O segredo para reduzir o risco de doenças cardíacas está em comer nozes

Comer nozes pode trazer vários benefícios à saúde. Um estudo recente descobriu que pode ajudar a baixar a pressão arterial e, consequentemente, reduzir o risco de doenças cardíacas.

Já se sabia que comer nozes todos os dias podia prevenir um monte de doenças, como doenças cardíacas, cancro e outros problemas de saúde. Agora, um estudo que será publicado no Journal of the American Heart Association, comprova os verdadeiros benefícios das nozes em reduzir o risco de doenças cardíacas.

A razão para este fruto seco ser tão benéfico para a nossa saúde está no seu ácido Ômega 3, conhecido como ácido alfalinolênico (ALA), que estudos anteriores já tinham identificado como sendo fundamental para ajudar a reduzir a pressão arterial.

Os cientistas da Pennsylvania State University responsáveis por este estudo procuraram saber se realmente as nozes têm este efeito e se o ALA é o único responsável por este benefício.

Para tal, os cientistas reuniram 45 voluntários com idades compreendidas entre os 30 e os 65 anos, todos eles com problemas de excesso de peso e obesidade. De forma a equiparar a sua dieta, os cientistas definiram um plano de alimentação para todos os voluntários, que replicava a dieta típica norte-americana.

Posteriormente, os voluntários foram designados a seguir uma de três diferentes dietas. Uma delas incluía nozes inteiras como alternativa saudável à gordura saturada e as outras duas incluíam outros alimentos com a mesma quantidade do ácido alfalinolênico fornecido pelas nozes.

De acordo com o New Atlas, a dieta foi seguida durante seis semanas e os cientistas foram medindo a pressão arterial dos voluntários conforme o passar do tempo. Os investigadores acabaram por notar que, apesar de todas as dietas resultarem em melhorias na pressão arterial, a dieta que continha nozes foi a que registou maior margem de progresso.

Parece que há algo extra nas nozes que as torna benéficas — talvez os seus compostos bioativos, talvez a fibra, talvez outra coisa — que não se adquiria apenas no ALA”, disse Kris-Etherton, o responsável pela investigação do universidade norte-americana.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …