Refugiados sírios que fugiam para o Líbano encontrados congelados

UNHCR / Flickr

Refugiados sírios sobrevivem ao inverno num acampamento no Líbano

Os corpos de 15 refugiados sírios, entre os quais crianças, foram encontrados congelados numa área montanhosa, depois de um grupo ter tentado fugir para o Líbano após uma onda de frio extremo ter atingido a região.

As autoridades libanesas encontraram os refugiados após terem sido alertadas de que havia um grupo em situação bastante difícil junto à fronteira de Masnaa. Relatos locais apontam que os refugiados teriam sido abandonados pelos contrabandistas contratados para os ajudar na travessia. Dois destes contrabandistas foram presos.

Diversos refugiados foram regatados, entre os quais um menino que foi encontrado a vaguear sozinho. O grupo estava a fazer a mesma rota que centenas de milhares de sírios já seguiram para escapar ao conflito que tomou conta do seu país. A UNICEF, agência da ONU de protecção infantil, classificou o caso como uma “tragédia”.

“O povo sírio continua a arriscar as vidas e as das suas crianças numa busca desesperada por segurança e abrigo. Os nossos pensamentos estão com as famílias que perderam os seus entes queridos, vítimas de uma guerra que, em breve, entrará no seu oitavo ano”, disse Geert Cappelaere, director da UNICEF para o Oriente Médio.

Cappelaere realça que a morte de duas crianças é um alerta para a necessidade de ampliar a assistência a refugiados. “Não há desculpa. Não podemos continuar a falhar com estas crianças.”

As autoridades libanesas impuseram restrições à chegada de refugiados sírios em 2015, na tentativa de limitar o número de refugiados que chegam. Com 4 milhões de habitantes, o Líbano já recebeu mais de 1 milhão de cidadãos do país vizinho desde que a guerra começou, em 2011.

A guerra civil na Síria já matou centenas de milhares de pessoas e obrigou milhões a deixarem suas casas e o país. O conflito teve início com uma revolta, inspirada pela chamada Primavera Árabe, contra o presidente Bashar al-Assad,

Assiste-se desde então a uma perseguição da oposição pelo governo, e a uma rápida escalada da violência no país, com grupos rebeldes a reuni-se para combater as forças oficiais e retomar o controlo de cidades e vilas.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Antárctida está a derreter 6 vezes mais depressa (com consequências trágicas)

A Antárctida está a derreter a uma velocidade inesperada, de acordo com um novo estudo que concluiu que entre 2000 e 2017, a perda de gelo aumentou 280% devido ao aquecimento global e ao influxo …

Investir em peças de Lego é mais rentável que comprar ações

Hoje em dia qualquer coisa pode ser construída com Legos. Segundo um estudo de uma professora da Escola Superior de Economia da Rússia, há empresários que preferem investir nas famosas peças da Lego do que …

Sporting vs Moreirense | Bom arranque vale triunfo ao leão

O Sporting não quis deixar fugir os seus adversários directos na luta pelo título e também venceu nesta primeira jornada da segunda volta. Os “leões” receberam e bateram o Moreirense por 2-1, num jogo em …

Alemã tricotou o "cachecol dos atrasos do comboio" e agora vendeu-o por sete mil euros no eBay

A passageira alemã Claudia Weber vendeu no eBay o cachecol que tricotou durante um ano e que representa o longo tempo de espera pelo comboio que a levava ao trabalho, todos os dias. A peça é …

Duas irmãs fingiram ser homens para salvar a barbearia da família

Jyoti e Neha, irmãs de 18 e 16 anos, respetivamente, fingiram ser homens para salvar a barbearia da família, localizada no estado de Uttar Pradesh, Índia, depois de o pai adoecer em 2014 "Eu estava a …

Tesla anuncia novos despedimentos (e são mais de três mil)

O presidente executivo da Tesla afirmou que a empresa vai suprimir cerca de três mil empregos e alertou para o "caminho muito difícil que tem pela frente" para produzir carros elétricos do Modelo 3 acessíveis …

InSight da NASA prepara-se para ouvir a "pulsação" de Marte

A NASA publicou esta semana imagens do sismómetro da sonda espacial InSight, que se prepara para ouvir a "pulsação" do solo marciano.  A agência espacial norte-americana descreve regularmente através da sua conta no Twitter como …

"Africa", dos Toto, vai tocar para sempre no deserto da Namíbia

"Africa", a canção dos "Toto", hit desde que foi lançada, em 1982, está a tocar para sempre no meio de um deserto na Namíbia, no continente que lhe dá nome. A instalação artística, da autoria de …

Liv deixou a escola por causa do bullying. Hoje, aos 20 anos, tem um negócio milionário

A empresária Liv Conlon abandonou os estudos aos 16 anos porque sofria bullying, montou um negócio imobiliário e agora a sua empresa fatura mais de um milhão de libras por ano. Hoje, ajovem de Bothwell, na …

Há um avião abandonado no aeroporto de Madrid (e ninguém sabe quem é o dono)

O avião, um Mc Donnell Douglas MD87, é o único naquelas condições em Barajas. Procura-se o dono da aeronave que está em “evidente estado de abandono”, de acordo com o aeroporto. Há um avião esquecido no …