Refugiados sírios que fugiam para o Líbano encontrados congelados

UNHCR / Flickr

Refugiados sírios sobrevivem ao inverno num acampamento no Líbano

Os corpos de 15 refugiados sírios, entre os quais crianças, foram encontrados congelados numa área montanhosa, depois de um grupo ter tentado fugir para o Líbano após uma onda de frio extremo ter atingido a região.

As autoridades libanesas encontraram os refugiados após terem sido alertadas de que havia um grupo em situação bastante difícil junto à fronteira de Masnaa. Relatos locais apontam que os refugiados teriam sido abandonados pelos contrabandistas contratados para os ajudar na travessia. Dois destes contrabandistas foram presos.

Diversos refugiados foram regatados, entre os quais um menino que foi encontrado a vaguear sozinho. O grupo estava a fazer a mesma rota que centenas de milhares de sírios já seguiram para escapar ao conflito que tomou conta do seu país. A UNICEF, agência da ONU de protecção infantil, classificou o caso como uma “tragédia”.

“O povo sírio continua a arriscar as vidas e as das suas crianças numa busca desesperada por segurança e abrigo. Os nossos pensamentos estão com as famílias que perderam os seus entes queridos, vítimas de uma guerra que, em breve, entrará no seu oitavo ano”, disse Geert Cappelaere, director da UNICEF para o Oriente Médio.

Cappelaere realça que a morte de duas crianças é um alerta para a necessidade de ampliar a assistência a refugiados. “Não há desculpa. Não podemos continuar a falhar com estas crianças.”

As autoridades libanesas impuseram restrições à chegada de refugiados sírios em 2015, na tentativa de limitar o número de refugiados que chegam. Com 4 milhões de habitantes, o Líbano já recebeu mais de 1 milhão de cidadãos do país vizinho desde que a guerra começou, em 2011.

A guerra civil na Síria já matou centenas de milhares de pessoas e obrigou milhões a deixarem suas casas e o país. O conflito teve início com uma revolta, inspirada pela chamada Primavera Árabe, contra o presidente Bashar al-Assad,

Assiste-se desde então a uma perseguição da oposição pelo governo, e a uma rápida escalada da violência no país, com grupos rebeldes a reuni-se para combater as forças oficiais e retomar o controlo de cidades e vilas.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Casa de animais". Escândalo sexual nos Dallas Mavericks abala NBA

O ex-presidente executivo da equipa da NBA foi acusado por várias funcionárias de assédio sexual, assim como o responsável pelo site da organização. Uma investigação levada a cabo pela Sports Illustrated revelou, esta quarta-feira, as práticas de …

Sporting vs Astana | Leão empata mas segue em frente

O Sporting cumpriu o esperado e apurou-se para os oitavos-de-final da Liga Europa, apesar de empatar com o Astana, em casa, por 3-3. Após uma primeira parte de alguns sustos, Bruno Fernandes “abriu o livro” após …

REN pode vir a pagar metade da fatura da tarifa social do gás

Esta quinta-feira, o jornal Público avança que o Governo quer que, em vez dos consumidores, sejam as "transportadoras" e "comercializadoras" a financiar a tarifa social do gás. A ERSE terá de adaptar as tarifas à …

Proteína BolA torna bactéria salmonela mais resistente

Uma equipa de cientistas portugueses está a estudar a proteína BolA, de forma a tentar combater o facto de a salmonela ser um dos grandes problemas existentes na atualidade, já que esta bactéria pode contaminar …

Presidente da Ford nos EUA demite-se por comportamento inadequado

Uma investigação interna concluiu que Raj Nair levou a cabo comportamento "inconsistente com o código de conduta da empresa". O Presidente da Ford nos EUA, Raj Nair, demitiu-se "com efeitos imediatos" depois de uma investigação interna …

PJ investiga contas bancárias de Bruno de Carvalho e de familiares

As contas bancárias de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, estão a ser passadas a pente fino por investigadores da Polícia Judiciária, no âmbito das suspeitas em torno de eventuais "luvas" nas transferências de jogadores. A …

Rúben Semedo em prisão preventiva acusado de tentativa de homicídio

O futebolista português Rúben Semedo, internacional sub-21 que joga no clube espanhol Villarreal, vai ficar em prisão preventiva, a aguardar julgamento, depois de ter sido acusado de tentativa de homicídio. Um juiz do tribunal de Líria, …

Opositor russo Alexei Navalny detido um mês antes das presidenciais

O líder da oposição russa Alexei Navalny anunciou ter sido detido pela polícia em Moscovo, a menos de um mês das eleições presidenciais, para as quais apelou ao boicote. Através do Twitter, Navalny disse ter sido …

Com 13 anos, Jack não conseguiu jogar na lotaria (mas comprou uma arma)

Jack, um rapaz norte-americano de 13 anos, tentou, sem sucesso, comprar cerveja, cigarros, revistas para adultos ou até jogar na lotaria. Mas quando se tratou de comprar uma arma, conseguiu-o em menos de dez minutos. O …

PCP sozinho na luta contra o Acordo Ortográfico

PSD, PS, CDS e BE demarcaram-se, esta quarta-feira, do projeto de resolução do PCP, que pretende a desvinculação de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990, ainda que admitam a necessidade de o aperfeiçoar. Na defesa do …