/

Rede de reconhecimento facial de Nova Iorque inclui 15 mil câmaras

O Departamento de Polícia de Nova Iorque (NYPD) construiu uma ampla rede de reconhecimento facial que pode incluir mais de 15.000 câmaras de vigilância em Manhattan, Brooklyn e Bronx, de acordo com uma investigação feira pela Anistia Internacional.

Milhares de voluntários examinaram as imagens de rua do Google Maps dos três bairros e registaram a localização de câmaras de vigilância públicas e privadas. Encontraram cerca de 3.590 câmaras em Manhattan, 8.220 no Brooklyn e 3.470 no Bronx.

As maiores concentrações de câmaras estavam localizadas bairros onde vivem mais negros, como no bairro de East New York em Brooklyn, que é o bairro mais vigiado da cidade com 577 câmaras.

O NYPD conduziu mais de 22.000 buscas de reconhecimento facial de outubro de 2016 a outubro de 2019, de acordo com divulgações feitas num processo de Liberdade de Informação movido pelo Projeto de Supervisão de Tecnologia de Vigilância.

“Esta vasta rede de câmaras pode ser usada pela polícia para reconhecimento facial invasivo e corre o risco de transformar Nova Iorque numa cidade de vigilância”, escreveu Matt Mahmoudi, investigador de inteligência artificial e direitos humanos da Anistia no relatório do grupo.

Segundo o Vice, a Anistia também modelou o campo de visão para as câmaras de vigilância aérea de ampla área Argus do NYPD e estima que estas podem cobrir 200 metros, ou dois quarteirões da cidade.

A organização de direitos humanos iniciou a pesquisa voluntária de câmaras de vigilância em Nova Iorque, em grande parte porque a NYPD bloqueou esforços anteriores para obter informações sobre a extensão dos seus programas de vigilância.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.