DGS faz recomendações aos adeptos que estiveram nos festejos do Sporting

Patricia De Melo Moreira / AFP

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou um conjunto de recomendações para os adeptos que estiveram em ajuntamentos nos festejos do título do Sporting.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha quem esteve na terça-feira nas celebrações da vitória do Sporting no campeonato de futebol a reduzir os contactos nos próximos 14 dias e estar atento a sintomas de covid-19.

Em resposta à agência Lusa, a DGS diz ainda que, se houve momentos em que a pessoa não respeitou as medidas de proteção contra a covid-19, deve fazer um teste entre o 5.º e o 10.º dia a contar das celebrações.

A DGS considera que os festejos associados à vitória do Sporting no campeonato aumentaram a probabilidade de contacto entre as pessoas presentes e aconselha todos os que participaram a estarem atentos a sintomas como febre, tosse (de novo, agravada ou associada a dores de cabeça ou dores generalizadas do corpo), dificuldade respiratória ou perda total ou parcial do olfato ou do paladar e que contactem o SNS24.

Citado pelo Expresso, o virologista Paulo Paixão considera que “fazia sentido organizar um rastreio em massa” para acautelar eventuais consequências na sequência da concentração de milhares de pessoa  em Lisboa, na noite desta terça-feira.

“Se fosse autoridade de saúde pública, perante este evento não controlado era o que faria”, afirmou. “Em alternativa a um rastreio organizado, as pessoas podem tentar entrar em contacto com o seu médico ou com a linha SNS24” ou podem optar por fazer um teste rápido.

Ao semanário, o epidemiologista Manuel Carmo Gomes sublinhou ser conveniente que os jovens presentes nos festejos que eventualmente convivam “com pessoas mais velhas ainda não vacinadas” evitem qualquer contactos com essas mesmas pessoas “antes de saberem a sua situação”.

Quem esteve presente nas celebrações do título deve “estar atento a eventuais sintomas e reforçar os comportamentos individuais e medidas de segurança”, sobretudo “protegendo contactos mais vulneráveis para limitar os riscos”, acrescentou o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em vez de condenar veementemente o comportamento dos “heróis” do Marcelo, não… Dizem apenas “pérolas” como “A Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha quem esteve na terça-feira nas celebrações da vitória do Sporting no campeonato de futebol a reduzir os contactos nos próximos 14 dias e estar atento a sintomas de covid-19.”, ou “DGS diz ainda que, se houve momentos em que a pessoa não respeitou as medidas de proteção contra a covid-19, deve fazer um teste entre o 5.º e o 10.º dia a contar das celebrações.”, ou ainda “fazia sentido organizar um rastreio em massa” para acautelar eventuais consequências na sequência da concentração de milhares de pessoa em Lisboa, na noite desta terça-feira. Se fosse autoridade de saúde pública, perante este evento não controlado era o que faria”. Ha! E estes iluminados e iluminadas acham que milhares de pessoas que se estavam nas tintas se infetavam alguém ou não, vão estar preocupados com isso? Oh, pá… Acordem! O povo continua irresponsável e as autoridades acabam por validar tais comportamentos porque não atuaram e praticamente não deteram ninguém. VERGONHA!

    • Se em termos de “Autoridades”, se faz alusão as Forças Policiais que não detiveram ninguém, é porque não receberam Ordens Superiores para tal. Nesta bagunça, todas as Entidades responsáveis por a Organização desta Manifestação, são culpadas. Mas mais uma vez a grande culpa, cabe a uma População irresponsável, sem o mínimo de Civismo, e sem respeito por as Autoridades presentes. Consequências em termos de Saúde Publica agravada, é provável que venha a acontecer !…espero que nada aconteça, para o bem de todos.

RESPONDER

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …