Recibos electrónicos obrigatórios para rendas acima dos 70 euros

istevenxue / Flickr

A obrigatoriedade de os senhorios passarem recibo electrónico nas rendas mensais acima de 70 euros vai “complicar a vida” a muita gente. O alerta é da Associação Lisbonense de Proprietários.

A partir de Maio, os proprietários com rendimentos provenientes de imóveis com valores superiores a 838,44 euros anuais terão que passar, obrigatoriamente, recibo electrónico, conforme adianta o Jornal de Negócios, salientando que, na prática, estão em causa casos com rendas mensais a partir dos 70 euros.

Uma medida que resulta das novas regras sobre os recibos electrónicos criadas com a reforma do IRS que entrou em vigor em Janeiro de 2015.

O Jornal de Negócios sustenta que a portaria vai ser publicada nos próximos dias e que se aplicará de imediato. O diploma, de acordo com a mesma publicação, atesta os valores a partir dos quais os recibos electrónicos serão obrigatórios.

A situação vai causar “algumas dificuldades” a alguns senhorios, sobretudo os mais idosos, alerta o presidente da Associação Lisbonense de Proprietários, Menezes Leitão, em declarações à Agência Lusa.

O responsável diz que se trata de uma medida “burocrática que vai complicar a vida” a muitos senhorios.

“É que muitos senhorios são pessoas idosas e com algumas dificuldades informáticas. Vão ser obrigados a recorrer a algum auxílio para cumprir essa obrigação”, avisa Menezes Leitão.

A Associação Lisbonense de Proprietários afiança ainda que está prevista na Lei a possibilidade de a obrigação do recibo electrónico ser substituída por uma declaração, igualmente emitida pela Internet, mas apenas no mês de Janeiro. No entanto, esta medida só abrangerá os proprietários da categoria F.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. o que complica imenso, é haver tantos arrendamentos sem qualquer tipo de recibo. Depois para obter receita, o estado necessita de agravar outro tipo de impostos para as famílias (como IVA, IRS e IMI). Lamento, mas se todos pagarem fica mais fácil e barato. Só não estou certo, que a medida terá efeito determinante para colocar a pagar quem ainda não passa recibo.

  2. Quem foge não passa recibo. Nas cidades das férias, nas cidades universitárias,etc continua-se a não se passar recibo.
    Qual o fim da medida? Pôr os outros a trabalhar para o Estado, para despedir mais gente, para sobrar ainda mais para a “nomenclatura”, para os que estão na mama da politica e dos partidos.
    Nós vamos ser os novos criados, tal e qual como se passa em alguns Hipers em que nós povo já somos os caixas.
    Tamos no bom caminho.

  3. Sem sequer entrar na crítica da medida, cujo conteúdo desconheço (e continuo a desconhecer, porque o artigo não a explica, nem tem de explicar), o que entendo é que ninguém em seu perfeito juízo publica uma medida legislativa deste tipo num mês para a aplicar no mês seguinte. Isto, sabendo-se que muitos dos proprietários são pessoas idosas e sem recurso a meios informáticos nem a sua aprendizagem. Só gostava de entender o que ganha o fisco com isto tudo! Alguém deve ter aí programas de recibos para vender…

  4. que pena que tenho dos coitadinhos dos senhorios. esses coitadinhos mesmo sendo obrigados a efectuar obras nas casas que têm alugadas nem isso fazem.
    tenho um vizinho que já mora numa casa alugada de um desses coitadinhos vai para 5o anos (sim 50anos) sempre foi ele que fez as obras todas até hoje, chão novo,canalização nova,instalação electrica nova tudo o coitadinho mandou fazer obras no andar de cima que também é sua pertença teve que partir até ao r/c por causa do cano de esgoto e até hoje (mais de 3 anos) ainda não reparou a merda que fez.
    coitadinhos tenho tanta pena deles! deveria ser era ainda pior.

  5. Acho que tem que ser tomadas medidas que desincentivem o arrendamento pois investir numa casa para arrendamento não cria postos de trabalho. Parece-me que emitir recibo eletronico não resolve a fuga aos impostos pois quem foge não emite recibo nem em papel. Acho que devem ser cobrados os impostos respetivos por uma questão de justiça mas não sou dos anjinhos que ainda pensam que se no limite não houvesse economía paralela os impostos desceriam. O tanas, quando muito os cofres ficavam ainda mais cheios.

  6. Obrigar os senhorios a passar recibos electronicos pode ter um efeito contrário ao que se pretende. A extrema dificuldade que muitos senhorios terão em cumprir esta lei poderá levá-los a não cumprir a lei. Incumprimento por incumprimento pode levá-los a não declarar as rendas. A medida é tão imbecil que pode ter o efeito contrário aquele que se pretende.
    Isto para não falar das pessoas que tinham internet em casa e deixaram de ter por não conseguirem comportar mais este custo. Se o estado quer obrigar os cidadãos a fazer recibos electrónicos via internet então tem a obrigação de disponibilizar gratuitamente internet em casa de cada cidadão.
    E a questão da formação? quem é qu vai disponibilizar um formador gratuito para ensinar a fazer o recibo electrónico?
    É mais uma lei que apenas serve para empecilhar a vida do cidadãoreduzindo-lhe ainda mais a qualidade de vida, sem aumentar em nada a produtividade nem a riqueza nacional.

RESPONDER

Ângelo Rodrigues já fez a primeira cirurgia de reconstrução da perna

O ator Ângelo Rodrigues está internado no Hospital Garcia de Orta devido a uma infeção provocada por uma bactéria. Realizou uma cirurgia de reconstrução de parte da perna esquerda e está "em plena recuperação". Ângelo Rodrigues …

Guaidó questiona novo diálogo com o regime e alerta que crise se intensificará

O presidente da Assembleia Nacional diz que “nunca houve diálogo” entre o Governo de Nicolás Maduro e a oposição porque ao regime “não lhe interessava solucionar”. O líder político opositor Juan Guaidó questionou esta segunda-feira …

150 tigres foram resgatados de um templo na Tailândia. Mais de metade não sobreviveu

Mais de metade dos 150 tigres resgatados há três anos num templo budista em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia, morreram, segundo os media locais. Em causa estiveram problemas relacionados com a consanguinidade, uma vez que foram …

Holanda. Mudanças na legislação fiscal sobre empresas para corrigir imagem de paraíso fiscal

O governo holandês deve apresentar esta terça-feira, no reinício dos trabalhos parlamentares, uma modificação da lei sobre a taxação dos lucros das multinacionais, com o intuito de corrigir a imagem de paraíso fiscal para os …

ISEP acaba com venda de garrafas de água de plástico

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) vai, a partir desta segunda-feira, “acabar com a venda de garrafas de água de plástico de 33 centilitros” no campus, uma vez que, anualmente, são consumidas quase …

Procuradores de Nova Iorque querem a declaração de impostos de Donald Trump

É a primeira vez, em quase 40 anos, que um Presidente dos Estados Unidos (EUA) não exibe a declaração de impostos. Donald Trump negou-o durante a campanha presidencial de 2016 mas agora procuradores de Nova …

Políticos de PS e PSD envolvidos no negócio milionário da canábis

Os ex-ministros Jaime Gama, do PS, e Ângelo Correia, do PSD, têm ligações a empresas que obtiveram licença para a produção em Portugal de canábis para fins medicinais. Um negócio milionário que já é conhecido …

Diretor da PJ vai ganhar mais com o fim do teto máximo dos juízes

O salário de diretor da Polícia Judiciária, equiparado ao dos juízes dos Tribunais da Relação com cinco anos de serviço, vai beneficiar do fim do teto salarial que impedia os magistrados de receberem mais do …

Tribunal Constitucional perdeu caixa com assinaturas do RIR de Tino de Rans

Vitorino Silva ou Tino de Rans, como é mais conhecido, apanhou um valente susto quando descobriu que o Tribunal Constitucional perdeu uma caixa com assinaturas para a legalização do seu partido, o RIR. Depois de …

Administrador nomeado pelo Estado demitiu-se da Fundação Coleção Berardo. Já há substituto

João Neves apresentou à tutela a sua demissão de administrador da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Coleção Berardo (FAMC) na passada quinta-feira, devido ao processo de guarda do arresto das cerca das mil …