Receitas médicas sem papel a partir de agosto

worldbank / Flickr

-

A partir de agosto vai ser possível em todas as farmácias do país aviar receitas médicas através do cartão de cidadão, sem ser necessário usar o papel.

O Governo garante que praticamente todas as farmácias já têm o software que permite a leitura do cartão de cidadão, falta agora que este seja implementado em todos os Hospitais, Unidades de Saúde Locais e Centros de Saúde.

Assim, o médico vai passar a receita através do computador, o que muda é a assinatura digital. Depois, basta que o utente entregue o cartão do cidadão na farmácia, o chip é lido e os medicamentos entregues. Este método é fácil e quase impossível de corromper.

O objetivo desta mudança é combater a fraude. Por exemplo, deixa de ser possível aviar a mesma receita duas vezes.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde já distribuíram cerca de 42 mil leitores por todo o Serviço Nacional de Saúde.

Para já, o sistema vai arrancar em 16 unidades, entre elas hospitais de grandes dimensões. Estão previstos meios alternativos para quem não tem cartão do cidadão.

No entanto, ainda não há uma data para o fim definitivo das receitas em papel.

Move

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É muito bonito, mas não deixará de existir o papel, se contarmos com a quantidade de pessoas que ainda não têm cartão de cidadão. Existem milhares de pessoas com o B.I. vitalício que não vão pagar só porque sim

  2. Estou aqui para ver… LOL teóricos dum catano… e os velhos que têm os BI para o resto da vida válidos? f.., andam atrás das formigas quando os elefantes os esmagam…

RESPONDER

O vírus "não desapareceu". DGS apela para responsabilidade dos adeptos de futebol

Graça Freitas apelou aos adeptos de futebol para que respeitem as regras da Direção-Geral da Saúde, sublinhando que não podem existir ajuntamentos junto aos estádios e concentrações de pessoas em cafés ou em outros locais. Durante …

PSD junta-se ao Bloco e PCP e pede apreciação parlamentar do decreto das PPP na Saúde

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que regulamenta a criação de parcerias público-privadas (PPP) na Saúde. O maior partido da oposição junta-se assim ao Bloco de Esquerda e PCP, embora com motivos diferentes. Os sociais-democratas …

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …

Rússia quer exportar antiviral que diz ser eficaz em 90% dos casos

O antiviral Afivavir mostrou ser eficaz no combate ao novo coronavírus em 90% dos casos, mas não estará à venda em farmácias. A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a …

Exigência "irracional e insultuosa". Precários acusam Governo de os forçar a "mentir"

O formulário de apoio aos trabalhadores independentes obriga-os a garantir que retomarão a atividade dentro de oito dias. No último sábado, a Segurança Social disponibilizou o formulário de apoio aos trabalhadores independentes que deveria ter ficado …

Salário de licenciados que entrem na EDP sobe para 1500 por mês

A EDP - Energias de Portugal chegou a um acordo com os sindicatos para aumetar o salário base de entrada na empresa para licenciados e não licenciados, avança esta segunda-feira o Jornal Económico. No caso …

BCE pode vir a sugerir criação de "banco mau" para absorver malparado, revela Moody's

A Moody's avançou, esta segunda-feira, que o Banco Central Europeu está a equacionar a criação de um "banco mau" para acomodar o crédito malparado. A Moody’s considera que o Banco Central Europeu (BCE) pode vir a …

Comissário da UE defende "taxa de acesso" às multinacionais para financiar recuperação

O responsável pelo Orçamento da União Europeia (UE), Johannes Hahn, defendeu que deve ser aplicada uma "taxa de acesso" ao mercado único às multinacionais, ajudando assim a financiar a recuperação do bloco comunitário. Ao Financial Times, citado …

Kremlin intrigado com convite de Trump para próxima reunião do G7

Donald Trump anunciou que vai adiar a cimeira do G7 para o outono devido à pandemia da covid-19, e convidar outros países a participar na reunião. O Kremlin ficou intrigado com o convite. O Kremlin admitiu, …

Companhia aérea Emirates também vai despedir

A companhia aérea Emirates anunciou este domingo a intenção de suprimir postos de trabalho, em consequência da pandemia da covid-19, sem especificar quantos trabalhadores deverão ser despedidos. “Examinámos todos os cenários possíveis para manter as nossas …