/

De um “legado empoderador” a um “já vai tarde”. As reações à saída de André Silva do PAN

1

Manuel Farinha / Lusa

O líder do Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza (PAN), André Silva

André Silva anunciou no domingo que vai abandonar as funções executivas no PAN e o lugar de deputado no Parlamento. Cristina Rodrigues, deputada do partido até junho do ano passado, reagiu à saída no Twitter.

Cristina Rodrigues desvinculou-se do PAN em junho de 2020, em divergência com a direção do partido. Passou a ser deputada não inscrita e deixou criticas à direção, revelando que a estavam a silenciar e a condicionar a sua “capacidade de trabalho”.

“Fui sentindo cada vez mais a minha voz silenciada e a minha capacidade de trabalho condicionada, o que culminou com o meu recente afastamento da Comissão Política Permanente do PAN, feito à minha revelia e sem aviso prévio”, disse, na altura.

Depois de André Silva ter anunciado que estava de saída da liderança do PAN e do lugar de deputado, este domingo, Cristina Rodrigues reagiu no Twitter. “Já vai tarde. Se mais alguns saírem pode ser que o PAN volte a ser um partido livre e plural”, lê-se na publicação.

A reação de Inês Sousa Real, líder parlamentar do PAN, contrasta com a da deputada não inscrita. Ao Expresso, disse que a decisão de André Silva é “natural” no quadro de “um partido que tem como princípio não perpetuar mandatos”.

“Agradecemos antes de mais o trabalho de André Silva ao longo dos anos ao serviço do PAN, com sacrifício da sua vida pessoal”, referiu. “Ele deu muito pelo PAN. Fez chegar o partido onde está hoje.”

Inês Sousa Real, que elogiou o “legado empoderador” de André Silva, espera agora a apresentação de listas e de candidatos à presidência do partido no congresso marcado para junho. “É um ciclo que se renova, não um ciclo que se fecha”, sublinhou.

A líder parlamentar avançou que Nelson Silva é o nome escolhido para substituir André Silva na Assembleia da República.

Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

  1. O Nélson Silva não é “o nome escolhido”. O Nélson Silva era o nome seguinte na lista à AR por Lisboa. É assim, em regra, que as coisas funcionam em Democracia, como a Sra. Jornalista tinha obrigação de saber. Só se este abdicasse é que passava para o próximo.

    De todo o modo, o PAN fica muito bem representado e servido pelo Nélson Silva, que certamente surpreenderá, os que não o conhecem, pela positiva.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.