Recusou lutar contra israelita nos Jogos Olímpicos: judoca suspenso até 2031

Fethi Nourine rejeitou defrontar um judoca israelita em Tóquio. Está proibido de voltar aos combates durante os próximos 10 anos.

26 de Julho de 2021. O foco dos portugueses nos Jogos Olímpicos, no judo, estava em Telma Monteiro, que só venceu um combate. Mas algo controverso aconteceu nesse dia,
no torneio masculino dos -73kg.

Fethi Nourine iria entrar no pavilhão na primeira ronda diante de Mohamed Abdalrasool, do Sudão. Iria, mas não entrou. O argelino recusou participar nesse combate
porque sabia que, se ganhasse, iria encontrar um israelita na ronda seguinte: Tohar Butbul.

Fethi não escondeu que apoiava a Palestina nas prolongadas desavenças com Israel e que, por isso, não conseguiria disputar um combate com um judoca de Israel. Não
houve combate.

Agora, e depois de investigações, surge a reacção da Federação Internacional de Judo que, em comunicado, anunciou que o judoca e o seu treinador, Amar Benikhlef (que
também defendeu publicamente a Palestina), foram suspensos por 10 anos. Estão proibidos de participar num torneio de judo até ao dia 23 de Julho de 2031.

Uma suspensão justificada pela quebra do artigo 50 da Carta Olímpica, que proíbe qualquer propaganda política, religiosa ou racial em eventos ou locais olímpicos.

A federação acrescenta que Fethi Nourine e Amar Benikhlef, com “intenção maliciosa“, utilizaram os Jogos Olímpicos como uma plataforma para o seu protesto e para a
promoção da sua propaganda política e religiosa. “Uma violação clara e séria dos estatutos”, lê-se no comunicado.

A suspensão tem efeitos imediatos mas ainda pode ser apresentado um recurso junto do Tribunal Arbitral do Desporto.

No Mundial 2019, curiosamente também em Tóquio, Fethi também abandonou o torneio porque iria defrontar o mesmo Tohar Butbul.

Tohar não teve adversário na segunda ronda dos Jogos Olímpicos. O judoca israelita foi até aos quartos-de-final.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Recusou lutar contra israelita nos Jogos Olímpicos: judoca suspenso até 2031

Fethi Nourine rejeitou defrontar um judoca israelita em Tóquio. Está proibido de voltar aos combates durante os próximos 10 anos. 26 de Julho de 2021. O foco dos portugueses nos Jogos Olímpicos, no judo, estava em …

"Não é altura para conjeturas nem debates internos", avisa direção de Rio

"Não é a altura para conjeturas, nem para debates internos sobre o futuro do PSD", afirmou a comissão permanente do PSD esta segunda-feira, num comunicado aos militantes sobre as eleições autárquicas. De acordo com o Público, …

Khalid, a "amostra de Cantona", expulso depois de ser substituído

Avançado do Le Havre protagonizou um momento pouco visto no futebol atual. Foi encontrar-se com um adepto, ao sair do relvado. O momento invulgar foi este: L’embrouille de Boutaïb avec un supporter du HAC 🙃 pic.twitter.com/WOEKLGA5Ew — Petit …

A fazer contas com o regresso às aulas? Saiba como conseguir poupar algum dinheiro

A pandemia trouxe uma crise económica que deixou as famílias em situações financeiras ainda mais difíceis. O ZAP deixa algumas dicas sobre como poupar algum dinheiro com o regresso às aulas Todos sabemos que o regresso …

EuroVolley: Portugal perdeu mas a surpresa "irrespirável" foi a França

Selecção lusa esteve muito perto de marcar presença nos quartos-de-final, pela primeira vez. França, campeã olímpica no mês passado, não passou dos oitavos, num último parcial que terminou com... 34-32. Portugal não vai estar entre as …

Parlamento gastou 124 mil euros na prevenção da covid-19

O Parlamento gastou 124.370,59 euros em 2020 na prevenção da covid-19, segundo o relatório e conta de gerência da Assembleia da República, que será votado em plenário na próxima sexta-feira. Segundo avançou o Público, que cita …

Mais 1.058 infeções, seis mortes e menos doentes internados nas últimas 24 horas

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 1.058 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, seis mortes atribuídas à covid-19 e uma redução significativa nos internamentos em enfermaria. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da …

Merkel. Adesão dos Estados dos Balcãs à União Europeia é de "interesse estratégico" mútuo

A chanceler alemã Angela Merkel defendeu esta segunda-feira que é do interesse estratégico da União Europeia integrar os Estados dos Balcãs e que a Sérvia e outros países da região devem fazer mais reformas democráticas …

Costa diz que reforma das Forças Armadas “tem simplesmente de ser implementada”

O primeiro-ministro, António Costa, apontou hoje que, ultrapassada a fase de debate, a reforma da estrutura superior das Forças Armadas “tem simplesmente de ser implementada”, enaltecendo ainda o trabalho dos militares no combate à covid-19. “Ultrapassada …

Presidente de clube detido por posse de arma (mas há muito para investigar)

Prisão em flagrante delito do presidente do Tupi, José Luiz Mauler Júnior. Há várias denúncias ao funcionamento das camadas jovens do clube. O clube é da cidade Juiz de Fora, no Brasil, e agora o seu …