Receitas médicas sem papel a partir de agosto

worldbank / Flickr

-

A partir de agosto vai ser possível em todas as farmácias do país aviar receitas médicas através do cartão de cidadão, sem ser necessário usar o papel.

O Governo garante que praticamente todas as farmácias já têm o software que permite a leitura do cartão de cidadão, falta agora que este seja implementado em todos os Hospitais, Unidades de Saúde Locais e Centros de Saúde.

Assim, o médico vai passar a receita através do computador, o que muda é a assinatura digital. Depois, basta que o utente entregue o cartão do cidadão na farmácia, o chip é lido e os medicamentos entregues. Este método é fácil e quase impossível de corromper.

O objetivo desta mudança é combater a fraude. Por exemplo, deixa de ser possível aviar a mesma receita duas vezes.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde já distribuíram cerca de 42 mil leitores por todo o Serviço Nacional de Saúde.

Para já, o sistema vai arrancar em 16 unidades, entre elas hospitais de grandes dimensões. Estão previstos meios alternativos para quem não tem cartão do cidadão.

No entanto, ainda não há uma data para o fim definitivo das receitas em papel.

Move

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É muito bonito, mas não deixará de existir o papel, se contarmos com a quantidade de pessoas que ainda não têm cartão de cidadão. Existem milhares de pessoas com o B.I. vitalício que não vão pagar só porque sim

  2. Estou aqui para ver… LOL teóricos dum catano… e os velhos que têm os BI para o resto da vida válidos? f.., andam atrás das formigas quando os elefantes os esmagam…

RESPONDER

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …