O segredo para reduzir o risco de doenças cardíacas está em comer nozes

Comer nozes pode trazer vários benefícios à saúde. Um estudo recente descobriu que pode ajudar a baixar a pressão arterial e, consequentemente, reduzir o risco de doenças cardíacas.

Já se sabia que comer nozes todos os dias podia prevenir um monte de doenças, como doenças cardíacas, cancro e outros problemas de saúde. Agora, um estudo que será publicado no Journal of the American Heart Association, comprova os verdadeiros benefícios das nozes em reduzir o risco de doenças cardíacas.

A razão para este fruto seco ser tão benéfico para a nossa saúde está no seu ácido Ômega 3, conhecido como ácido alfalinolênico (ALA), que estudos anteriores já tinham identificado como sendo fundamental para ajudar a reduzir a pressão arterial.

Os cientistas da Pennsylvania State University responsáveis por este estudo procuraram saber se realmente as nozes têm este efeito e se o ALA é o único responsável por este benefício.

Para tal, os cientistas reuniram 45 voluntários com idades compreendidas entre os 30 e os 65 anos, todos eles com problemas de excesso de peso e obesidade. De forma a equiparar a sua dieta, os cientistas definiram um plano de alimentação para todos os voluntários, que replicava a dieta típica norte-americana.

Posteriormente, os voluntários foram designados a seguir uma de três diferentes dietas. Uma delas incluía nozes inteiras como alternativa saudável à gordura saturada e as outras duas incluíam outros alimentos com a mesma quantidade do ácido alfalinolênico fornecido pelas nozes.

De acordo com o New Atlas, a dieta foi seguida durante seis semanas e os cientistas foram medindo a pressão arterial dos voluntários conforme o passar do tempo. Os investigadores acabaram por notar que, apesar de todas as dietas resultarem em melhorias na pressão arterial, a dieta que continha nozes foi a que registou maior margem de progresso.

Parece que há algo extra nas nozes que as torna benéficas — talvez os seus compostos bioativos, talvez a fibra, talvez outra coisa — que não se adquiria apenas no ALA”, disse Kris-Etherton, o responsável pela investigação do universidade norte-americana.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Atriz norte-americana confronta em tribunal Weinstein com acusação de violação

A atriz americana Annabella Sciorra, conhecida por ter participado na série "Os Sopranos", confrontou na quinta-feira o produtor Harvey Weinstein em tribunal, acusando-o de a ter violado, em meados dos anos 1990. Segundo avançou o Expresso, …

Mulher agride médica na Urgência do Hospital de Águeda

Uma médica foi agredida, esta quinta-feira, na Urgência do Hospital de Águeda, por uma mulher que acompanhava o filho a uma consulta. De acordo com o Jornal de Notícias, a médica, de 33 anos, que estava …

Polícia do Rio de Janeiro matou cinco pessoas por dia em 2019

A polícia do Rio de Janeiro matou 1.810 pessoas em 2019, um recorde de cinco mortes por dia e um aumento de 18% em relação ao ano anterior, informou o Instituto de Segurança Pública (ISP) …

Governo dedica 20 milhões do Orçamento ao combate à violência doméstica

O orçamento total para combater a violência doméstica em 2020 é de 20,3 milhões de euros, adiantou na quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência no Parlamento, Mariana Vieira da Silva, sublinhando o reforço orçamental …

Chega quer câmaras nas fardas e nos carros-patrulha

O Chega, liderado por André Ventura, apresentou um projeto de resolução a defender que os agentes das forças de segurança nacionais devem poder utilizar câmaras, que seriam introduzidas nas fardas e nos carros-patrulha. O partido liderado …

"Não tenho o apoio de Assunção Cristas", diz João Almeida

O candidato à liderança do CDS-PP defende que o partido deve, no imediato, fortalecer-se e depois participar numa "plataforma à direita" de alternativa ao PS, com o PSD, mas sem o Chega. "A alternativa à governação …

Campanha internacional quer salvar leões subnutridos em parque no Sudão

Várias fotografias de leões subnutridos no zoo de Al-Qureshi, no Sudão, atraíram a atenção de milhares de pessoas, que tentam agora salvar os animais. O fotógrafo Ashraf Shazly encontrou cinco leões malnutridos, enjaulados e sem …

Joacine Katar Moreira defende mais direitos para deputados não inscritos em partidos

A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, defendeu nesta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos, durante uma reunião do grupo de trabalho para racionalizar os votos objecto de …

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …