De um “legado empoderador” a um “já vai tarde”. As reações à saída de André Silva do PAN

Manuel Farinha / Lusa

O líder do Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza (PAN), André Silva

André Silva anunciou no domingo que vai abandonar as funções executivas no PAN e o lugar de deputado no Parlamento. Cristina Rodrigues, deputada do partido até junho do ano passado, reagiu à saída no Twitter.

Cristina Rodrigues desvinculou-se do PAN em junho de 2020, em divergência com a direção do partido. Passou a ser deputada não inscrita e deixou criticas à direção, revelando que a estavam a silenciar e a condicionar a sua “capacidade de trabalho”.

“Fui sentindo cada vez mais a minha voz silenciada e a minha capacidade de trabalho condicionada, o que culminou com o meu recente afastamento da Comissão Política Permanente do PAN, feito à minha revelia e sem aviso prévio”, disse, na altura.

Depois de André Silva ter anunciado que estava de saída da liderança do PAN e do lugar de deputado, este domingo, Cristina Rodrigues reagiu no Twitter. “Já vai tarde. Se mais alguns saírem pode ser que o PAN volte a ser um partido livre e plural”, lê-se na publicação.

A reação de Inês Sousa Real, líder parlamentar do PAN, contrasta com a da deputada não inscrita. Ao Expresso, disse que a decisão de André Silva é “natural” no quadro de “um partido que tem como princípio não perpetuar mandatos”.

“Agradecemos antes de mais o trabalho de André Silva ao longo dos anos ao serviço do PAN, com sacrifício da sua vida pessoal”, referiu. “Ele deu muito pelo PAN. Fez chegar o partido onde está hoje.”

Inês Sousa Real, que elogiou o “legado empoderador” de André Silva, espera agora a apresentação de listas e de candidatos à presidência do partido no congresso marcado para junho. “É um ciclo que se renova, não um ciclo que se fecha”, sublinhou.

A líder parlamentar avançou que Nelson Silva é o nome escolhido para substituir André Silva na Assembleia da República.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Nélson Silva não é “o nome escolhido”. O Nélson Silva era o nome seguinte na lista à AR por Lisboa. É assim, em regra, que as coisas funcionam em Democracia, como a Sra. Jornalista tinha obrigação de saber. Só se este abdicasse é que passava para o próximo.

    De todo o modo, o PAN fica muito bem representado e servido pelo Nélson Silva, que certamente surpreenderá, os que não o conhecem, pela positiva.

RESPONDER

"Há ali algumas coisas em que tem razão". Rui Rio concorda com críticas de Alberto João Jardim

Alberto João Jardim defendeu que o PSD nacional tem de "acordar" e "mudar já". Rui Rio ouviu o antigo governante madeirense "com atenção" e considera que tem razão. No artigo de opinião no jornal da Madeira …

Votar contra a reforma das Forças Armadas seria "uma contradição muito grande", diz Rio

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, afirmou esta segunda-feira que seria uma "contradição muito grande" votar contra a reforma das Forças Armadas, defendida pelo partido "há anos", só porque foi apresentada pelo …

Testes da vacina da Sanofi-GSK mostram eficácia do composto

Os testes preliminares da vacina contra a covid-19 da Sanofi e GalxoDmithKline demonstraram eficácia nos grupos de adultos inoculados pelos cientistas responsáveis pela Fase 2 do processo. Após as duas doses da vacina, os testes realizados …

Gestor de redes sociais do Chega suspenso pelo Twitter

O gestor das redes sociais do Chega viu a sua conta pessoal ser suspensa pelo Twitter. Na semana passada, apresentou-se em tribunal devido ao processo movido pela família do Bairro da Jamaica. "Falta muito mato para …

Redução nas portagens implica impacto de 160 milhões por ano, diz Governo

O Governo disse esta segunda-feira que a redução de portagens, a partir de 01 de julho, implica um impacto de 160 milhões de euros por ano e, se for considerado todo o período de concessões, …

França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, …

Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes no processo

As empresas arguidas no processo do surto de legionella que ocorreu em Vila Franca de Xira, em 2014, chegaram a acordo com 57 das 58 vítimas que se constituíram assistentes no processo. A informação foi avançada …

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …