Realizador faz filme de 10h com uma parede – só para chatear a comissão de classificações britânica

As comissões de classificação de filmes são uma das mais perversas “máfias” que continuam a ter poderes de censura, e para alertar para essa situação um cineasta britânico decidiu fazer um filme com mais de 10h que se limita a filmar uma parede com tinta a secar.

A British Board of Film Classification (BBFC) já tem mais de um século de existência, e o seu nome original não engana quanto às suas funções: British Board of Film Censors.

O seu objetivo era precisamente o de evitar que fossem feitos filmes com conteúdos “indecentes”, incluindo não só as óbvias “cenas com homens e mulheres na cama”, como também “danças inapropriadas”, e “referências indevidas a políticos ou individualidades”.

Atualmente o nome tenta disfarçar as suas funções, mas a realidade é que se continua a estar perante uma comissão que tem poderes para cortar as cenas que considera inaceitáveis num filme.

E considerando que para um filme ser exibido publicamente no Reino Unido tem que ter a classificação da BBFC (e pagar por isso), já se percebe como um pequeno grupo de pessoas fica com o poder de decidir aquilo que acha aceitável que todos os outros vejam ou não.

Paint Drying foi um projeto criado pelo realizador e crítico de cinema Charlie Lyne e concretizado graças ao crowdfunding para chamar a atenção para esta situação, com o objetivo de fazer o filme mais chato possível só para dar trabalho aos “visionadores” da comissão.

Todas as contribuições serviam para prolongar a duração do filme (uma vez que a comissão cobra um valor fixo acrescido de um valor por cada minuto de duração) e com um valor angariado de 5.936 libras resultou um filme com 609 minutos, de tinta a secar numa parede.

São mais de 10h de filme que foi classificado pela BBFC como apropriado para todas as idades – o que implicou que dois dos seus membros ficaram 10h a olhar para o ecrã, para no final darem a sua avaliação.

Embora se pudesse imaginar que os “censores” simplesmente saltassem o filme para o fim, a comissão diz que tudo foi feito como a regras mandam, vendo o filme integralmente.

Alguns dos apoiantes sugeriram mesmo inserir alguns frames indecentes distribuídos ao longo das várias horas de filme, para comprovar se o filme ia mesmo ser visto – mas parece que o cineasta não quis estragar a sua obra prima.

Indiretamente, isto faz também com que o filme “Paint Drying” possa ser um dos mais pirateados de sempre…

Com efeito, embora tenha mais de 10h de duração, para descarregar da internet e ver o filme, basta simplesmente gravar a imagem acima para o seu computador e ficar a olhar para ela durante 609 minutos.

E pronto, já viu o filme.

Aberto Até de Madugada

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Desculpe discordar de si Zé. Mas a gota a escorrer no tijolo da direita ultrapassa em muito a descrição no capitulo 3 do livro. Não me leve a mal.

RESPONDER

Tem dores nas articulações quando está de chuva? É mito

A relação entre o tempo de frio e chuva e as dores nas articulações é um mito que persiste desde a antiguidade, mas não há qualquer relação, garante um estudo feito nos Estados Unidos e …

Vieira da Silva "absolutamente tranquilo"

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social reafirma estar "absolutamente tranquilo" relativamente à sua implicação no caso relativo a suspeitas de gestão danosa na associação Raríssimas. "Uma equipa técnica do Instituto de Segurança …

China constrói campos de refugiados na fronteira com a Coreia do Norte

A China, que sempre defendeu uma solução pacífica para a crise da Coreia do Norte, pode estar a preparar-se para um eventual conflito militar ou para a queda do regime de Kim Jong-un. Isto numa …

Ministério abre processo disciplinar por fuga de informação no exame de Português

O inquérito à fuga de informação no exame nacional de Português deste ano determinou a abertura de um processo disciplinar a uma professora "para apuramento de responsabilidade", adiantou o Ministério da Educação. O processo disciplinar é …

"Super-homem chinês" cai de um edifício e filma a própria morte

O "super-homem" Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China. Wu Yongning, de 26 anos, morreu numa queda ocorrida quando tentava subir …

Governo concede tolerância de ponto no dia 26 de dezembro na função pública

O Governo vai conceder tolerância de ponto em 26 de dezembro "aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e institutos públicos", de acordo com …

Juncker envolvido em processo judicial por escutas ilegais

Jean-Claude Juncker pode ser envolvido num processo judicial por escutas ilegais e adulteração de conversas. A investigação é relativa a uma altura em que o Presidente da Comissão Europeia era primeiro-ministro do Luxemburgo. Jean-Claude Juncker, presidente …

ONU prepara projeto contra reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel16

Um projeto de resolução contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel está a ser preparado na ONU para demonstrar o isolamento dos norte-americanos no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos da …

Senador John McCain hospitalizado devido a tumor

O senador e ex-candidato republicano à Casa Branca foi hospitalizado, esta quarta-feira, nos arredores de Washington. John McCain foi diagnosticado em julho com um tumor cerebral. "O senador McCain está a receber tratamento no Centro Médico …

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …