizações por danos morais às pessoas e entidades acusadas no caso BES, sobretudo a Ricardo Salgado. O Ministério Público acusou, …

Não haverá repatriamento. Governo faz alerta contra férias em destinos longínquos

O Governo avisou, esta quarta-feira, os portugueses que planeiem férias em "destinos exóticos ou com ligações fracas a Portugal" que não devem contar com operações de repatriamento como as realizadas no início da pandemia. "Estamos a …

Tribunal Geral da UE anula multa de 13 mil milhões de Bruxelas à Apple

O Tribunal Geral da União Europeia (UE) decidiu, esta quarta-feira, anular a multa de 13 mil milhões de euros imposta pela Comissão Europeia à Apple por alegados benefícios fiscais ilegais na Irlanda. "O Tribunal Geral anula …

Autoridade belga multa Google em 600 mil euros por falha no "direito a ser esquecido"

A autoridade belga de proteção de dados anunciou na terça-feira que impôs uma multa de 600 mil euros à empresa Google Belgium por falta de conformidade no direito a ser esquecido, pedido por um cidadão. Numa …

Costa avisa: País não aguenta novo confinamento. Inverno tem de ser preparado já

O primeiro-ministro considerou, esta quarta-feira, que o país não aguenta um novo período de confinamento por causa da covid-19 e avisou que o tempo é "curtíssimo" para a sociedade se preparar para o próximo inverno. Esta …

Parlamento aprova relatório da audição de Centeno para governador do BdP

O relatório da audição de Mário Centeno no âmbito da proposta de designação para governador do Banco de Portugal foi aprovado, esta quarta-feira, pelos deputados com voto favorável do PS e a abstenção do PSD …

Nova campanha da Casa Branca pede a milhões de desempregados que encontrem outro emprego

A pandemia de covid-19 foi um verdadeiro balde de água fria para muitos norte-americanos que acabaram no desemprego. Agora, uma nova campanha publicitária apoiada pela Casa Branca visa incentivar as pessoas desempregadas a "encontrar algo …

"Mais vale tarde do que nunca", diz Presidente sobre acusação no caso BES

O Presidente da República considerou, esta quarta-feira, que a justiça portuguesa "está a viver um bom período" e a dedução da acusação no caso BES "é uma boa notícia", observando que "mais vale tarde do …

Durante a pandemia, as pessoas movimentaram (e guardaram) mais notas e moedas

A pandemia de covid-19, que em dezembro do ano passado surgiu na China, fez com que as pessoas movimentassem (e guardassem) mais dinheiro físico, apesar de as opções digitais serem consideradas mais seguras. A conclusão …

Marinheiros partiram para alto mar sem covid-19 (mas regressaram misteriosamente infetados)

A Argentina está a ver-se a braços com um mistério médico, numa altura em que 57 marinheiros regressaram a terra infetados com covid-19 depois de 35 dias em alto mar. Os membros da tripulação do …