A WePinch, a primeira rede social que liga os protagonistas indispensáveis para se criarem empresas – promotores de negócios, profissionais e investidores – está a partir de hoje disponível na Internet e de forma gratuita.
“A WePiching (sigla em inglês que significa nós beliscamos) é um projeto inovador português que cria um ponto de encontro ‘online’ entre os empreendedores, profissionais e investidores com o objetivo de criar mais emprego e empresas em Portugal e, em breve, internacionalmente”, disse à Lusa Andreia Onofre, fundadora do projeto.
O conceito inovador da WePinch tem a ver com a ligação no mesmo espaço ‘online’ de todo o ecossistema de criação de novas empresas, juntando todo o tipo de ideias, projetos e ‘startup’, isto é, as empresas que nas suas diferentes fases de arranque necessitam de profissionais adequados e de captar investimento.
Os promotores dos negócios podem, através da WePinch, “criar ou completar” a sua equipa de profissionais e internacionalizar as ‘startup’ e empresas por via da ligação com os profissionais que residem noutros países.
“Nenhum pequeno negócio cresce ou sobrevive sem as pessoas certas e sem os recursos financeiros necessários. Queremos que neste espaço as mais de 30.000 empresas que foram criadas em 2013 em Portugal possam encontrar as suas equipas e os seus investidores”, explicou Andreia Onofre à Lusa.
No fundo, “à criatividade dos empreendedores alia-se a capacidade dos recursos humanos, bem como a possibilidade de captação de investimento”, reiterou, lembrando que o projeto visa “criar valor para as partes envolvidas”.
Numa primeira fase, a rede social WePinch é disponibilizada em Portugal e, no primeiro trimestre deste ano, surgirá em alguns países da Europa e da América Latina, incluindo o Brasil, bem como nos Estados Unidos.
Para tal, a WePinch, desenvolvida pela Sales Engine Online (SEO), aliou-se e conta a presença desta tecnológica na América Latina.
O projeto da rede social WePinch envolve um investimento global que totalizará 500 mil euros.
A rede social, atualmente em língua portuguesa, vai mudar brevemente para inglês, fator que a ajudará na sua escalada global.
“Esta rede social dirige-se a quem tem ideias e a quem quer fazer parte de projetos maiores. A colaboração entre todos vai permitir estimular um ecossistema de projetos ‘online’ que poderão estar na génese de micro e pequenas empresas e das ‘startup’ do futuro”, disse Andreia Onofre.
Portugal tem tido nos últimos anos um ecossistema crescente de jovens empresários, porém, este tem-se constituído isoladamente e em espaços físicos e eventos, pelo que a WePinch “veio colmatar esta lacuna”, salientou a fundadora da rede social.
A portuguesa SEO desenvolve soluções digitais e de marketing online.
Com escritórios em Madrid, São Paulo, Bucareste, Bogotá e Luanda, a SEO gere atualmente campanhas em mais de 24 países de todo o mundo.
/Lusa