Rede de reconhecimento facial de Nova Iorque inclui 15 mil câmaras

O Departamento de Polícia de Nova Iorque (NYPD) construiu uma ampla rede de reconhecimento facial que pode incluir mais de 15.000 câmaras de vigilância em Manhattan, Brooklyn e Bronx, de acordo com uma investigação feira pela Anistia Internacional.

Milhares de voluntários examinaram as imagens de rua do Google Maps dos três bairros e registaram a localização de câmaras de vigilância públicas e privadas. Encontraram cerca de 3.590 câmaras em Manhattan, 8.220 no Brooklyn e 3.470 no Bronx.

As maiores concentrações de câmaras estavam localizadas bairros onde vivem mais negros, como no bairro de East New York em Brooklyn, que é o bairro mais vigiado da cidade com 577 câmaras.

O NYPD conduziu mais de 22.000 buscas de reconhecimento facial de outubro de 2016 a outubro de 2019, de acordo com divulgações feitas num processo de Liberdade de Informação movido pelo Projeto de Supervisão de Tecnologia de Vigilância.

“Esta vasta rede de câmaras pode ser usada pela polícia para reconhecimento facial invasivo e corre o risco de transformar Nova Iorque numa cidade de vigilância”, escreveu Matt Mahmoudi, investigador de inteligência artificial e direitos humanos da Anistia no relatório do grupo.

Segundo o Vice, a Anistia também modelou o campo de visão para as câmaras de vigilância aérea de ampla área Argus do NYPD e estima que estas podem cobrir 200 metros, ou dois quarteirões da cidade.

A organização de direitos humanos iniciou a pesquisa voluntária de câmaras de vigilância em Nova Iorque, em grande parte porque a NYPD bloqueou esforços anteriores para obter informações sobre a extensão dos seus programas de vigilância.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bruxelas propõe alívio das regras para slots das companhias aéreas até 2022

A Comissão Europeia propôs esta segunda-feira prolongar, até março de 2022, o alívio das regras da União Europeia (UE) para faixas horárias de descolagem e aterragem das companhias aéreas, devido aos efeitos ainda visíveis da …

Termos associados à pandemia foram os mais pesquisados no Google

Num ano marcado pela pandemia, os termos mais pesquisados no Google em Portugal estão relacionados com a covid-19, sendo a primeira vez em que a liderança do 'ranking' de pesquisas não está associada à meteorologia. "O …

Dois dos portugueses suspeitos de violarem jovens espanholas podem ficar em prisão preventiva

O Ministério Público (MP) espanhol pede que dois dos portugueses suspeitos de violarem duas jovens espanholas fiquem em prisão preventiva. Os quatro jovens dizem que as relações sexuais foram consentidas. O Ministério Público (MP) espanhol quer …

Trofense: todos os titulares portugueses, todos os suplentes brasileiros

Curiosidade à volta da equipa da Trofa, que não foi além do primeiro jogo na Taça da Liga. "É a equipa Roberto Leal". O Trofense conseguiu o regresso às competições profissionais de futebol e, por isso, …

Polícia encerra escritório do canal de televisão Al-Jazeera na Tunísia

A polícia encerrou esta segunda-feira o escritório em Tunes do Catar Al-Jazeera, depois de expulsar todos os jornalistas das suas instalações, disse o diretor do canal televisivo, Lotfi Hajji, à agência de notícias France-Presse (AFP). "Cerca …

Oito semanas é o intervalo "ideal" para aumentar eficácia da vacina da Pfizer

Estudo desenvolvido pelo Department of Health and Social Care (DHSC) comparou os resultados obtidos com um intervalo de 4 semanas (como é feito em Portugal) e um intervalo de 10 semanas. Os resultados sugerem que …

Afinal, receitas escritas à mão são válidas por mais um ano

Médicos já não podiam passar receitas escritas à mão desde 30 de junho, mas agora o Governo prolongou essa possibilidade até 30 de junho de 2022. De acordo com a TSF, o Governo decidiu prolongar até …

Groundforce garante pagamento atempado dos salários de julho

A Groundforce comunicou esta segunda-feira aos trabalhadores que, depois da garantia do Governo de que a TAP irá pagar os serviços de junho antes do processamento salarial, a empresa terá condições para o pagamento atempado …

Tunísia. Presidente demite primeiro-ministro e suspende parlamento

As autoridades tunisinas cercaram o parlamento esta segunda-feira, após o Presidente do país, Kais Saied, suspender o parlmanento e demitir o primeiro-ministro, Hichem Mechichi, devido aos protestos que decorrem no país, cujo o foco são …

Galp critica Governo. Relatório sobre margens na venda de combustíveis está “cheio de erros”

O presidente executivo da Galp criticou esta segunda-feira o relatório da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) que foi a base para o Governo avançar com um diploma para limitar as margens na comercialização …