Refugiados retribuiram hospitalidade ajudando nas cheias em Manchester

@helenpidd / Twitter

Refugiados sírios ajudam a encher sacos de areia em Rochdale, no Reino Unido

Refugiados sírios ajudam a encher sacos de areia em Rochdale, no Reino Unido

A tempestade Frank não deu um fim de ano calmo ao Reino Unido. Refugiados sírios decidiram “dar algo em troca” e ajudar as comunidades locais, que outrora os acolheram, construindo defesas contra a água.

Em Manchester, por exemplo, centenas de casas ficaram danificadas graças ao transbordo do rio Roch. Mas nem tudo foram más notícias…

Depois de quatro dias daquela que o The Guardian descreve como “as piores cheias de que alguém em Rochdale se pode lembrar”, a cidade começou a preparar-se para a corrente seguinte, depois de os “meteorologistas terem previsto ainda mais chuva”.

Refugiados sírios encontravam-se entre os voluntários que enchiam sacos de areia em Littleborough, uma vila situada perto da cidade de Rochdale, Manchester, com a intenção de tentar proteger algumas habitações.

A iniciativa terá surgido de Yasser al-Jassem, um professor de 35 anos de idade que viajou até Inglaterra na parte de trás de um camião a partir de Calais, em maio.

“Vimos as imagens na TV e quisemos ajudar. O povo de Greater Manchester tem sido muito bom para nós e por isso quisemos oferecer a nossa ajuda para com eles”, conta ao Machester Evening News.

Yasser, que através do WhatsApp chamou outros refugiados sírios para pôr mãos à obra, considera “uma honra fazer parte das iniciativas de serviços comunitários como este, para podermos retribuir às comunidades que tão calorosamente nos receberam”.

Cerca de uma dezena de migrantes ajudaram Manchester a combater as cheias.

Ainda antes do final do ano, foram emitidos novos avisos de enchentes não só para Manchester, como para o norte da Inglaterra, Escócia e Irlanda, já que a tempestade Frank prosseguia com ainda mais chuvas torrenciais e ventos fortes.

As coisas parecem ter agora abrandado.

Shifter

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …