Raro mineral “extraterrestre” descoberto em Israel

(dr) shefayamim

Exemplar da safira do Carmel

A Associação Internacional de Mineralogia acaba de incluir um novo mineral na sua lista oficial, apelidado de carmeltazita ou safira do Carmel. Os cientistas acreditavam que este mineral só existia noutros lugares do Universo, não tendo sido até então encontrado na Terra.

O novo cristal deve o seu nome ao local onde foi encontrado, a cordilheira montanhosa de Monte Carmelo, em Israel, e à sua composição química, uma vez que é composto por titânio (Ti), alumínio (Al) e zircônio (Zr), elementos cujas iniciais na tabela periódicas perfazem a sílaba “taz”- daí o carmeltazita.

Esta valiosa raridade química foi encontrada numa rocha vulcânica que abunda a região de Haifa por investigadores da empresa israelita de jóias Shefa Yamin, que desde 2014 analisa a região e extraí safiras na zona norte do país. A empresa já registou a marca Zafiros del Carmel para futura comercialização.

A maior pedra preciosa desta composição até agora encontrada tem 33,3 quilates. A sua coloração estende-se por uma ampla gama de azuis, contendo pequenas “estrias” em tons de branco, castanho ou alaranjado que se devem ao facto da presença de vestígios de magnésio, cálcio e escândio que também possuem na sua composição.

O carmeltazita foi descoberto “escondido” num cristal de corindo, um outro mineral composto na sua grande maioria por óxido de alumínio, que é por noema encontrado na natureza sob a forma de rubis ou safiras.

A raridade da safira do Carmel reside na sua estrutura, composição e propriedades cristalinas, que são muito semelhantes ao allendeite, outro mineral descoberto através da análise de um meteorito que caiu no México em 1969.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …