Uma região italiana está oferecer 30 mil euros a quem se mudar para lá

Santa Fiora, Toscana, Itália

O objetivo é atrair novos residentes para as vilas despovoadas nas regiões montanhosas da Toscana.

As autoridades regionais da Toscana estão a fazer uma oferta notável para encorajar as pessoas a mudarem-se para as suas cidades de montanha, com paisagens deslumbrantes, mas pouco povoadas.

Num esforço para combater o despovoamento e dar nova vida a estas zonas, o programa “Residência nas Montanhas 2024” promete entre 10 000 e 30 000 euros aos candidatos elegíveis que comprem uma casa numa cidade elegível.

Esta iniciativa faz parte de uma tendência mais ampla em Itália, onde as zonas rurais enfrentam um declínio populacional à medida que os residentes saem para os centros urbanos em busca de melhores perspetivas de emprego, explica a Euronews.

Consequentemente, muitas pequenas comunidades são deixadas com casas abandonadas e economias locais estagnadas. Os esforços anteriores para resolver este problema incluíram a venda de propriedades por apenas 1 euro.

O novo projeto da Toscana oferece um incentivo mais substancial, proporcionando uma ajuda financeira a quem pretenda mudar-se para cidades de montanha com menos de 5000 habitantes – 19 das quais existem na região. O subsídio pode cobrir até 50% do custo de compra e renovação de uma propriedade, com o objetivo de tornar a vida rural mais apelativa e viável.

Stefania Saccardi, vice-presidente regional da Toscana, sublinhou o encanto único destes territórios de montanha, descrevendo-os como “territórios de beleza única com aldeias a redescobrir que, no entanto, sofrem de despovoamento”.

No entanto, existem critérios específicos de elegibilidade para a subvenção. Os candidatos devem ser cidadãos italianos, cidadãos de outro Estado da União Europeia ou cidadãos de países terceiros com uma autorização de residência válida por pelo menos 10 anos. Devem também estar registados como residentes numa cidade italiana, mas não viver atualmente numa comunidade de montanha, tal como definida pelo Instituto Nacional de Estatística italiano.

As candidaturas devem ser apresentadas através de um formulário em linha no site da Região da Toscana, com um prazo rigoroso até às 13 horas (hora italiana) de 27 de julho.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.