11,5 graus abaixo de zero: recorde de temperatura na Antártida

Aquecimento global volta a dar sinal na Antártida. Temperatura registada é 30 graus mais elevada do que o habitual.

11,5 graus centígrados abaixo de zero. Em Portugal, isso seria um fenómeno, sobretudo em Março. Na Antártida também foi, mas num contexto inverso.

Na semana passada foi registada essa temperatura na Antártida Oriental. Cá seria muito frio, mas naquela zona é uma temperatura muito quente: 30.°C acima do habitual.

Aliás, em Março, normalmente a temperatura vai descendo naquela região – o final do Verão está a aproximar-se. Não foi o caso.

Este recorde foi registado na Concordia, uma base de investigação de França e Itália, instalada na cúpula C do planalto antártico, a mais de 3 quilómetros de altitude.

Em Dezembro de 2016 os termómetros indicaram 13,7 graus abaixo de zero, que era o recorde até agora.

Já na costa da Terra Adelia, a base de Dumont d’Urville teve o Março mais ameno de sempre, com +4,9.°C. A temperatura mínima foi de +0,2.° C, na sexta-feira passada.

A zona Leste da Antártida está a registar no global temperaturas 30 a 35 graus acima dos números habituais nesta altura do ano.

Já no mês passado, Fevereiro, a camada de gelo da Antártida ficou-se pelos 2 milhões de quilómetros quadrados – a menor área desde que há registos obtidos por satélite.

“Esta onda de calor na Antártida está a mudar o que pensávamos ser possível para o clima antártico”, avisou Jonathan Wille, do Instituto de Geociências Ambientais de Grenoble, em França.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.