Refugiados retribuiram hospitalidade ajudando nas cheias em Manchester

@helenpidd / Twitter

Refugiados sírios ajudam a encher sacos de areia em Rochdale, no Reino Unido

Refugiados sírios ajudam a encher sacos de areia em Rochdale, no Reino Unido

A tempestade Frank não deu um fim de ano calmo ao Reino Unido. Refugiados sírios decidiram “dar algo em troca” e ajudar as comunidades locais, que outrora os acolheram, construindo defesas contra a água.

Em Manchester, por exemplo, centenas de casas ficaram danificadas graças ao transbordo do rio Roch. Mas nem tudo foram más notícias…

Depois de quatro dias daquela que o The Guardian descreve como “as piores cheias de que alguém em Rochdale se pode lembrar”, a cidade começou a preparar-se para a corrente seguinte, depois de os “meteorologistas terem previsto ainda mais chuva”.

Refugiados sírios encontravam-se entre os voluntários que enchiam sacos de areia em Littleborough, uma vila situada perto da cidade de Rochdale, Manchester, com a intenção de tentar proteger algumas habitações.

A iniciativa terá surgido de Yasser al-Jassem, um professor de 35 anos de idade que viajou até Inglaterra na parte de trás de um camião a partir de Calais, em maio.

“Vimos as imagens na TV e quisemos ajudar. O povo de Greater Manchester tem sido muito bom para nós e por isso quisemos oferecer a nossa ajuda para com eles”, conta ao Machester Evening News.

Yasser, que através do WhatsApp chamou outros refugiados sírios para pôr mãos à obra, considera “uma honra fazer parte das iniciativas de serviços comunitários como este, para podermos retribuir às comunidades que tão calorosamente nos receberam”.

Cerca de uma dezena de migrantes ajudaram Manchester a combater as cheias.

Ainda antes do final do ano, foram emitidos novos avisos de enchentes não só para Manchester, como para o norte da Inglaterra, Escócia e Irlanda, já que a tempestade Frank prosseguia com ainda mais chuvas torrenciais e ventos fortes.

As coisas parecem ter agora abrandado.

Shifter

PARTILHAR

RESPONDER

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …

Nove anos de prisão para primeiro condenado ao abrigo da lei da segurança nacional em Hong Kong

O primeiro residente de Hong Kong condenado no âmbito da nova lei de segurança nacional foi sentenciado a nove anos de prisão, esta sexta-feira, por terrorismo e incitação à secessão. Os três juízes, escolhidos pela chefe …

Novo Banco e Apollo entregam propostas pelo EuroBic

O Novo Banco e o fundo Apollo apresentaram propostas para as posições de Isabel dos Santos e de Fernando Teles no EuroBic, enquanto o fundo J.C. Flowers e o Abanca estão a negociar com os …

Israel vai administrar terceira dose da vacina em maiores de 60 anos

Israel vai avançar com a inoculação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 60 anos, anunciou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro israelita, numa declaração transmitida na televisão. Confrontado nas últimas …

Autoridades chinesas e Talibãs estreitam laços enquanto EUA deixam o Afeganistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, se reuniu na quarta-feira com líderes dos Talibãs na cidade de Tianjin, no norte da China, um sinal do estreitamento dos laços entre Pequim e o grupo …

Feirantes senegaleses queixam-se de "acesso bloqueado" à feira de Barcelos

Feirantes do Senegal queixaram-se esta quinta-feira de serem proibidos de operar na feira semanal de Barcelos e falaram em discriminação racial, mas a câmara contrapôs que é uma questão de cumprimento do regulamento que impede …

Tribunal de Justiça da UE retira imunidade parlamentar a Puigdemont

O Tribunal de Justiça da União Europeia retirou, esta sexta-feira, a imunidade parlamentar ao ex-presidente do Governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, e aos também eurodeputados catalães Toni Comín e Clara Ponsatí. Na sentença proferida esta …