No geral, as novas tabelas dão um novo maior ganho líquido por mês, com a redução da retenção. No entanto, há casos em que os trabalhadores vão deixar de ser reembolsados no ano seguinte e podem até ter de pagar.
As novas tabelas de IRS vão geralmente dar um maior ganho líquido aos trabalhadores e pensionistas, mas vão também significar uma quebra nos reembolsos ou até a necessidade de devolver dinheiro ao Estado em 2024.
As simulações da Ilya para o Dinheiro Vivo mostram que a maior mudança será para quem tem rendimentos mensais brutos entre 800 e 900 euros. No caso de dois trabalhadores casados que auferem 800 euros brutos e com um filho maior de seis anos, vão deixar de reter na fonte, poupando 56 euros. No entanto, o reembolso para este casal vai deixar de receber o reembolso de 328,16 euros e passará a pagar 119,84 euros.
No exemplo de dois pensionistas casados que tenham uma pensão bruta de 825 euros, a retenção vai cair de 47 para três euros para cada um. Contudo, em 2024, o casal terá de devolver 353,34 euros ao Estado, quando antes tinha um reembolso de 158,66 euros.
Os pais com filhos com um grau de deficiência igual ou superior a 60% também podem sair a perder com as novas tabelas. Um solteiro com um filho nesta situação que aufere 1118 euros brutos vai passar a receber menos porque a sua taxa de retenção vai subir. Isto deve-se à mudança no cálculo, já que o dependente passa a contar por 3,5 filhos saudáveis em vez de cinco. Medina já admitiu que esta situação pode ser corrigida, mas não adiantou mais detalhes.
Mais uma vez as coisas feitas sem cabeça.
Seria muito mais correto ter um imposto fixo como para a seguraça social e não havia esta trapalhada toda.
Bastava dividir por escalões de por exemplo 1000€ e a percentagem de imposto ia aumentandopor cada 1000€ e não havia nem a pagar nem a reembolsar. Fácil e descomplicado!
e pagarem a quem tem o irs jovem ,chegou quase ao fim do prazo e começaram a pedir as justificações para quem estudou ,muitos não pediram o diploma por custar dinheiro e agora com o fim do prazo vão ver o irs jovem por um canudo porque demora tempo as faculdades a emitirem o mesmo e entretanto passou o prazo de entrega