Novos registos de alojamento local duplicam em Lisboa antes de a nova lei entrar em vigor

Em menos de um mês, já foram registados no concelho de Lisboa 836 novas unidades. A lei já foi promulgada pelo Presidente da República e deverá ser publicada em breve, entrando em vigor 60 dias depois. 

Desde que a 17 de julho a Assembleia da República aprovou as alterações ao regime que regula o Alojamento Local, mais do que duplicaram os novos registos de estabelecimentos em Lisboa. A capital registou 836 novas unidades desde esse dia, cerca de 34 novas unidas por dia, acima do dobro da média diária de 14 registada em 2018 até essa data.

De acordo com o Jornal de Negócios, os números do Registo Nacional do Alojamento Local mostram uma tendência de crescimento evidente e dão conta de que, para além de Lisboa, também no Porto houve uma aceleração de novos registos no mesmo período: foram abertos 297 novos estabelecimentos de short renting, uma média de 12 por dia – que contrasta com a média de oito novos diários.

A nova lei para o Alojamento Local já foi promulgada por Marcelo Rebelo de Sousa e deverá ser publicada em breve em Diário da República. Depois, o diploma entrará em vigor 60 dias após a sua publicação.

O reforço de poderes para as autarquias com a possibilidade de criação de áreas de contenção para controlar geograficamente, através da imposição de quotas, a abertura de novos alojamentos locais é uma das várias alterações que a nova lei traz.

Além disso, também se registam várias mudanças para os proprietários, como a obrigatoriedade de terem um seguro multirriscos. Os condomínios também terão uma palavra a dizer neste processo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …

Açores e Madeira acusam DGS de não usar dados verdadeiros nos boletins

A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira garantiu que os números reportados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) esta sexta-feira não correspondem à realidade. A DRS dos Açores também assume a existência …

Resorts do Reino Unido criaram uma lista de "hóspedes indesejáveis" (com nomes irlandeses)

Uma rede de resorts da Grã-Bretanha tinha uma lista de "hóspedes indesejáveis" com apelidos irlandeses numa tentativa de impedir a entrada de membros da comunidade de viajantes irlandeses (Pavee). Esta notícia foi avançada por uma investigação …