Câmara do Porto diz que “A Regaleira” vai reabrir em breve

A Câmara Municipal do Porto garante que, segundo informações prestadas pelos responsáveis do restaurante, “A Regaleira” deverá reabrir “em breve” e “num espaço muito próximo” ao da localização original.

Segundo o Público, o restaurante “A Regaleira” deverá reabrir “em breve” e “num espaço muito próximo” ao da sua localização inicial, tendo sido essa a informação prestada pelos responsáveis do espaço à própria Câmara do Porto.

Em declarações ao jornal, fonte da assessoria de imprensa da autarquia confirma que foi essa a informação dada ao município, acrescentando que, quando assim for, a distinção atribuída ao restaurante será revista.

“O estabelecimento está reconhecido pelo programa do Porto de Tradição e, no âmbito da sua transição, terá de ser feita uma reavaliação do processo que, naturalmente, contará com a colaboração do município”, explica a mesma fonte.

84 anos depois, o emblemático restaurante onde foi criada a francesinha fechou portas no passado dia 31 de maio. O responsável do espaço já deixara claro que tinha havido “um acordo” com os proprietários do edifício para pôr fim ao contrato de arrendamento.

Francisco Passos contou à Renascença que a pressão imobiliária não tem poupado as casas mais antigas do Porto e, por isso, “A Regaleira” não foi exceção, acrescentando que o restaurante esteve “sempre em risco, como todas as outras sociedades comerciais aqui no centro do Porto que possuem um arrendamento”.

Na altura, o sócio-gerente admitiu que o principal objetivo passa por “tentar arranjar a melhor estratégia, tanto para a sociedade, como para os empregados e mesmo para a cidade, de modo a que ‘A Regaleira’ não desapareça”.

Ainda que temporário, escreve o Público, o encerramento do espaço já levou a alguma contestação e até mesmo a um pedido de intervenção da autarquia, como aconteceu, na sexta-feira, com o grupo Fórum Cidadania do Porto, que apelou ao presidente da Câmara, Rui Moreira, para a “necessidade urgente de a Câmara Municipal do Porto tudo tentar para assegurar a permanência deste estabelecimento de referência na cidade”.

“A Regaleira”, berço da francesinha, faz parte da Invicta desde 1934, contava com 12 funcionários e a gestão esteve sempre a cargo da mesma família.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …