Realizador faz filme de 10h com uma parede – só para chatear a comissão de classificações britânica

As comissões de classificação de filmes são uma das mais perversas “máfias” que continuam a ter poderes de censura, e para alertar para essa situação um cineasta britânico decidiu fazer um filme com mais de 10h que se limita a filmar uma parede com tinta a secar.

A British Board of Film Classification (BBFC) já tem mais de um século de existência, e o seu nome original não engana quanto às suas funções: British Board of Film Censors.

O seu objetivo era precisamente o de evitar que fossem feitos filmes com conteúdos “indecentes”, incluindo não só as óbvias “cenas com homens e mulheres na cama”, como também “danças inapropriadas”, e “referências indevidas a políticos ou individualidades”.

Atualmente o nome tenta disfarçar as suas funções, mas a realidade é que se continua a estar perante uma comissão que tem poderes para cortar as cenas que considera inaceitáveis num filme.

E considerando que para um filme ser exibido publicamente no Reino Unido tem que ter a classificação da BBFC (e pagar por isso), já se percebe como um pequeno grupo de pessoas fica com o poder de decidir aquilo que acha aceitável que todos os outros vejam ou não.

Paint Drying foi um projeto criado pelo realizador e crítico de cinema Charlie Lyne e concretizado graças ao crowdfunding para chamar a atenção para esta situação, com o objetivo de fazer o filme mais chato possível só para dar trabalho aos “visionadores” da comissão.

Todas as contribuições serviam para prolongar a duração do filme (uma vez que a comissão cobra um valor fixo acrescido de um valor por cada minuto de duração) e com um valor angariado de 5.936 libras resultou um filme com 609 minutos, de tinta a secar numa parede.

São mais de 10h de filme que foi classificado pela BBFC como apropriado para todas as idades – o que implicou que dois dos seus membros ficaram 10h a olhar para o ecrã, para no final darem a sua avaliação.

Embora se pudesse imaginar que os “censores” simplesmente saltassem o filme para o fim, a comissão diz que tudo foi feito como a regras mandam, vendo o filme integralmente.

Alguns dos apoiantes sugeriram mesmo inserir alguns frames indecentes distribuídos ao longo das várias horas de filme, para comprovar se o filme ia mesmo ser visto – mas parece que o cineasta não quis estragar a sua obra prima.

Indiretamente, isto faz também com que o filme “Paint Drying” possa ser um dos mais pirateados de sempre…

Com efeito, embora tenha mais de 10h de duração, para descarregar da internet e ver o filme, basta simplesmente gravar a imagem acima para o seu computador e ficar a olhar para ela durante 609 minutos.

E pronto, já viu o filme.

Aberto Até de Madugada

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Desculpe discordar de si Zé. Mas a gota a escorrer no tijolo da direita ultrapassa em muito a descrição no capitulo 3 do livro. Não me leve a mal.

RESPONDER

Vieira define prazo para Jesus responder. Quinta-feira é o "Dia D"

A imprensa desportiva escreve esta segunda-feira que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, definiu um prazo para Jorge Jesus, atual treinador do Flamengo, sinalizar se tem ou não interesse em regressar à Luz. De …

Surtos em lar e infantário fazem 38 infetados nas Caldas da Rainha

Dois surtos de covid-19 foram detetados num lar e num infantário nas Caldas da Rainha, com um total de 38 pessoas infetadas, cinco das quais crianças, confirmou este domingo à agência Lusa o presidente da …

Mais seis mortes e 232 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, nesta segunda-feira, mais seis mortes por covid-19 e mais 232 novos casos, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo. O boletim epidemiológico desta segunda-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), …

Quebras no turismo triplicam desemprego no Algarve

O desemprego no Algarve aumentou mais de 200% em maio para quase 28 mil desempregados, atingindo sobretudo o setor da hotelaria, que desespera pela chegada de turistas para atenuar o "golpe" de quase três meses …

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …