“Uma cena da Idade Média”. Refugiado encontrado morto e cercado de ratos em acampamento grego

O jovem, proveniente da Somália, foi encontrado morto dentro de uma tenda no início desta semana. No momento em que as autoridades chegaram ao local, cerca de 12 horas após a morte do rapaz, o corpo estava cercado por ratos.

Os requerentes do asilo, que se situa na ilha de Chios, alertaram a equipa de socorro depois de se depararem com o corpo coberto de animais.

Segundo o The Guardian, as autoridades acreditam que o jovem de 28 anos, que não foi identificado, tenha morrido de causas naturais.



Num comunicado, o ministério da migração grego descartou a hipótese de crime e revelou que o jovem foi encontrado por um médico militar com mordidas na orelha e na mão. “A causa exata da morte será conhecida na autópsia que ainda será realizada”, pode ler-se no relatório.

Embora fosse um refugiado registrado, o homem foi obrigado a permanecer no centro de detenção no topo da colina de Chios, Vial, devido às restrições de covid-19. Desde o ano passado, altura que surgiu a pandemia, que os centros de detenção da ilha foram submetidos a restritas medidas de higiene.

O rapaz, tal como as centenas de milhares de migrantes que o precederam, deixou um país conhecido pela violência e pela pobreza.

Agora, este desfecho trágico é mais um dos muitos que põe em evidência as condições deploráveis ​​dos “centros de acolhimento” insulares na Grécia, observa o jornal britânico.

Para os trabalhadores humanitários em Lesbos, Chios, Samos, Leros e Kos – as cinco ilhas do Mar Egeu na linha da frente dos fluxos de migrantes – o incidente oferece mais uma prova do fracasso das políticas de contenção que os líderes da UE têm seguido.

Atenas recebeu cerca de 3 mil milhões de euros em fundos da UE para gerir a crise migratória entre 2015 e 2020, mas vários ativistas afirmam os gastos não podem ser observadas no terreno, uma vez que as condições continuam a ser desumanas.

“Se o [dinheiro] tivesse sido usado corretamente, não estaríamos a falar, tantos anos depois, sobre uma cena da Idade Média, onde um homem morto é atacado por ratos”, referiu Apostolos Veizis, diretor executivo da organização humanitária internacional Intersos na Grécia, que trabalha nas ilhas há mais de uma década.

“Todos os campos são horríveis. Todos os dias as pessoas adoecem, mental e fisicamente”, alerta o ativista.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há quatro mestrados portugueses entre os melhores do mundo segundo o Financial Times

Uma lista anual publicada pelo Financial Times ordena as 55 escolas de gestão em todo o mundo que mais se destacam nos 17 indicadores avaliados por esta publicação. O mestrado em Finanças da Nova School of …

Há cada vez mais denúncias de assédio. Motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso após importunar jovem

Um motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso depois de ter sido filmado enquanto assediava uma jovem num veículo dos SMTUC, a empresa de transportes públicos da cidade. O caso está a dar destaque a …

"A pandemia precipitou uma epidemia." Fungo negro disparou pela Índia desde a segunda vaga

A mucormicose, uma doença fúngica rara e frequentemente mortal, explodiu em toda a Índia durante a pandemia de covid-19. “A pandemia precipitou uma epidemia”, disse Bela Prajapati, otorrinolaringologista no Hospital Civil, na Índia, ao The New …

Governo aponta "soluções" para rever tabela remuneratória da Função Pública (e quer limitar "mandatos" das chefias intermédias)

O Governo está a avaliar “várias soluções” para rever a tabela remuneratória da Função Pública que passam por “alongá-la” ou alterar os momentos de entrada em cada carreira. A informação foi avançada pela ministra Alexandra Leitão, …

Já abriram os primeiros concursos para gastar a bazuca. Costa destaca "orgulho" na boa gestão de fundos europeus

Arranca, nesta segunda-feira, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a abertura dos dois primeiros concursos para obtenção de financiamento da chamada "bazuca" europeia. O primeiro-ministro António Costa destaca a "boa gestão" dos fundos …

Parlamento sueco aprova moção de censura e derruba Governo

O primeiro-ministro sueco foi derrubado, esta segunda-feira, por um voto de desconfiança no Parlamento, situação inédita na história política da Suécia, e tem uma semana para se demitir ou convocar novas eleições. Resultado da reviravolta na …

MAI não revela velocidade a que seguia carro de Cabrita (e culpa a vítima pelo acidente)

Três dias após o acidente mortal na A6, o Ministério empurra as culpas para o trabalhador e continua a ocultar dados relativo à viagem. O Ministério da Administração Interna (MAI) recusa revelar a que velocidade seguia …

Militar de extrema-direita que ameaçou virologista belga encontrado morto

Jürgen Conings foi encontrado morto. O militar de extrema-direita estava em fuga após ameaçar um virologista, na Bélgica. O militar de extrema-direita Jürgen Conings, que estava em fuga após ameaçar um virologista, na Bélgica, “foi encontrado …

Sporting domina época: quatro campeonatos e dois títulos europeus

Último sucesso de uma época recheada de troféus aconteceu no hóquei em patins. Futsal e hóquei em destaque. O Sporting é o novo campeão nacional de hóquei em patins. Neste domingo, no quarto jogo da final, …

Primeira volta das eleições regionais em França marcada por abstenção recorde

Entre 66% e 68% dos franceses não foram às urnas para votar na primeira volta das eleições regionais e departamentais, numa disputa que foi favorável ao centro-direita, enfraqueceu a extrema-direita e mostrou as fraquezas do …