/

Trabalhadores a recibos verdes nunca receberam tão pouco

Mário Cruz / Lusa

Os trabalhadores independentes ou a recibos verdes nunca receberam tão pouco como no ano passado. A remuneração média recebida em 2018 foi de 418,33 euros — o valor mais baixo desde que há registo.

Nos últimos 11 anos, desde que há registo, os trabalhadores independentes ou a recibos verdes nunca receberam tão pouco como no ano passado. Por outro lado, no mesmo período de tempo, os trabalhadores por conta de outrem tiveram o rendimento mais alto de sempre.

A notícia avançada esta segunda-feira pelo Correio da Manhã baseia-se em dados oficiais da Segurança Social incluídos no Orçamento do Estado para 2020. Os trabalhadores a recibos verdes tiveram um vencimento médio de 418,33 euros em 2018. Por comparação, em 2012 — ano em que se registou o valor mais elevado — o salário médio foi de 515,77 euros.

Em sentido contrário, os trabalhadores por conta de outrem atingiram, no ano passado, o valor médio mais alto dos últimos 11 anos: 1329,64 euros.

O número de trabalhadores a recibos verdes tem descido significativamente na última década. Enquanto em 2008, havia 422 mil trabalhadores nestas condições, no ano passado eram apenas 278 mil. Segundo o CM, esta descida é justificada pelo combate aos “falsos” recibos verdes e à maior integração nos quadros das empresas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.